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Todo mundo quer ser reconhecido. Quando esse reconhecimento vem pela profissão, a motivação em relação à empresa sobe e, naturalmente, o engajamento aumenta. Com isso, o profissional passa a trabalhar com mais entusiasmo em busca das metas que vão trazer os resultados que a companhia almeja.
A palavra vem do latim “meritum” (mérito) e do grego “cracía” (poder). É um sistema que reconhece as posições de poder a partir dos méritos individuais de cada pessoa — e também daqueles conquistados em grupo. Nas empresas, a estratégia permite reconhecer aqueles que contribuem efetivamente para o sucesso.
Por isso, investir em meritocracia na empresa é bastante benéfico. Afinal, é uma ação relacionada à gestão usada para valorizar o trabalho dos profissionais quando as metas estabelecidas são atingidas. Com isso, ajuda a construir uma boa cultura organizacional — que contribui para a motivação e a produtividade.
Quando a meritocracia faz parte das políticas da companhia, o trabalhador deseja e trabalha para cumprir o proposto, porque sabe que, no fim, será reconhecido por isso — o que auxilia no desenvolvimento e no sucesso da organização. Quer saber como aplicar esse conceito de forma prática na sua empresa? A gente conta!
A estratégia da meritocracia, se bem aplicada, favorece o crescimento profissional. Com a motivação da equipe, aumentam o engajamento e a busca por desenvolvimento por parte dos colaboradores — assim, o empreendimento naturalmente sai beneficiado.
Isso acontece porque o sistema cria um ambiente interno competitivo, mas também colaborativo. Com a disseminação da cultura do mérito, em que o esforço é sempre adequadamente recompensado, aqueles que têm os melhores desempenhos se destacam e o reconhecimento ocorre de forma justa e transparente.
O desenvolvimento de planos e ações para oferecer essas recompensas é parte fundamental do processo. Afinal, é importante que cada profissional saiba exatamente quais são as regras e os respectivos prêmios. Veja, a seguir, algumas formas de colocar a meritocracia em prática na sua organização.
Ser reconhecido é muito bom — ninguém fica triste quando é elogiado, não é mesmo? — e, para cada pessoa, a recompensa ideal pode ser diferente. Pode ser desde retorno financeiro (aumento de salário, incorporação de benefícios, bonificações e afins) até desenvolvimento profissional, com cursos que ajudam a evoluir na carreira.
A ideia, então, é que o conceito seja aplicado no universo corporativo para garantir que aqueles com melhor desempenho sejam recompensados por suas contribuições. Assim, a meritocracia permite valorizar as pessoas e as promoções são definidas com base nos méritos de cada profissional.
Para isso, é importante acompanhar as atividades dos profissionais com ferramentas específicas de análises de dados. Assim, pode-se rastrear o desenvolvimento de cada colaborador e saber, por exemplo, quem entrega projetos com menos alterações no orçamento, quem participa de projetos em áreas diferentes e assim por diante a partir de indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators – KPIs) definidos previamente.
Assim, como forma de avaliar o desempenho, analisar e comparar os resultados de cada profissional da equipe, a meritocracia pode ser usada para distinguir e valorizar os colaboradores. Com a evolução profissional, eles podem ser gratificados com posições melhores na organização.
O retorno financeiro é muito valorizado. Quando a empresa aplica a meritocracia, o profissional sabe que terá um retorno, pois tudo é formalizado: das metas aos benefícios. A empresa pode planejar, de acordo com sua estratégia de gestão de pessoas, como será o retorno ao colaborador, sem precisar seguir um modelo pronto.
Ao aplicar esse conceito, a companhia contempla o funcionário pelo cumprimento de metas e o estimula a obter resultados cada vez melhores. Essa opção é excelente para dar retorno e reconhecer o colaborador pelo bom trabalho — o bom é que pode atingir a todos igualmente, mesmo os que não ocupam cargos de alto prestígio.
Uma das formas de promover os funcionários a outros cargos é com base na meritocracia, que permite analisar quem está realmente apto a assumir outras funções. Assim, a habilidade do profissional é avaliada com base no que ele apresenta, nas metas que atinge e nos resultados que alcança.
Para escolher um sucessor quando se tem dois candidatos bem preparados, por exemplo, o gestor pode compará-los e usar os critérios de meritocracia para descobrir aquele que trouxe mais retorno para a organização. Assim, há mais chances de encontrar o colaborador mais adequado para a função.
Como aumenta a produtividade da equipe e o engajamento dos colaboradores, a meritocracia contribui para o crescimento da organização. Isso porque, ao serem recompensados por se destacar, eles passam a ver mais significado em seu trabalho e se tornam mais motivados.
A distribuição de recompensas melhora a produtividade e, assim, toda a equipe pode desenvolver melhor suas habilidades. O melhor é que ainda servem de exemplo para os demais, que se motivam a melhorar, com base no exemplo dado pelos demais e no reconhecimento conquistado por eles.
Outra forma de premiar por mérito é oferecer participação nos lucros e comissões. É muito importante deixar claro para todos como essas recompensas podem ser conquistadas, ou seja, quais são as metas a serem batidas, as formas de premiação, os comportamentos esperados no dia a dia e assim por diante.
Esse bônus incorporado ao salário é um incentivo importante na valorização do desempenho dos colaboradores. E quando eles sabem exatamente o que têm de fazer para atingi-lo, a experiência fica mais palpável e a motivação aumenta proporcionalmente.
Quando a empresa adota essa metodologia, a transparência é uma das características mais importantes. Cada profissional deve saber o que exatamente é esperado deles: só assim, vão ter confiança de que o processo é sério e de que os critérios serão sempre profissionais.
Nesse processo, a comunicação é um fator essencial para que os métodos de avaliação sejam esclarecidos, bem estruturados e de conhecimento geral. Além disso, é preciso que o clima de competitividade seja acompanhado de perto para que se mantenha saudável.
Para isso, é importante que sejam premiados, além dos méritos individuais, aqueles que são relacionados à equipe como um todo. As atividades executadas em grupo são cruciais para melhorar o relacionamento entre os colaboradores — o que certamente vai fortalecer a equipe.
Assim, a meritocracia na empresa permite identificar as melhores formas de agregar valor ao empreendimento. Desde que seja feita uma implantação metódica e cuidadosa, ela pode ser um instrumento importante para aumentar a produtividade e fazer a equipe se dedicar para atingir os resultados almejados pela organização.
Gostou de entender como a implantação de uma estratégia de meritocracia pode impulsionar o seu negócio? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que outros gestores tenham acesso a ele!
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