Tecnologia e acessibilidade: você já parou para pensar nesse tópico? No Brasil, é estimado que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de necessidade especial. Segundo os dados do IBGE, a maioria desses brasileiros vivem em áreas urbanas e utilizam tecnologia todos os dias, mas será que os produtos de análise de dados e outros recursos corporativos estão prontos para acomodar as demandas dessa parcela da população?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre tecnologia e acessibilidade, conhecer alguns protocolos utilizados para garantir que ferramentas sejam acessíveis e mostrar quais os benefícios de priorizar ferramentas acessíveis. Pronto para aprender? Então vamos lá!

O que é acessibilidade?

Antes de começarmos a falar sobre acessibilidade e tecnologia, precisamos definir o termo. Neste artigo, trabalharemos com o principal conceito de acessibilidade adotado pelo mercado de software: a ideia de que ferramentas precisam ser ajustadas para aproximar usuários com necessidades especiais.

Um software de gestão acessível, portanto, é aquele que compreende que nem todos os seus usuários têm as mesmas necessidades e alguns deles precisam de ajuda especial para se beneficiar das ferramentas por completo.

Por conta disso, é comum que softwares acessíveis tenham recursos como ferramentas de leitura por voz, legendagem e outras adaptações que fazem com que eles atinjam um número maior de pessoas.

A acessibilidade é Lei no Brasil. Embora o Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 não fale especificamente sobre software, ele regulamenta atendimento prioritário e adaptações que consigam contornar os desafios de quem vive com deficiência ou mobilidade reduzida.

Por que a tecnologia precisa ser acessível?

Agora que você já sabe que conceito de acessibilidade estamos utilizando, é hora de entender por que a sua empresa precisa de um software acessível. Uma cultura de dados que realmente funcione a favor do seu negócio exige que ele priorize ferramentas que podem ser utilizadas por todos.

Afinal, é difícil conduzir a empresa a processos data driven se apenas uma parcela dos colaboradores consegue utilizar as ferramentas de análise de dados. Do mesmo modo como a alfabetização de dados melhora a maneira como os seus profissionais utilizam informações na tomada de decisão, o uso de softwares de gestão acessíveis traz benefícios similares.

Mas essas não são as únicas vantagens do software acessível. Confira, na lista abaixo, alguns benefícios de aliar tecnologia e acessibilidade.

Lei Brasileira de Inclusão

O Decreto nº 5.296 não é o único que regulamenta o tratamento de pessoas com deficiência no Brasil. A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015) é outro documento legal que orienta como deverão ser tratados os colaboradores que terem alguma necessidade especial.

Utilizar softwares acessíveis vai ajudá-lo a estar em conformidade com essa Lei e a evitar processos e queixas por discriminação. Softwares com selos emitidos por governos locais (como o Selo de Acessibilidade Digital da Prefeitura de São Paulo) e que seguem as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG) são as melhores opções para quem busca atender o artigo 63 da Lei, que diz:

“É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

Aumente a adoção das ferramentas

Outro excelente motivo para investir em softwares acessíveis na empresa é o aumento do uso das ferramentas. Ainda segundo o mesmo levantamento do IBGE que citamos na introdução deste texto, 1 em cada 4 brasileiros apresenta algum tipo de deficiência, e parte dessas pessoas não sabe disso. Ferramentas acessíveis farão com que essas pessoas tenham facilidade em desempenhar as tarefas do dia a dia, sem serem excluídas e sem passarem por problemas.

O investimento em recursos que incluem todos os seus colaboradores é fundamental para a construção de uma cultura organizacional voltada para dados e deve ser prioridade de todos os negócios.

Melhore a imagem do negócio

Empresas investem pesado em estratégias de marketing e divulgação que possam melhorar a imagem do negócio, mas muitas delas deixam de lado o dever de casa, que é a acessibilidade, e acabam perdendo oportunidades com isso. Segundo a Accenture Strategy, 62% dos consumidores priorizam marcas que estão dispostas a se posicionar sobre questões como a inclusão e 47% desistem de uma compra ao ficarem decepcionados com uma empresa.

O uso de softwares acessíveis não será positivo apenas para os seus colaboradores com necessidades especiais. Ele também refletirá na maneira como o público vê a sua marca.

Que ferramentas têm como foco a acessibilidade?

Talvez a sua empresa ainda não esteja fazendo nada para aumentar a usabilidade dos usuários com necessidades especiais, mas há vários negócios ao redor do globo que tornaram essa a sua missão. Conheça os cases e produtos feitos por essas empresas que unem tecnologia e acessibilidade.

Acess Earth

Como é usar o Google Maps quando se tem necessidades especiais? Se você teve o privilégio de nunca pensar sobre isso é provável que não conheça o Access Earth. A ferramenta, criada por uma startup americana, tem como objetivo solucionar exatamente o problema de acessibilidade que a do Google tem.

O recurso permite filtrar localizações de acordo com as instalações. É possível identificar sorveterias, lanchonetes, escritórios e repartições públicas com portas largas, banheiros adaptados para PNE e vagas de estacionamento especiais configurando os recursos da ferramenta.

Be My Eyes

Há muitos tipos de deficientes visuais, entre os que perderam completamente a visão e aqueles que têm problemas parciais há uma grande massa de usuários que necessita de ajuda para acessar conteúdo em telas digitais. Isso inspirou a criação do Be My Eyes, ferramenta que conecta pessoas com problemas de visão e voluntários que respondem em tempo real às demandas do app.

Com mais de 3 milhões de voluntários e operando em 150 países, a ferramenta funciona em múltiplos idiomas e tem uma quantidade crescente de usuários engajados em transformar smartphones em olhos para os deficientes visuais em situações comuns do dia a dia, como na fila do pão ou durante uma viagem.

A Toccato sempre priorizou a acessibilidade nos produtos para garantir que eles possam atender uma fatia maior de usuários.  Com a ajuda de uma consultoria especializada, atuamos no desenvolvimento de ferramentas para que elas não sejam um empecilho para aqueles que convivem com alguma deficiência física.

Procurando um recurso de Business Intelligence acessível para a sua empresa? Fale agora mesmo com a nossa equipe e conheça as soluções que oferecemos nesse sentido.