Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Cloud computing: como integrar dados no setor da saúde?

Cloud computing: como integrar dados no setor da saúde?


A tecnologia de cloud computing já deixou de ser tendência em TI e se transformou em uma das principais tecnologias em utilização nas empresas hoje, porém, ainda existem algumas dificuldades em lidar com essa solução.

Uma das principais preocupações é com a integração de dados, principalmente no setor de saúde, que lida com dados confidenciais de pacientes e não pode, de maneira nenhuma, vazar informações.

Para ajudar você a resolver esse problema e encontrar uma forma de integrar dados no setor de saúde de uma forma segura para prestar o melhor serviço ao paciente, criamos este post. Continue conosco e confira!

Cloud computing

A tecnologia em nuvem criou uma série de possibilidades para as empresas, sendo que a mobilidade permite a inserção de dados, assim como a consulta de qualquer local apenas com um dispositivo e acesso à internet.

Seu funcionamento é muito simples. Basta a contratação de um fornecedor de cloud, em forma de plataforma, sistema ou infraestrutura ou a criação de seu próprio servidor remoto.

Com isso, é possível desenvolver diversas ferramentas hospedadas em nuvem, facilitando o trabalho no setor de saúde e permitindo uma integração de dados que não era possível anteriormente.

Outro ponto positivo para a tecnologia é a redução de custos investidos em TI, uma vez que pequenas clínicas podem ter um acesso facilitado a tecnologias modernas por meio do cloud.

Como toda a estrutura física é de responsabilidade do fornecedor de nuvem, pode-se dispensar até mesmo a necessidade de uma equipe interna de TI, podendo-se manter apenas um profissional ou terceirizar também o serviço, cortando ainda mais custos.

Soluções de integração

Contudo, o mundo do cloud não são apenas flores. Muitas empresas, principalmente no setor de saúde, não sabem quais ferramentas utilizar ou como realizar a integração de seus dados, perdendo assim boa parte do potencial da tecnologia cloud.

Entre as principais soluções para realizar uma boa integração de dados em nuvem, podemos citar as seguintes:

Inteligência artificial

Mesmo que os robôs superinteligentes das telas de cinema ainda não estejam disponíveis hoje, já contamos com muitos avanços dentro da inteligência artificial e já existem diversas ferramentas baseadas em técnicas de IA.

Por exemplo, os chatbots, softwares de atendimento inteligente que são capazes de entender a linguagem humana e se passar por um atendente comum, identificando o problema do cliente e apontando a solução.

Com isso, podemos esperar muito da inteligência artificial no setor de saúde. Seja com auxílio no diagnóstico de doenças, acompanhamento de pacientes, coordenação de recursos, entre outras atividades inerentes a área.

Soluções de IA na saúde podem auxiliar na criação da chamada medicina de precisão, auxiliando os profissionais a tomarem as melhores decisões de acordo com os dados levantados pelo sistema.

Integração de dados

Os pacientes costumam se consultar com diversos profissionais ao longo da vida, sendo que fica difícil montar um histórico acerca de todos seus dados clínicos, uma vez que os registros estão espalhados.

É preciso não apenas buscar montar uma base única, mas conscientizar o paciente de que todas essas informações podem ser relevantes no caso de tratamentos futuros e até mesmo para identificar possíveis tendências de desenvolvimento de doenças.

Sendo assim, você pode pedir ao paciente que traga todos os seus registros clínicos para inserção em um Big Data, permitindo um controle muito melhor acerca dessas informações.

Aplicativos

Os smartphones já fazem parte de nossas vidas e é difícil imaginar como era a vida antes desses dispositivos. Hoje, podemos realizar praticamente tudo por meio de um celular com acesso à internet.

Isso torna os smartphones grandes aliados para a coleta de informações acerca da saúde seus pacientes. É possível criar aplicativos de monitoramento, nos quais o indivíduo possa cadastrar determinados dados em determinados horários.

Com isso, formaria-se um banco de dados acerca dos hábitos do paciente, que pode auxiliar durante o processo de identificação das causas de determinados sintomas e doenças.

Além disso, o aplicativo também pode ser utilizado como um link direto entre os pacientes e um profissional de saúde, disponível 24 horas para tirar dúvidas e auxiliar os indivíduos.

IoT

A internet das coisas (IoT) é um conceito muito simples e que tem diversas aplicações. Ela vem fazendo muito sucesso na indústria, porém o setor de saúde também pode se valer dessa tecnologia.

Imagine um dispositivo conectado ao paciente, 24 horas por dia, coletando dados acerca de sua saúde e hábitos e enviando a um servidor, criando um grande banco de dados de informações relevantes.

Pois é isso que a IoT tem a capacidade de realizar. Os dispositivos podem ser variados e já existem diversas soluções disponíveis no mercado que realizam esse tipo de atividade.

Utilizando a IoT, o profissional de saúde tem acesso a toda a rotina do paciente e pode identificar rapidamente todas as causas de seus problemas e doenças, facilitando o diagnóstico e tratamento.

Análise de dados

Falamos muito em como coletar informações e sobre o quão importante para as empresas do segmento de saúde é estar bem informado acerca da rotina de seus pacientes, mas como lidar com todos esses dados?

Os Big Data são grandes estruturas de armazenamento de informações que tem a capacidade de lidar com um grande volume de dados. São utilizados hoje, principalmente por grandes empresas para analisar dados financeiros e de produção, porém sua aplicação também se dá no setor de saúde.

Por meio dessas grandes estruturas em nuvem, pode-se realizar a análise de dados coletados junto ao paciente, com diversos diagnósticos para entender melhor seu quadro clínico e decidir pelo melhor tratamento no seu caso.

Fornecedores

Mostramos acima algumas das principais soluções hoje para a integração de dados de saúde em um contexto de cloud computing, mas além de escolher por uma ferramenta adequada, é necessário também selecionar muito bem seu fornecedor.

Existem várias empresas no mercado hoje que disponibilizam soluções em nuvem para os mais diversos fins e com isso a contratação de um bom fornecedor é um desafio.

É preciso buscar referências no mercado e estar atento a diversos pontos como; tempo de resposta, qualidade de aplicação, cumprimento de demanda, entre outros. O ideal é buscar por um fornecedor com experiência de mercado.

O cloud computing veio para ficar e pode fornecer ótimas soluções para o setor de saúde, permitindo prestar o melhor atendimento ao paciente e a solução para vários desafios do setor da saúde.

A Toccato mantém uma equipe diferenciada de profissionais com larga experiência em Business Inteligence e análise de dados. Entre em contato conosco agora mesmo e veja o que podemos fazer por você!

analise-preditiva-ebook-gratuito

 

 

Artigos relevantes

BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação

BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação


Se você está em busca de uma solução eficiente para armazenar e analisar grandes volumes de dados, então o BigQuery…

Leia mais
Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing


Temos o prazer de anunciar uma nova dimensão em nossa oferta de serviços: a parceria da Toccato com o Google Cloud…

Leia mais
A sincronização de dados com o Toccato Sync

A sincronização de dados com o Toccato Sync


Você já se perguntou como a sincronização de dados pode transformar a eficiência e performance no seu ambiente Qlik Sense? Na…

Leia mais