A transformação digital está há alguns anos modificando diversos comportamentos, tanto de consumo quanto de produção. Com isso, tecnologias como a inteligência artificial são grandes apostas de inovação e ganhos em produtividade.

Nesse cenário, as organizações que querem se manter competitivas precisam desenvolver hábitos positivos para potencializar o uso dessas tecnologias inovadoras.

Pensando nisso, criamos este artigo para destacar os 5 hábitos de sucesso no uso da inteligência artificial. Acompanhe.

Principais transformações da Inteligência Artificial no mundo corporativo

Sem dúvidas, a Inteligência Artificial (IA) está impactando inúmeros setores do universo corporativo, seja com o uso de casos inteligentes ou mesmo na otimização da produção industrial.

Nesse sentido, os desafios de crescer um negócio, aumentar a produtividade, diminuir os gastos e ter mais qualidade nas entregas são aspectos que a IA pode impactar diretamente.

Por isso, investir nesse tipo de tecnologia nos dias de hoje é um dos itens essenciais para manter a competitividade.

Contudo, algumas áreas podem ser altamente beneficiadas com o avanço dessa tecnologia inovadora.

Mercado de trabalho

Este é um aspecto que ainda gera muita dúvida, principalmente no que diz respeito ao medo da substituição da mão de obra humana por robôs.

No entanto, mesmo que em partes isso seja uma realidade, não é uma verdade absoluta que a inteligência artificial irá substituir as pessoas. Pelo contrário, por meio de sistemas inteligentes, o trabalho ganha muito mais qualidade na operação e nos processos de decisão.

Além disso, inúmeros outros postos de trabalho estão surgindo com o uso dessa tecnologia, evidenciando ainda mais o papel do analista de dados. A quantidade de informações é altamente escalável com o uso de IA, que são capazes de identificar inúmeras oportunidades de negócio.

Com isso, a inteligência artificial está sendo utilizada para automatizar processos e direcionar o trabalho humano para as tarefas que são realmente necessárias.

Relacionamento com o cliente

Um dos pontos cruciais da transformação digital é a experiência do cliente, que atualmente busca não só comprar um produto de qualidade.

Para além de estar presente nos muitos canais de informação e venda, o uso de inteligência artificial é capaz de melhorar o relacionamento com os consumidores.

Muitas empresas já possuem em seus canais os chamados chatbots, que são atendentes virtuais capazes de realizar tarefas automatizadas.

Outro ponto importante é que com o uso de chatbot, é possível otimizar o atendimento feito por pessoas, à medida que a IA consegue resolver alguns problemas virtualmente.

Marketing e vendas

Em decorrência do item anterior, a experiência do cliente com a inteligência artificial passa a ter muito mais credibilidade, além de gerar mais receita.

Isso porque uma das aplicações da tecnologia como o Machine Learning é capaz de aprender sobre os comportamentos dos consumidores e gerar novos insights.

Além disso, analisar esses dados se torna humanamente impossível, em vista da grande quantidade deles e, muitas vezes, do pouco tempo e recursos para analisá-los,

Tudo isso contribui para que o negócio conheça melhor os seus clientes e consiga personalizar não só os atendimentos, mas também os produtos e serviços que oferece.

Segurança de Tecnologia da Informação (TI)

Esse assunto é tão importante que inúmeros países possuem as suas próprias leis para garantir a privacidade e segurança dos dados.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é quem regula essa prática, que deve cumprir uma série de requisitos que garantem os direitos de quem fornece e armazena dados.

Com a inteligência artificial, é possível detectar e até mesmo prevenir possíveis ameaças à segurança dos sistemas, que podem prejudicar não só a confiabilidade do negócio, mas também os próprios usuários.

Pensando nesse cenário, é preciso reconhecer que estar preparado e com as ferramentas de TI certas auxilia no enfrentamento desses desafios com grande potencial de prejuízos.

5 hábitos para implementar a IA na sua empresa

Diante dessa complexidade do mundo corporativo, a inteligência artificial pode ser uma ótima alternativa para prevenir problemas e otimizar os gastos.

Mas para que isso aconteça da melhor forma, é preciso dar atenção no aprimoramento de alguns hábitos importantes para conseguir implementar a IA de maneira eficiente.

Por isso, destacamos a seguir os 5 hábitos levantados pela líder em pesquisa e consultoria Gartner, que fornece inúmeros insights para os negócios constantemente.

Hábito nº 1: Usar equipes de IA com funções mistas para todos os projetos de IA

Para conseguir implementar a inteligência artificial com sucesso, é preciso contar com equipes de funções mistas para todas as iniciativas de IA.

Isso porque alinhar a IA às iniciativas do negócio é uma maneira de agregar valor, sendo fundamental a diversidade das equipes.

Hábito nº 2: Investir na variedade para as equipes de funções mistas (treine os membros, caso seja necessário)

Como a inteligência artificial essencialmente trabalha com dados, é preciso contar com habilidades e funções como os pesquisadores e analistas de dados.

Além disso, contar com gerentes de projeto, designers e outros profissionais estratégicos contribuem para diversificar o olhar sobre a experiência da IA sobre o negócio.

Esses profissionais também contribuem para melhorar a visão estratégica da IA e ajudar na compreensão do valor da tecnologia, que consequentemente aumenta o seu valor comercial.

Hábito nº 3: Incluir altos executivos na estratégia e financiamento

Por meio das equipes com diversidade de funções e profissionais é mais fácil compreender o valor da IA para a organização ao associar o orçamento a um patrocinador de alto nível corporativo.

Com isso, suas equipes conseguem comunicar assertivamente a interação entre os dados da inteligência artificial, as estratégias de negócio e os objetivos corporativos.

Hábito nº 4: Definir o objetivo da IA e mensurar os resultados

Com o desenvolvimento desse hábito, as organizações podem ser mais bem sucedidas, qualificando ainda mais os seus resultados.

Com a adoção de métricas e objetivos, é possível entender como a IA pode ser utilizada em toda a organização, prevendo cenários, riscos e, também, benefícios.

Por isso, é essencial mensurar os resultados, que podem ajudar também no entendimento de como os clientes se relacionam e reagem aos seus produtos e serviços.

Hábito nº 5: Limitar o número de POCs

Por fim, realize o mínimo de provas de conceito (POCs) possível.

Isso acontece porque um comportamento comum das iniciativas de inteligência artificial é tentar a todo custo implementá-las para depois amadurecer o que for necessário.

Contudo, atualmente as empresas entendem que não é em todas as situações que a IA pode ajudar, sendo muitas delas a serem, inclusive, evitadas.

A inteligência artificial está cada vez mais acessível

Cada vez mais o uso de IA se aproxima dos negócios, sendo que muitas empresas já utilizam a tecnologia há algum tempo.

Seja para se manter competitivo ou mesmo para diminuir os gastos, desenvolver hábitos positivos é uma ótima alternativa para unir ciência de dados e inteligência artificial.

É possível alavancar a sua produtividade e ainda melhorar o relacionamento com o cliente por meio das inúmeras inovações trazidas pela IA.

Saiba como a Toccato pode ajudar nisso.