Eficiência operacional em alta no setor supermercadista com Qlik
Com o objetivo de atingir maiores patamares de eficiência operacional, a tecnologia precisa ser encarada como uma aliada. Ferramentas avançadas…
O mercado de análise de dados segue crescendo em ritmo acelerado. Afinal, sob forte influência da crise na saúde pública e do avanço da digitalização, a adoção de tecnologia na área tem estado cada vez maior. E é por meio do uso de Big Data no mercado financeiro que diversos processos empresariais vêm sendo melhorados.
Influenciado por este cenário também está o grande volume de dados gerados pelas empresas, que passou a ser visto como ponto chave em estratégias e tomadas de decisão. Isso porque o Big Data reúne, armazena, processa e permite realizar análises em relação a informações fundamentais que impactam o desempenho do negócio.
Dito isto, vale ressaltar a importância de estar atento às mudanças que podem atingir as organizações e conhecer as transformações do Big data no mercado financeiro. Continue lendo e entenda mais sobre isso!
Uma das maiores tendências do setor financeiro é apostar em estratégias de investimento com base em dados. Os dados permitem uma visão global sobre o mercado. Assim, avaliações analíticas são feitas com objetividade em relação à melhor forma de investir.
Trata-se de um método que garante que a tomada de decisão seja fundamentada em informações relevantes, atualizadas e reais, evidenciando motivos economicamente motivados para que a estratégia seja traçada. Ou seja, o Big Data no mercado financeiro conta com a finalidade da assertividade a partir de análises avançadas.
Dessa forma, as empresas podem visualizar grandes volumes de dados específicos, que sejam úteis e ofereçam vantagens na hora de decidir quais os planos de ações adotar, com base em informações diferenciadas e não convencionais.
Por exemplo, é possível visualizar dados de mercado, como registros de demonstrações financeiras disponíveis, volumes e retornos. Além disso, também possibilita analisar dados difíceis de quantificar e que sejam de várias fontes, como imagens, falas e idiomas.
Existem vários fatores que contribuem para o sucesso de um negócio. Mas, certamente, o uso de dados no mercado financeiro vem sendo uma das estratégias mais impactantes em relação ao aumento de desempenho, melhoria dos processos internos das organizações e quanto às transformações de diversos setores, como:
As ações de investimentos em renda variável acabam por variar muito no preço e isso depende de ocorrências políticas e sociais do período. Com isso, a tecnologia é usada para observar padrões de preços das operações, em um sentido mais reativo. No entanto, o Big data no mercado de investimento trouxe novas possibilidades.
Isso porque ele permite que análises de grandes volumes de dados sejam feitas, avaliando o comportamento do mercado e as possíveis mudanças que possam ocorrer e levar às alterações na bolsa.
Já neste cenário, a inovação seria a ausência de limitação para o usuário, que não necessariamente permanece preso a um único branco. Ele pode fazer transações de diferentes plataformas e permitir que seus dados inicialmente restritos ao banco sejam acessados por instituições financeiras, por exemplo.
Isso torna a área mais competitiva, transparente e vantajosa tanto para o usuário quanto para o próprio mercado.
A transformação digital também impulsiona a geração de grandes volumes de dados e, com o uso de Big data no mercado financeiro, é possível conhecer tendências do público e pensar estratégias de melhorias para seus serviços e atendimento, de modo que atendam às expectativas do cliente.
Os dados apontam tendências e evidenciam os hábitos e perfis de consumo, o que influencia em uma maior personalização dos serviços bancários e na centralização do cliente nas estratégias pensadas.
Um dos principais motivos que influenciam na inserção de Big Data no mercado financeiro é a exigência rigorosa de protocolos e requisitos de segurança específicos em relação às instituições financeiras e bancárias, como a Lei Geral de Proteção de Dados.
O Big Data traz mais segurança tanto para a instituição quanto para o usuário, visto que é um meio de garantir maior prevenção contra fraudes e complicações. Por exemplo, ao avaliar o padrão de comportamento de seus clientes, os bancos e instituições podem identificar se uma compra foi feita fora do padrão e tomar medidas adequadas.
Outro ponto que merece destaque quanto às transformações do Big Data no mercado financeiro é a análise de risco. O setor de empréstimo é um que sofrerá impactos, visto que o Big Data tem a capacidade de deixar a análise de juros cada vez mais precisa, ao evidenciar absolutamente tudo sobre o cliente.
Assim, é possível saber seu histórico de empréstimos e padrão de comportamento em relação ao consumo e pagamentos realizados, o que contribui para entender melhor o risco e oferecer juros mais assertivos.
Como mencionamos, o Big Data no mercado financeiro torna o setor mais competitivo. Dessa forma, todo o sistema deve se tornar mais transparente. Afinal, o volume de dados que deverão ser compartilhados e movimentados será gigantesco, o que indica que é preciso de um enorme potencial para fazer uso dele.
Ou seja, considerando todos os desafios com os quais as companhias terão que lidar, vai sair na frente quem tiver maior capacidade de melhor analisar e usar todo esse conjunto de informações.
Por fim, esperamos ter contribuído com o seu entendimento sobre a importância do Big Data no mercado financeiro para a competitividade e saúde das empresas, seja atraindo mais clientes, substituindo processos manuais por automatizados, aumentando o lucro com menos trabalho, entre outros benefícios.
Agora, se você quer preparar a sua empresa para todas essas tendências e transformações do setor, de modo que esteja à altura da competitividade do mercado, saiba que pode contar com o Grupo Toccato.
Está precisando de soluções que ajudem você a identificar quais são os pontos a serem melhorados e aprimorados dentro do negócio? Conheça mais a Toccato e veja quais são os benefícios de se tornar cliente!
Com o objetivo de atingir maiores patamares de eficiência operacional, a tecnologia precisa ser encarada como uma aliada. Ferramentas avançadas…
A combinação de análise de dados, análise preditiva e Business Intelligence (BI) oferece ferramentas poderosas que otimizam processos, antecipam necessidades…
A criação de relatórios de pesquisa pode ser a ajuda certa se você busca uma gestão assertiva em sua organização.…
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.
Calcule a sua maturidade em dados