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Robotic Process Automation (RPA): 6 benefícios de implementá-lo

Robotic Process Automation (RPA): 6 benefícios de implementá-lo


O que é Robotic Process Automation (RPA) e como ela pode beneficiar as empresas? O termo, do inglês, automação robótica de processos refere-se a sistemas e softwares que podem automatizar processos que antes só eram possíveis com intervenção humana. Graças aos avanços da computação cognitiva e da Inteligência Artificial, tarefas repetitivas e que necessitam de aprendizado contínuo, hoje, podem ser realizadas por máquinas gerando menor incidência de erros e mais eficiência para a organização.

Agora que você já conhece o conceito de RPA, que tal ver como ela funciona na prática? Confira nos tópicos abaixo 6 dos principais benefícios de implementar Robotic Process Automation na sua empresa.

1. Monitore com precisão as tarefas

Tarefas repetitivas (como a edição de uma lista) são difíceis de se monitorar. Afinal, cada um dos seus trabalhadores segue uma metodologia de trabalho diferente e aborda o problema de forma distinta. Isso significa que se mais de um deles estiver envolvido nessa tarefa, você terá problemas para aferir quanto do trabalho foi feito em um determinado momento, caso os profissionais não estejam muito bem alinhados.

Com RPA isso não acontece. Os indicadores fornecidos para o sistema são precisos e ficam salvos e disponíveis para a consulta dentro da plataforma de automação utilizada pelo seu negócio. Isso é uma excelente oportunidade de tomar decisões melhores, afinal, pode-se acompanhar de perto a capacidade produtiva de cada área do negócio. Além de poder estimar com muito mais certeza desde a conclusão de uma tarefa até quanto se deve cobrar por ela.

2. Encurte o ciclo de produção

Colocando a cargo de robôs as tarefas mais repetitivas realizadas dentro da sua organização, você libera a mão de obra humana para trabalhar em atividades mais complexas. O resultado são ciclos de produção menores, em que as atividades antes repetitivas e demoradas são feitas em uma fração do tempo por um sistema, enquanto o trabalho cerebral (que vai de liderar equipes a desenvolver e implementar novos recursos) fica a cargo dos funcionários.

A eliminação das tarefas mecânicas também ajuda a encurtar o ciclo de produção, porque faz com que o trabalho feito na sua empresa seja menos repetitivo (e, consequentemente, cansativo). Colaboradores mais motivados veem os seus esforços refletirem em resultados para a organização e não sentem que estão apenas cumprindo tarefas sem sentido.

3. Facilite a integração de informações

O quão integrados são os departamentos da sua empresa hoje? Robotic Process Automation é uma das tecnologias mais promissoras no sentido da integração. Isso porque faz com que a troca de informações entre áreas distintas do negócio seja feita de maneira muito mais dinâmica e constante.

Seu negócio provavelmente utiliza vários sistemas legados e eles se valem das informações de muitos departamentos para funcionarem bem. Inserir um dado errado pode ser o suficiente para atrapalhar todo o fluxo de processamento deles dentro dos negócios. Com automação, é possível eliminar esse problema e oferecer soluções melhores para os clientes. Pense, por exemplo, nos sistemas de logística que o seu negócio utiliza para levar os produtos até os clientes.

Um robô pode monitorar diferentes pedidos em múltiplas transportadoras e alimentar, automaticamente, o sistema de logística para que todos os colaboradores saibam a que par está um pedido realizado. O acompanhamento e a entrega de produtos é facilitado e a satisfação dos envolvidos nesse processo aumenta.

4. Tome decisões melhores com RPA

Os relatórios extremamente precisos gerados por RPA são um benefício complementar ao monitoramento que citamos. Ao reunir todas as informações relevantes sobre um determinado processo automatizado, o RPA facilita a utilização de tecnologias como o Big Data e de sistemas de BI. Isso ajuda você a identificar gargalos que prejudicam a eficiência das operações e desperdícios que fazem com que a cadeia produtiva custe mais caro do que deveria.

As tomadas de decisão, graças à precisão desses relatórios, é melhorada consideravelmente e a sua empresa passa a utilizar dados como principal fonte de conhecimento, agindo no cerne dos problemas para obter melhores resultados.

5. Ganhe produtividade ininterrupta

Um dos grandes desafios na hora de aumentar a produtividade das equipes é a carga de trabalho que um funcionário pode cumprir todos os dias. Ao passar mais de 8h no escritório, perde-se eficiência por uma razão simples: exaustão. Por isso, a implementação de Robotic Process Automation dá às empresas uma grande vantagem competitiva na forma de “trabalhadores” incansáveis.

Muitos erros cometidos nos negócios são fruto do cansaço. Eles podem vir da digitação errada de um dado, da coleta incompleta de dados e de vários outros sintomas de fadiga. Substituir profissionais por robôs em atividades extremamente repetitivas como essas é uma forma de solucionar o problema. Ações desgastantes e massivas podem ser feitas em um intervalo menor e de maneira contínua e escalável graças à RPA.

6. Reduza custos operacionais

Encontrar maneiras de cortar custos que não prejudiquem a produtividade da empresa é uma necessidade frequente nos negócios. Seja para aumentar a margem de lucro na venda de produtos ou para investir em outras áreas da organização, poupar recursos é sempre uma excelente maneira de tornar seu empreendimento mais enxuto e eficiente.

Robotic Process Automation reduz os custos dos departamentos em que é implementada e aumenta o aproveitamento deles na execução de cada tarefa. Com menores índices de erros, graças à RPA, é possível gastar muito menos para concluir uma atividade antes onerosa e, portanto, liberar recursos para que a organização possa investir em outras tecnologias e tendências que farão dela mais competitiva.

Há muitas oportunidades para implementar RPA na sua organização. Alguns dos exemplos de uso mais comuns são:

  • processamento de pedidos;
  • envio de notificações;
  • atualização dos perfis de clientes, funcionários e fornecedores;
  • realização de cálculos complexos;
  • gestão do banco de dados de um departamento de RH;
  • cobrança de clientes.

Todas essas atividades, quando automatizadas, tornam-se mais eficientes e menos custosas para o negócio. Por isso, se você ainda não considerou a possibilidade de implementar Robotic Process Automation na sua organização, é hora de colocar as vantagens que citamos aqui na balança e calcular quanto elas podem economizar para o seu empreendimento.

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