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Conheça as 5 principais características de um gestor de sucesso

Conheça as 5 principais características de um gestor de sucesso


Se tornar um gestor de sucesso não é uma tarefa simples. Exige dedicação, paixão pelo que se faz, aperfeiçoamento profissional constante, resiliência, capacidade de liderança e visão ampla sobre a empresa e o mercado em geral.

E não para por aí. Vencer dificuldades no dia a dia, barreiras orçamentárias e saber motivar a equipe ao longo da trajetória são desafios que exigem bastante flexibilidade, para que isso não se reflita de maneira negativa na sua produtividade nem no relacionamento com os colaboradores.

Além disso, existem outras características importantes que devem ser constantemente desenvolvidas e aperfeiçoadas pelos bons gestores. Confira 5 delas neste artigo!

1. Manter-se sempre atualizado

Muitos profissionais da área de tecnologia tendem a se focar apenas nos conhecimentos adquiridos com o passar do tempo para solucionar os problemas no cotidiano da organização.

Contudo um profissional diferenciado busca adquirir novos conhecimentos, inclusive sobre assuntos que englobam o negócio como um todo, como tendências de mercado e boas práticas de outros setores da empresa.

Muitas vezes, a pessoa não visualiza a importância da análise dos dados no seu segmento, mas ao ler sobre uma estratégia bem-sucedida em outra área da empresa, ela percebe uma similaridade e começa a perceber a oportunidade.

Para se tornar um gestor de sucesso, estar atualizado sobre várias vertentes do negócio é fundamental. Além de melhorar seu currículo e imagem corporativa, isso contribui para que a empresa se antecipe às demandas de mercado e ganhe maior vantagem competitiva.

Portanto, fique sempre atento às notícias. Converse com pessoas de outros setores e conheça suas necessidades. Compartilhe novos conhecimentos com a sua equipe para inspirar o surgimento de novas ideias e metodologias de trabalho. Isso faz toda a diferença!

2. Saber lidar e gerenciar a tecnologia

Ficar atualizado em relação às inovações também é essencial para entregar melhores resultados e otimizar processos internos. Como as soluções de tecnologia da informação evoluem rápido, o gestor deve participar sempre que puder de conferências, cursos e webinars para ficar antenado com os avanços do setor.

Dessa forma, é possível conduzir a organização e suas equipes para utilizar a tecnologia da melhor maneira possível, com os softwares de Business Intelligence e Big Data cada vez mais presentes nas empresas.

Como se tratam de duas tecnologias que estão em pleno desenvolvimento, é fundamental que o líder esteja em aprendizado contínuo, para aplicar os novos conceitos na metodologia de trabalho da empresa.

Vale lembrar que a inovação pode (e deve) ser aplicada em prol da gestão, a fim de agilizar processos, elevar a produtividade dos colaboradores e mantê-los sempre preparados para alcançar os resultados desejados. A tecnologia é o caminho para fazer a companhia crescer e se destacar — junto com o gestor.

3. Capacitar colaboradores para reter talentos

Uma das grandes dificuldades no setor de TI é a de reter profissionais. Nesse mercado, é comum que eles aceitem novas ofertas de trabalho com salários e benefícios mais atrativos. Por isso, é um verdadeiro desafio reduzir a rotatividade na área.

Nesse contexto, o líder deve exercer o papel de um verdadeiro agente de mudanças, adequando os processos de gestão de pessoas dentro da organização. Para isso, é importante ter iniciativa e interagir com o setor de recursos humanos, para verificar a possibilidade de oferecer benefícios extras e plano de carreira, dentro do que o orçamento corporativo permite.

Os treinamentos internos e a capacitação constante são fundamentais para mostrar ao empregado que ele é importante para o negócio e que a gestão acredita no seu potencial. Assim, ele veste a camisa da empresa, se dedica, tornando-se mais motivado e proativo, o que se reflete diretamente no desempenho de cada um.

O bônus por produtividade também é uma forma de premiar o colaborador que faz um bom trabalho, o que se torna um reforço positivo para que ele repita esse comportamento.

Quanto mais incentivos a empresa possa oferecer, maior será o interesse da pessoa em se dedicar e buscar o aperfeiçoamento, o que acaba retendo talentos importantes para a estratégia do negócio.

4. Saber como dar e receber feedbacks

O feedback é uma ferramenta fundamental para o gestor de sucesso reunir equipes de alta qualidade e performance. Para chegar a esse patamar, é necessário saber passar a cada um dos colaboradores seus principais pontos fortes e vulnerabilidades, de modo que se possa evoluir continuamente e aprimorar as atividades no cotidiano.

Outro ponto que merece atenção é o caminho oposto: o profissional precisa saber ouvir o feedback por parte dos funcionários e ter bom senso para reconhecer a necessidade de mudar determinadas ações e a maneira de lidar com empregados dos mais diversos níveis.

Os principais benefícios do feedback são:

  • melhor desenvolvimento dos colaboradores;

  • redução da taxa de turnover (rotatividade) da empresa;

  • aumento da performance dos funcionários e das equipes;

  • maior proximidade entre gestores e colaboradores em projetos e atividades laborais;

  • aumento da sinergia no ambiente de trabalho com o passar do tempo;

  • maior credibilidade para o gestor, que passa a ser visto como referência, pois consegue converter desafios em resultados.

Além de todas essas vantagens, o feedback também é útil para o processo de tomada de decisão, baseada na qualidade e melhoria. A demonstração de respeito entre gestor e colaborador também merece destaque, pois torna o ambiente laboral mais leve e a comunicação mais dinâmica e direta.

5. Poder de negociação — o grande diferencial do gestor de sucesso

Um grande problema dos profissionais de TI é o vão profissional entre seus conhecimentos teóricos e a sua aplicação prática no meio corporativo. Por isso, é essencial saber negociar com outros setores da companhia, fornecedores e parceiros comerciais, além de conseguir vender o seu peixe nas reuniões.

O grande diferencial de um bom gestor é aliar técnica, planejamento e capacidade de liderança nos negócios. Cada nova ferramenta, compra ou metodologia deve ser resultado de uma tomada de decisão estratégica.

É importante ressaltar que um gestor de sucesso é muito mais que um profissional de tecnologia: é um líder capaz de reunir diversas competências e habilidades em prol de melhorias na empresa, capaz de trazer retornos positivos para todos os envolvidos no processo.

Se você gostou do nosso post, não deixe de colocar as dicas em prática e se tornar um gestor de sucesso, admirado pelos colegas e colaboradores. Aproveite e confira também o nosso artigo “BI e recursos humanos: por que não utilizar o BI pode ser um risco?”!

 

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