Administrar uma empresa não é fácil. Saber qual caminho seguir pode ser uma tarefa árdua, especialmente quando é necessário ver com clareza as oportunidades de melhoria e dar ênfase aos bons resultados.

Neste cenário, uma consultoria pode ser a parceria ideal. De forma genérica, o consultor é um profissional especializado, responsável por desenvolver e implantar um projeto que atenda às necessidades específicas da empresa.

O objetivo da consultoria é potencializar os negócios da companhia. Para explicar melhor como a Toccato faz isso, criamos uma série de posts que serão publicados aqui no blog. Eles vão ajudar a esclarecer o serviço de consultoria prestado por nossos especialistas.

Neste primeiro post, explicamos o poder desse serviço. Os próximos conteúdos vão abordar a metodologia usada na consultoria, as especialidades atendidas e a aplicabilidade do serviço em diferentes segmentos.

Quer saber como a Consultoria Toccato pode ser útil na gestão do seu negócio? Então, acompanhe o texto a seguir e fique por dentro de tudo o que podemos fazer para a sua organização.

Como funciona a Consultoria Toccato?

O processo de aconselhar um empreendimento em uma determinada situação com uma opinião especializada requer que sejam seguidos alguns passos. A ideia é minimizar as chances de falha — que se traduz em grande vantagem competitiva.

Para isso, a Toccato primeiro ouve o cliente. Depois, identifica as suas necessidades. Por fim, se aprofunda para definir a melhor solução. Veja, a seguir, como essas etapas são desenvolvidas pelos profissionais da Toccato!

Ouvir

Todo processo de consultoria começa com a constatação da dificuldade apresentada pelo cliente. Por isso, primeiramente, a Toccato se posiciona para ouvir e entender a necessidade dessa organização.

Pode ser, entretanto, que durante esse estágio, o cliente diga qual é sua real preocupação. Isso, então, leva à segunda etapa da consultoria.

Identificar

A partir de perguntas, experiências e entendimento do empreendimento, o objetivo da Toccato é identificar qual é sua verdadeira necessidade. É preciso saber qual é a real dificuldade que ele tem enfrentado nessa situação em que se encontra.

Quando a equipe da Toccato navega por essa etapa, consegue identificar dentro do portfólio de soluções e serviços quais são os que atendem melhor àquela necessidade. Essa é, portanto, uma avaliação essencial para que seja possível encontrar a opção mais adequada para cada situação.

Aprofundar

Uma vez identificada a necessidade do cliente e a solução mais apropriada para atendê-la, a equipe da Toccato se aprofundará naquela ferramenta. É nesse momento que os especialistas conversam com o cliente, explicam os detalhes do produto e apresentam a proposta de implementação.

Quais são os pilares do serviço de consultoria?

A ideia é que esses três momentos funcionem como uma consulta médica: o paciente apresenta um sintoma, o médico analisa as possíveis causas, solicita alguns exames e, na sequência, após um diagnóstico, dá a receita para que o problema seja sanado.

Dentro dessas etapas, a Toccato trabalha com uma tríade: educacional, estrutural e escrita. São esses pilares que garantirão que o cliente tenha acesso a itens do portfólio que possam apoiá-lo em qualquer que seja a sua necessidade.

É importante ressaltar que o serviço de consultoria não serve apenas para apoiar a solução de problemas. Se o cliente ainda não tem uma solução implementada, é feito um diagnóstico para saber qual é a melhor opção para aquele momento.

Se, por outro lado, houver uma ferramenta em uso, mas ela não estiver desenvolvendo todo o seu potencial — ou se a empresa quiser que o produto seja implantado em outra unidade de negócio ou esteja procurando expandir o negócio —, a tratativa de consultoria é diferente, garantindo o foco em melhorar processos e atividades para evitar que problemas aconteçam.

Quais gargalos a Consultoria Toccato soluciona?

A equipe especializada da Toccato ajuda a empresa a solucionar gargalos importantes. Veja, a seguir, quais são eles!

Conhecimento

Muitas vezes, a empresa tem alta rotatividade na equipe e justamente o profissional mais preparado para utilizar a solução implementada deixa a empresa. Esse é um problema comum: existe uma dificuldade em manter o legado do conhecimento, principalmente em ambientes técnicos.

Para amenizar esse aspecto, a Toccato se mantém próxima do cliente. É um processo chamado de Sucesso do cliente, que serve para dar continuidade ao fomento do conhecimento em relação à solução implantada na empresa. Assim, a Toccato detecta a necessidade de promoção de workshops, dia do produto e outras atividades similares.

Estrutura com falhas

Quando a estrutura implantada no empreendimento apresenta falhas (pode ser rendimento inferior, aplicações com lentidão, a camada visual deixa de ser atraente e outras), é comum que esse gargalo seja sanado a partir de um acompanhamento da Toccato. Em resumo, o conhecimento ajuda a minimizar falhas.

Além disso, em situações críticas, a equipe da Toccato recebe essa informação e atua com base na tríade (educacional, estrutural e escrita).

Quais são os diferenciais da Consultoria Toccato?

É possível apontar três diferenciais importantes. Acompanhe-os a seguir!

Saber ouvir

A equipe da Toccato sabe que, se não ouvir o cliente, não vai poder ajudá-lo. Por isso, a etapa de reconhecimento da necessidade do negócio passa muito pela capacidade que os profissionais da Toccato têm de ouvi-lo.

Metodologia de implantação

Os conceitos utilizados pela Toccato foram definidos de forma a minimizar os impactos no empreendimento após a implementação. Ou seja, todas essas etapas servem para que a implantação seja realizada da forma mais efetiva possível.

Repasse de conhecimento

A Toccato treina usuários-chave da empresa para que, com conhecimento da solução, eles sejam capazes de aumentar a sustentação, garantir que o ambiente funcione da melhor forma e ajudar a própria Toccato a evoluir. Isso ocorre porque a tendência é que esses usuários questionem a consultoria no futuro.

O processo de trabalho da Consultoria Toccato, então, traz benefícios para o cliente ao identificar a melhor forma de fazer o empreendimento chegar rapidamente aos resultados almejados. Isso é possível porque permite tomadas de decisão mais precisas e, consequentemente, o fechamento de mais negócios.

Ficou interessado no trabalho dos especialistas da Toccato? Entre em contato conosco, basta preencher os dados abaixo:

Erro: Formulário de contato não encontrado.