Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Tendências tecnológicas: o que esperar em 2022?

Tendências tecnológicas: o que esperar em 2022?


O digital, mais do que nunca, é parte intrínseca de nossa vida e, fato é, que ele não é apenas o futuro, mas também o presente. Com isso, 2022 é um ano que já começa com grandes promessas no que diz respeito às principais tendências tecnológicas

 

Quer ficar inteirado de todas as tendências tecnológicas? Separamos aqui uma lista para responder quais são as principais para o futuro. Confira só!

 

11 tendências tecnológicas que moldarão 2022 

  1. Internet via satélite

O trabalho remoto se consolidou em 2020 e 2021, com 11% dos brasileiros trabalhadores ativos exercendo seu trabalho por esse meio e, tudo indica, que este modelo veio para ficar. A utilização da internet via satélite é uma grande aposta para os usuários de zonas rurais, sendo uma grande aliada na resolução do problema da exclusão digital. Essa modalidade é mais prática e efetiva quando comparada ao 5G, que requer maior infraestrutura.

 

    2. Computação que aprimora a privacidade

Esta é a grande aposta para empresas que buscam estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Tendo em vista a demanda por privacidade e segurança digital, as ferramentas que operam de maneira segura e confiável informações valiosas são grandes apostas para 2022.

 

     3. Metaverso

Metaverso nada mais é do que uma ferramenta digital que busca replicar a realidade através de dispositivos. Ele se caracteriza como uma das principais tendências tecnológicas por fazer interface com diferentes tecnologias e por proporcionar uma experiência virtual imersiva e hiper-realista. O metaverso é a evolução da internet atual!

 

   4. Hiperautomação

A hiperautomação é definida como a combinação entre automação robótica e inteligência artificial. Esse processo é eficaz no processo de aceleração da análise e tomada de decisão de grandes empresas. Se seu negócio está em busca de: 

  • alta performance; 
  • melhor desempenho; 
  • menores custos. 

 

Essa é uma das tendências da tecnologia a qual vale a pena investir.

 

   5. Acessibilidade como principal prioridade

Acessibilidade tem tudo a ver com experiência do usuário. O Customer Experience (CX) têm trazido  impactos positivos às empresas que se dedicam ao estudo e aprimoramento da experiência do cliente. Logo, a acessibilidade tem sido um pilar e um valor importante não somente em organizações de tecnologias e startups, mas também no mercado tradicional.

 

   6. Casas inteligentes

As casas inteligentes são uma ótima forma de perceber como a automação tecnológica pode trazer muitos benefícios para nosso cotidiano. Para se ter ideia, o mercado dessa nova tecnologia irá movimentar 31,66 bilhões de dólares até o ano de 2024

 

Além de oferecer o melhor da integração tecnológica para o conforto, são uma grande promessa para pessoas com deficiência! Nas casas conectadas o conceito de acessibilidade é uma palavra de ordem.

 

   7. Tecnologia centrada no ser humano

No ramo da tecnologia os funcionários têm sido cada vez mais cobrados no quesito inovação, esta nova tendência surge quase como um “caminho inverso”, apresentando-se como o uso de tendências tecnológicas a fim de gerar novas tendências da tecnologia. A ideia aqui é criar um ambiente mais colaborativo e propício à inovação.

 

    8. Difusão da entrega como serviço

Esta tendência diz respeito à adoção de novos pacotes integrados. Nesse momento, grandes, médias e pequenas empresas têm se mostrado interessadas em investir maior parte do orçamento nestas áreas. 

 

Isso se deve a popularização e ampla adoção de plataformas na nuvem e espaço de trabalho virtual, e por sua vez, em ganho de conectividade e agilidade promovidos por estes. 

    9. Veículos elétricos cada vez mais frequentes

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a venda de veículos elétricos teve seu recorde em 2021. Os veículos elétricos já são uma realidade em nosso país. Os dados que apontam para o aumento de automóveis deste modelo em circulação nos fazem esperar que em 2022 observemos um significativo aumento na mobilidade elétrica. 

    10. Mais maneiras de analisar dados de seu próprio corpo

Esta é uma forte promessa no âmbito das pesquisas qualitativas. Uma análise de dados crítica e frutífera deve ser apoiada em uma metodologia que demonstre qual o tipo de análise de informações e quais registros fazem sentido para as metas da empresa. Novas maneiras de analisar arquivos de seu próprio corpo é, com certeza, uma forte tendência de mercado.

    11. IA Generativa

A Inteligência Artificial Generativa é uma ferramenta incrível para criar: 

 

  • tecnologias; 
  • plataformas; 
  • produtos mais tecnológicos e avançados com base nos já existentes. 

 

Ela atua utilizando informações para aprender novas funções e realizar criações. Esta tendência da tecnologia tem potencial para criar melhorias rápidas e automatizadas.

 

A transformação digital é agora! 

Como mostramos, muitas das tendências tecnológicas mencionadas acima já estão em curso e/ou são evoluções de tecnologias que já temos disponíveis hoje. A transformação digital é contínua, ininterrupta e é aqui e agora!

 

Falar em transformação digital é pensar nas tecnologias necessárias para o aprimoramento e revisão dos processos internos de um negócio ou empresa. Esse processo também compreende a digitalização de informações e dados históricos, bem como: 

  • simplificar;
  • agregar valor;
  • acrescentar agilidade aos processos do cotidiano.

 

Estar a par dessas promessas da tecnologia para 2022 é importante para ter uma base do que esperar para esse ano. A compreensão dessas tendências pode ajudar você e sua empresa a tomar decisões inteligentes e a se prepararem para os impactos ocasionados pela evolução do digital.

 

Gostou do conteúdo? Acesse nossos outros blogposts!

Artigos relevantes

5 dicas para você realizar uma boa otimização do banco de dados

5 dicas para você realizar uma boa otimização do banco de dados


A criação de relatórios de pesquisa pode ser a ajuda certa se você busca uma gestão assertiva em sua organização.…

Leia mais
Você já utiliza a análise exploratória de dados? Confira exemplos e dicas para melhorar!

Você já utiliza a análise exploratória de dados? Confira exemplos e dicas para melhorar!


Você já utiliza a análise exploratória de dados? Confira exemplos e dicas para melhorar!    Texto:   A análise exploratória…

Leia mais
Conheça os Defeitos Resolvidos – Qlik Sense – Maio 2022

Conheça os Defeitos Resolvidos – Qlik Sense – Maio 2022


Defeitos Resolvidos Maio de 2022 Chave Título Descrição QB-5766 Qlik Cloud: A planilha com visualização dinâmica é “publicada” ao tentar…

Leia mais