Você conhece o conceito de Data Literacy, ou alfabetização de dados? Com o advento do Big Data e a proliferação das tecnologias que se baseiam em dados para influenciar a tomada de decisão, como o Business Intelligence, vemos cada vez mais profissionais se preocupando com entender dados e como isso pode impactar suas carreiras.

Alfabetização de dados é um conjunto de competências que demonstram que alguém (ou uma empresa) consegue utilizar todas as informações que possui para gerar insights, tomar decisões e entender melhor o mercado e a área em que atua.

Mas já que a Data Literacy é positivo para as organizações, o que fazer para promover essa alfabetização na sua empresa e por que você deveria colocar isso entre as suas prioridades para o futuro? É sobre isso que falaremos no nosso artigo.

Quais os benefícios da alfabetização de dados?

Até 2020, a quantidade de informação disponível no Big Data das empresas será 300 vezes maior do que a existente a apenas dez anos atrás, segundo dados da IBM. Por causa disso, negócios se tornaram cada vez mais movidos por dados.

Hoje, para sobreviver em um mercado competitivo e acirrado como o nosso, precisamos entender como antecipar as expectativas dos clientes, descobrir quais processos organizacionais estão prejudicando nossa rentabilidade e devemos inovar, sempre orientados por informações precisas e detalhadas.

Apenas com Data Literacy isso é possível. Assim, as organizações estão se desdobrando para contratar e educar profissionais para que eles possam ser peças-chave na maturação do uso de dados nas empresas.

Há muitos benefícios em ser uma empresa com altas taxas de Data Literacy. Nos tópicos abaixo você conhece alguns deles.

Mais segurança

Investir em Data Literacy é uma das maneiras mais certeiras de proteger os dados da sua empresa. Segundo dados do US-CERT, a equipe responsável pela resposta de emergência de computadores dos EUA, os funcionários das empresas são responsáveis por 40% das quebras de sigilo. Em geral, essas falhas de segurança acontecem por falta de orientação.

Colaboradores alfabetizados em dados saberão o que fazer para não comprometer a integridade das informações armazenadas pelo seu negócio.

Melhoria nos processos

É difícil estabelecer processos de negócios efetivos se apenas alguns dos seus funcionários sabem lidar com as tecnologias implementadas pela organização. A alfabetização de dados aumenta o ROI dos sistemas adquiridos pela empresa porque ajuda mais pessoas a utilizá-los. Ela também aumenta a autonomia dentro das organizações e permite que todos sejam capazes de usar dados em sua rotina de trabalho sem precisar de solicitar um profissional de TI para guiá-los pelos processos.

Como implementar Data Literacy na empresa?

Quer implementar Data Literacy na sua empresa e não sabe por onde começar? Vamos ajudá-lo. Com os quatro passos abaixo você conseguirá expandir o uso de dados na empresa e fazer com que a maioria dos seus colaboradores seja capaz de lidar com as informações a que têm acesso.

Passo 1: faça dos dados parte da sua estratégia

Como a sua empresa utiliza dados hoje? Organizações que ainda não possuem altas taxas de Data Literacy são aquelas que menos fazem uso das informações de clientes para gerar vantagens competitivas e que não contam com estratégias de dados bem delineadas para o futuro. É preciso contornar isso para atingir maiores níveis de alfabetização de dados.

Trace um plano para implementar soluções de BI e Big Data na sua empresa, se ainda não o tiver. Esse planejamento deve ver os dados não como uma ferramenta técnica, mas como um recurso estratégico que deve ser dominado por todos os funcionários. Líderes precisam enfatizar a importância de Data Literacy ao longo do processo e ajudar as suas equipes a criarem mentalidades orientadas por dados, explicando para elas como e quando eles podem ser utilizados nos processos de negócios.

Passo 2: comece pequeno

Uma das características das empresas mais bem-sucedidas é a capacidade de gerir a implementação de projetos de grande porte dando um passo de cada vez. BI e Big Data são temas complexos, que seus colaboradores levarão algum tempo até dominarem. Por isso, é preciso começar pequeno e introduzir essa nova forma de trabalhar em etapas.

Quanto menores as etapas, mais fácil será avaliar como os seus colaboradores estão trabalhando com dados e o quão bem se saíram independentemente de suas capacidades técnicas.

Passo 3: contextualize dados

Democratizar os dados da empresa é um processo complexo e, inicialmente, não é vantajoso para a maioria dos negócios. Colocar nas mãos de um funcionário com baixa Data Literacy uma porção de informações servirá mais para causar confusão do que para fazer com que o trabalho dele se torne mais fácil e menos baseado em intuição.

Para que a alfabetização de dados funcione você terá que implementar bons processos de Governança de Dados, que garantem acesso apenas aos dados de que cada colaborador precisa para fazer o próprio trabalho. Contextualizar dados é levar em consideração como cada um dos membros da equipe pode utilizá-los na rotina e escolher quais informações devem estar ao alcance de cada profissional.

Passo 4: eduque e expanda o acesso

O último passo é o mais longo, mas aquele que mais traz benefícios para as empresas. Trata-se do treinamento de colaboradores para que eles entendam as capacidades do BI e do Big Data e possam colocá-las em bom uso. Esse processo é uma constante e deve ser feito periodicamente, introduzindo novas tecnologias e recursos ao dia a dia dos trabalhadores e atualizando os conhecimentos que eles já têm.

Com o avanço da educação será possível expandir o acesso a dados para que os membros da equipe possam fazer mais com as informações que detêm. É assim que se cria uma cultura de inovação voltada para dados sem prejudicar a integridade e a segurança deles.

A alfabetização de dados não surgirá de um dia para o outro. É preciso que a sua empresa invista recursos e coloque entre seus objetivos a educação em relação aos dados e a adoção de tecnologias como Big Data e BI. Podemos ajudá-lo com isso.

A Toccato é a melhor distribuidora Qlik do país e ela ajuda você a entender e conhecer melhor o seu negócio com Análise de dados. Oferecemos consultoria para implementação, cursos de capacitação em análise de dados e suporte para empresas que querem utilizar seus dados de maneira mais eficiente e dinâmica.

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e descubra como dar os primeiros passos em direção a Data Literacy.