4 desafios do setor supermercadista e como solucioná-los
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O setor de RH possui muitos desafios, e um deles é como melhorar os resultados e aumentar a receita sem investir em gastos desnecessários. Por isso, o Big Data tem sido uma ótima opção na área por diversos motivos.
Seja para medir o desempenho profissional ou melhorar os processos de contratação, a tecnologia é vista como uma aposta de futuro para o setor.
Quer saber por que o futuro do rh está no big data? Continue lendo este artigo.
Contar com um time de profissionais altamente qualificados é o objetivo de qualquer empresa que quer se manter competitiva no mercado. Isso porque o gerenciamento de um negócio está diretamente ligado às decisões a serem tomadas, que podem tanto trazer benefícios quanto prejuízos.
Por isso, é preciso reconhecer que a transformação digital é uma realidade que precisa ser encarada de frente, porque o comportamento das pessoas tem mudado constantemente e consideravelmente.
Nesses novos cenários, o big data se apresenta como uma mudança estrutural no setor de RH, à medida em que é possível refinar as decisões estratégicas por meio de uma análise de dados qualificada.
Acontece que a tecnologia gera inúmeros dados capazes de substituir a expertise dos profissionais do setor por uma análise mais completa sobre os melhores candidatos às vagas ou mesmo os colaboradores com mais potencial para crescer.
Atualmente, existe um grande acúmulo de informações na internet, que registram inúmeras interações e conexões dos usuários na rede.
Para você entender melhor a dimensão disso, o professor Viktor Mayer-Schönberger, da Universidade de Oxford, revela que a cada minuto são registradas mais de 2 milhões de consultas no Google.
O professor citou também outros dados, mas só nesse exemplo dá pra compreender o grande volume de informações que alimentam esses bancos de dados. Mas o que isso significa?
No setor de RH, é possível com o big data acessar essas informações que contribuem muito com a avaliação do desempenho profissional e análise de pessoas.
Além do Google, é claro, muitas outras empresas utilizam ferramentas como o big data na gestão de pessoas. Dois exemplos são as empresas Evolv e Knack, que conseguiram alcançar ótimos resultados com uma análise profunda de dados.
A Evolv, especializada em software de análise de dados, contratou os serviços da Xerox, que revelou que os colaboradores que utilizam uma ou mais redes sociais têm menos chances de aumentar a rotatividade da empresa. Assim, as decisões estratégicas passaram a ser refinadas, considerando os novos insights.
Já a Knack, empresa do Vale do Silício, contou com a ajuda de psicólogos para criar jogos capazes de coletar dados interessantes sobre as qualidades dos colaboradores. Por meio deles foram determinados alguns atributos como a empatia e disposição ao risco, indicando mais ênfase no comportamento dos jogadores do que necessariamente o resultado do jogo.
Ou seja, com o big data aliado ao RH, essas empresas passam a refinar o seu olhar estratégicos garantindo decisões mais assertivas sobre a sua própria produtividade.
Contudo, o setor de RH também pode utilizar ferramentas como o big data em outras aplicações que vão além de medir a performance.
Com as constantes inovações, as decisões estratégicas têm alcançado resultados sobre o turnover, aumento da retenção de talentos e outros.
Para entendermos melhor a abrangência das aplicações da tecnologia na área de recursos humanos, destacamos os seguintes aspectos:
Utilizando a tecnologia de big data aliada ao RH, é possível otimizar as contratações encontrando os profissionais mais alinhados às suas estratégias.
Esse processo se torna ainda mais rápido, fazendo um mapeamento comportamental dos candidatos e identificando os profissionais com o fit cultural esperado.
Outro ponto é que com ferramentas de analytics o setor pode acompanhar a performance da empresa de maneira mais completa.
Com essa avaliação, as decisões estratégicas consideram os insights mais direcionados e são melhor direcionadas, trazendo mais eficiência para a área de recursos humanos..
Um ponto importante de qualquer negócio é saber o que funciona e quais são os empecilhos que atrapalham o crescimento.
Com o uso de big data, porém, é possível identificar essas falhas com mais rapidez e eficácia, promovendo aceleração na correção desses erros e, consequentemente, diminuindo os custos operacionais.
Outro ponto é que o RH passa a contar com gráficos mais detalhados sobre o desempenho, produtividade e resultados entregues, proporcionados pelo uso da tecnologia.
Com isso, é possível identificar os profissionais de alta performance, garantindo promoções mais justas e agilizadas, diminuindo também as possibilidades de perder colaboradores por falta de incentivos.
Por fim, com o uso da tecnologia é possível cruzar os dados de candidatos por meio dos registros digitais como as mídias sociais.
Assim, é possível direcionar o RH para encontrar as pessoas mais qualificadas às vagas oferecidas e melhorar os processos de contratação, que passam a representar menos custos à empresa.
É claro que não podíamos terminar este artigo sem levantar as principais vantagens no uso dessa tecnologia que é uma aposta revolucionária para a área de recursos humanos.
Quando o assunto é RH, é preciso reconhecer o cenário interno e externo da organização. Por isso, é preciso ter informações claras sobre o planejamento e estratégias do negócio.
Com o big data é possível ter acesso a inúmeras informações que auxiliam os processos de gestão, refinam as estratégias e tornam as decisões mais cuidadosas.
Para otimizar os recursos do RH, o big data auxilia na identificação e mitigação de diversos erros operacionais que impactam diretamente a saúde da organização.
Além disso, contribui para o fortalecimento da área à medida que traz mais objetividade e agilidade na tomada de decisões, o que pode evitar diversas falhas.
Outro ponto importante é que a área de RH pode controlar melhor o turnover, a cultura organizacional e a entrega de resultados.
Isso tudo porque o investimento em big data torna mais fácil a compreensão das informações mais essenciais ao negócio, contribuindo para o alinhamento constante das expectativas e qualidade da operação.
Por fim, outra vantagem bastante significativa é percebida na análise preditiva, melhorando a visão sobre as probabilidades de um candidato deixar a organização.
Com isso, a área de recursos humanos passa a antecipar e priorizar as suas escolhas diante do cruzamento de dados importantes sobre a aderência de um candidato à empresa.
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