assine newsletter toccato

Sistemas que analisam dados e informações e, a partir deles, geram respostas e apontamentos precisos e estratégicos. Parece algo muito futurista e distante? Essa possibilidade é real e concreta, já aplicada no cotidiano de muitos negócios. O machine learning já proporciona diversos ganhos às empresas que o utilizam.

As aplicações possíveis são diversas. Em todas elas, os resultados são precisos e têm grande influência na tomada de decisões estratégicas. Neste post, você entenderá melhor o que é o machine learning, como ele é utilizado e quais são os benefícios. Confira!

O que é o machine learning?

Machine learning é a tecnologia na qual máquinas e sistemas são capazes de obter diferentes níveis de aprendizado em contato com dados. A tecnologia tem o foco na análise de informações e na sua leitura, para que sejam percebidos comportamentos distintos e, em cada ocorrência, gerar algum tipo de novo registro de conhecimento.

Essas máquinas aprendem sozinhas, em contato direto com as situações. Sua grande capacidade é lidar com um alto volume de dados e extrair informações deles. Os algoritmos desses sistemas os capacitam para analisar registros e perceber tendências. Assim, as máquinas podem, até mesmo, gerar respostas e indicações.

A base para os resultados entregues são análises estatísticas. Por exemplo, suponha que um sistema em questão seja usado para responder usuários. Ao analisar a pergunta, essa máquina consulta seu banco de dados e faz conexões. Esse “raciocínio” usa da probabilidade estatística para dar a resposta mais correta.

A influência humana no machine learning

Os sistemas de machine learning podem funcionar de duas formas: já com uma base pré-programada ou a partir do contato com novas informações. A interferência humana vem no primeiro tipo. Nesse caso, alguém treina a máquina, fornecendo informações a ela. Além disso, ela é programada para oferecer respostas específicas.

Do outro lado, está o funcionamento do machine learning sem nenhuma interferência humana. Para isso, a máquina precisa trabalhar para analisar as informações que tem contato e, a partir delas, gerar respostas. Assim, ela cria seu próprio banco de dados de maneira mais autônoma.

Como essa tecnologia é aplicada?

Não é tão difícil entender no que consiste o machine learning. Entretanto, a relevância dessa tecnologia ganha o devido destaque nos exemplos de aplicação. Há várias possibilidades e cada uma delas se mostra muito útil, com diferentes serviços. A seguir, saiba como o machine learning é aplicado.

Sistemas de navegação de trânsito

Aplicativos de navegação são cada vez mais comuns, graças à sua grande utilidade no trânsito. O apontamento das melhores rotas é feito com base em um sistema simples de machine learning, que utiliza um banco de dados pré-programado para apontar as melhores ruas, o caminho mais rápido e o melhor direcionamento.

O Google Maps e o Waze são os melhores exemplos. Seu funcionamento é simples: o machine learning avalia todas as possibilidades e cria as melhores rotas. Para isso, ele considera todos os trajetos e avalia questões como tráfego, sinais de trânsito, acidentes e outras ocorrências. Seus dados e padrões permitem essas análises.

Sistemas de cruzamento de dados

Para diagnosticar, é importante cruzar históricos, dados e informações específicas. Isso ajuda na detecção de ocorrências em qualquer campo, especialmente na medicina. Já há sistemas que fazem essa análise para dar suporte aos profissionais. Assim, com base no cruzamento de dados, é possível ter precisão em diagnósticos.

Tudo acontece de forma automática. Nesse uso, as máquinas têm dois tipos de percepção: a primeira vem por meio de um banco de dados desenvolvido por influência humana e pré-programado. Essa é a primeira fonte de informação. Além dela, há também a aprendizagem contínua. Assim, as experiências anteriores possibilitam identificar ocorrências que se assemelham ao caso atual.

Recursos de atendimento em sites

Esse é talvez um dos exemplos mais comuns e presentes no cotidiano. O atendimento ganha ótimos recursos por meio dos bots. Eles são sistemas que utilizam o machine learning como base, oferecendo respostas e apontamentos precisos. São quase como robôs inteligentes, capazes de dialogar com pessoas.

É muito comum vê-los em sites, por meio da ferramenta chatbot. Nesse contexto, um usuário faz alguma pergunta ou consulta em uma caixa de mensagens. Com base nos dados informados, esse bot utiliza o machine learning para responder. Seu histórico de aprendizado e sua base de dados possibilitam entregar informações precisas, como se fosse realmente um atendente humano.

Análises de dados utilizados em gestão

A gestão de empresas com base em dados é uma forte tendência atual. Essas informações ajudam a entender o desempenho do negócio, o resultado de suas ações e outras questões. A fonte dessas informações é ampla, elas vêm de diversos sistemas e ferramentas que a empresa utiliza no dia a dia.

Nessa situação, o machine learning é a tecnologia base das plataformas de gestão de dados. Sua atuação é simples: ele ajuda a encontrar padrões, tendências e repetições. Por exemplo, com auxílio dessa tecnologia, é possível vasculhar nos seus dados qual a faixa etária do seu público.

Nessa utilização, é possível conhecer, ter bons insights e percepções claras das atividades por meio dos dados. Eles são analisados e, diante disso, são apontadas informações importantes para o negócio.

Quais são os benefícios do machine learning?

O machine learning é uma tecnologia de ampla utilização, o que por si só já é uma grande vantagem. Seu uso pontual e estratégico traz uma série de benefícios que as empresas podem colher. A seguir, entenda melhor os principais.

Insights estratégicos

A análise de dados ajuda a entender as atividades da empresa e ter percepções importantes. As máquinas de aprendizado estão sempre prontas para aprender comportamentos recorrentes e apontá-los. Dessa forma, gestores conseguem extrair boas ideias ao observar seus dados. Os insights estratégicos são fundamentais para a tomada de decisões nas empresas. 

Aumento de produtividade

O apoio de sistemas em diversas tarefas as tornam mais dinâmicas. Com isso, colaboradores são capazes de entregar mais trabalho em menor tempo, também com menos esforço. Isso afeta diretamente na produtividade nas empresas.

O machine learning possibilita obter percepções em tendências em alto volume de dados. Fazer isso manualmente demandaria muito tempo e um trabalho exaustivo. Os sistemas tornam a tarefa mais simples, com ganho de precisão.

Redução de custos

O aprendizado de máquina também ajuda a empresa a ter soluções mais econômicas. Se você o utiliza no atendimento, por exemplo, evita a necessidade de ter que terceirizar esse serviço. Isso já gera uma redução no custo muito interessante.

Essa maior economia também pode ocorrer na análise de dados de empresas. Ao perceber onde o negócio tem mais despesas, é possível propor práticas com menores custos. O trabalho contínuo gera cada vez mais economia.

O machine learning é uma tecnologia de extrema importância e, independentemente de sua aplicação, proporciona bons resultados. Por uma atuação mais estratégica, é fundamental aplicar seu uso em qualquer negócio.

Um dos seus principais usos acontece nas plataformas de gestão de dados. O Qlik Sense é um sistema que ajuda sua empresa a ter insights e organização de informações em altos volumes. Entre em contato conosco e saiba mais!

analise-preditiva