Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Como implantar a gestão da inovação na minha empresa?

Como implantar a gestão da inovação na minha empresa?


A palavra está na boca de todos: inovação. É comum ouvir nos mais diferentes segmentos da economia que é preciso inovar. Cada vez mais tem sido importante criar e apresentar novas soluções para o consumidor e para o mercado. Fazer isso, porém, pode ser um desafio e tanto.

Para começar, é preciso investir em gestão da inovação. E o que isso significa? Que é preciso implementar uma cultura interna que valorize e incentive o processo criativo — a ideia é conseguir obter novas soluções a partir desse ambiente. Como se trata de um assunto novo para muitas companhias, as dúvidas são naturais.

Até há pouco tempo, a criação de ideias nas companhias era totalmente desorganizada. A gestão da inovação chega às empresas para gerenciá-las. Por isso, é preciso que a inovação seja tratada de forma responsável e estratégica — com modelos, recursos e ferramentas adequados.

Neste post, abordamos os aspectos relacionados a esse processo. Quer saber como implantar a gestão da inovação no seu empreendimento? Então, venha com a gente!

O que é e qual a importância da gestão da inovação

Inovar é adotar novas ideias e novas técnicas para impulsionar os resultados almejados pela organização. Para fomentar essa atitude, a gestão da inovação usa estratégias específicas para transformar o modo como os colaboradores lidam com a solução de problemas.

Por isso, quando a organização aposta nela, tem mais chances de se diferenciar da concorrência e, consequentemente, melhorar seus resultados. E é por isso que, enquanto algumas empresas desenvolvem cada vez mais patentes, outras permanecem estagnadas.

Uma coisa é certa: se destacar no mercado não é questão de sorte. Para sobreviver no mundo corporativo, a companhia precisa ter a inovação em sua base. Ou seja, ela deve ser um ciclo que não pode deixar de existir — porque, sem ele, a companhia está no caminho para o fracasso.

Uma boa ideia é, em vez de deixar a inovação nas mãos de um pequeno grupo, dar oportunidade a todos os colaboradores para que se tornem agendes de mudança. Assim, com as habilidades, as ferramentas e a permissão para resolver problemas, cada um deles pode ousar e encontrar as melhores soluções.

Qual o seu papel nas empresas

Empreendimentos que investem em gestão da inovação têm mais chance de derrubar os obstáculos que impedem o surgimento, a implementação e a execução de ideias arrojadas. É importante, portanto, que não haja bloqueios (regras, ambiente e comportamentos) para a colaboração e a sugestão de melhorias e inovações.

Quanto mais a inovação for incentivada na companhia, mais seus colaboradores vão se sentir motivados por serem ouvidos — e, com isso, mais ideias e soluções vão ser apresentadas. Além disso, o reconhecimento perante o mercado é proporcionalmente maior.

Qualquer trabalhador pode ter boas ideias, mas criar um ambiente que valorize a contribuição, selecione os melhores conceitos e seja capaz de levá-los ao mercado não é uma tarefa fácil. E mais: as soluções propostas devem ter aplicação prática.

Para isso, é essencial que elas busquem respostas para problemas e necessidades do dia a dia do negócio. Afinal, ótimas ideias, que não tenham correlação com a realidade, não podem ser colocadas em prática nem inseridas no mercado.

Como implantar a gestão da inovação

Desenvolver uma estratégia de implantação da gestão de inovação requer planejamento. Acompanhe, a seguir, algumas etapas que podem tornar esse processo mais fácil.

Envolva a equipe

Para que traga melhores resultados, a gestão da inovação deve envolver colaboradores com visões e habilidades distintas. Assim, os de perfil criativo podem pensar em novas ideias enquanto os analíticos simplificam seus conceitos e os mais hábeis em execução as implementam.

Pode ser interessante orientar que o envio de ideias seja sempre coletivo, com, no mínimo, dois criadores. Isso faz que os participantes se juntem para desenvolver as propostas. Essa diversidade permite que sempre haja uma avaliação mais ampla sobre as ideias apresentadas.

Capacite os profissionais

São os colaboradores que estão no dia a dia da operação que sabem que tipo de inovação é necessário em seus processos de trabalho. É importante, entretanto, que eles conheçam as novidades tecnológicas para ampliar sua percepção de como e em que inovar.

Manter os trabalhadores em constante capacitação ajuda no intercâmbio de informações e na aquisição de novos conhecimentos. Com isso, esses profissionais entram em contato com outras realidades e são expostos a ideias que ajudam a ampliar sua compreensão.

Incentive a ação

Fazer algo é melhor do que não fazer nada. Muitas vezes, o colaborador que tem uma ideia muito simples pode não querer apresentá-la. Cabe à empresa incentivá-lo a trazer propostas independentemente do seu grau de sofisticação.

Uma das formas de motivar esse processo é oferecer estímulo ao trabalho colaborativo. Assim, além de fazer as ideias ganharem mais amplitude, com a contribuição de várias pessoas, isso favorece a troca de experiências entre os profissionais e a construção de networking.

Paralelamente, vale adotar canais de comunicação interna que permitam que todos tenham a oportunidade de oferecer recomendações de melhoria. Enquanto caixas de sugestões ajudam na captação de material, veículos de divulgação (como jornais, revistas, intranet e outros) podem servir de espaço para expor ideias inovadoras.

Simplifique a aprovação de ideias

Muitas ideias podem ser implementadas facilmente, com pouco ou nenhum investimento. Fazê-las passar pela avaliação do comitê de aprovação pode acabar retardando uma melhoria importante. Além disso, com a demora na resposta e na colocação da ideia em prática, pode haver desmotivação dos colaboradores.

O ideal, então, é dar autonomia aos líderes para que aprovem diretamente as propostas mais simples. Com isso, o retorno sobre as ideias enviadas é mais rápido — e muitas implementações podem ocorrer de forma mais ágil.

Invista em reconhecimento

Ter a equipe engajada no processo é essencial para conseguir bons resultados com a gestão da inovação. Para mantê-los motivados, é importante que seus esforços na criação e na apresentação de ideias que solucionem dificuldades da organização sejam reconhecidos.

Há muitas formas de fazer isso. Pode-se, por exemplo, apresentar mensalmente os profissionais mais inovadores para toda a companhia. Isso estimula a participação, tanto dos vencedores quanto dos colegas que têm ideias igualmente inovadoras.

Outra opção é retornar para os colaboradores parte dos ganhos financeiros obtidos. E há, ainda, as empresas que escolhem ter um sistema de pontos que ofereça o resgate de prêmios — que podem variar de dias de folga a viagens com acompanhante, passando por eletrodomésticos e outros brindes.

E então, já se sente preparado para implantar a gestão da inovação na sua organização? Que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Assim, outros interessados também podem ter acesso a ele!

Botao para ebook toccato reduzir custos

Artigos relevantes

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing


Temos o prazer de anunciar uma nova dimensão em nossa oferta de serviços: a parceria da Toccato com o Google Cloud…

Leia mais
Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
A Toccato mudou: saiba tudo sobre o nosso rebranding

A Toccato mudou: saiba tudo sobre o nosso rebranding


ocê reparou que a Toccato mudou? Nossa marca passou por uma transformação significativa, refletindo nosso compromisso com a inovação e…

Leia mais