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A Toccato mudou: saiba tudo sobre o nosso rebranding


ocê reparou que a Toccato mudou? Nossa marca passou por uma transformação significativa, refletindo nosso compromisso com a inovação e a excelência em Business Intelligence. Então, que tal mergulhar conosco nesta jornada de rebranding, onde revelamos cada detalhe por trás da evolução da nossa identidade?

Descubra como e por que a Toccato está se reinventando para o futuro. Continue lendo para explorar a história completa desta emocionante transformação.

– A jornada da Toccato até o rebranding
– O processo criativo do rebranding
– Estratégias e implementação
– Impacto e recepção da mudança da Toccato pelo público
– Reflexões e próximos passos
– Faça parte dessa evolução com a Toccato

A jornada da Toccato até o rebranding

Primeiramente, desde sua fundação em 2006, o Grupo Toccato tem se destacado no setor de Business Intelligence, transformando dados em soluções de negócio inovadoras.

Desse modo, com sede em Florianópolis e presença nas principais capitais do Brasil, o Grupo Toccato, que inclui as empresas Toccato e AnalisaBR, tem acompanhado seus clientes em toda a jornada de dados.

No entanto, o mercado está em constante evolução, e com ele, as expectativas dos clientes, não é mesmo?

A decisão pelo rebranding

Então, reconhecendo a necessidade de se manter à frente, a Toccato embarcou em uma jornada de rebranding, impulsionada por análises de mercado profundas e uma visão clara para o futuro.

Sendo assim, a iniciativa de rebranding é um marco significativo na nossa trajetória!

Ele simboliza uma nova era de inovação e crescimento. É um reconhecimento de que, para permanecer relevante e competitivo, é essencial não apenas acompanhar, mas liderar as mudanças nas tendências de design e comunicação.

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O processo criativo do rebranding

Tudo começou quando reavivamos um esboço de logo que estava arquivado. Isso sinalizou o começo de uma transformação significativa. A equipe responsável por esse renascimento incluiu profissionais com uma vasta experiência anterior, como o nosso head de marketing, nossa coordenadora de marketing e uma UX designer do time de serviços.

+Quem é Fernando Carvalho? O nome por trás do rebranding da Toccato

Dessa forma, essa colaboração resultou em várias sessões de brainstorming focadas em inovação e criatividade.

E o resultado desse esforço conjunto?

Novo logotipo e identidade visual

Durante o rebranding, a Toccato adotou um novo logotipo e revisou sua identidade visual para refletir melhor a evolução da empresa. Sendo assim, a mudança passou por algumas fases, incluindo: 

  • Novo logotipo: a transição do símbolo de uma mão para um olho enfatiza nossa capacidade de fornecer insights precisos e a importância da visão na era digital.
  • Paleta de cores: mudamos do verde para o azul, associado a confiança e modernidade, e introduzimos o laranja para criar contraste e aumentar a visibilidade em plataformas digitais e impressas.
  • Tipografia e outros elementos visuais: selecionamos tipografias e elementos que complementam nossa nova paleta de cores e reforçam, então, a modernidade e acessibilidade da marca.

Redefinição da mensagem da marca

A parceria com a Agência Sonder nos permitiu redefinir nossa mensagem de marca, tom de voz e posicionamento:

  • Mensagem da marca: atualizamos nossa mensagem para destacar nossa evolução de uma distribuidora de produto único para uma multi distribuidora com soluções diversificadas.
  • Tom de voz e posicionamento: o tom de voz foi ajustado para comunicar nossa nova abordagem, focada em oferecer múltiplas soluções para diversas jornadas de negócios.

Estratégias de marketing e comunicação

Além disso, implementamos novas estratégias de marketing e comunicação para promover nossa marca renovada:

  • Parceria estratégica: Sonder nos auxiliou na adaptação de nossos materiais criativos e na programação de posts e campanhas de tráfego pago. Focando, então, em marketing de conteúdo e em uma estratégia de lançamento sincronizado da nova Toccato.
  • Pacote de vídeos: também decidimos investir em um pacote de vídeos, incluindo materiais de rebranding, manifesto, institucionais e de parceiros. Dessa forma, trouxemos modernização para a nossa comunicação e fornecer conteúdo educativo e acessível.

Confira um pouco do resultado desse trabalho:

Estratégias e implementação

Já a estratégia de lançamento do novo branding da Toccato foi meticulosamente planejada para maximizar o impacto e a visibilidade.

Desse modo, com a ajuda e parceria da Agência Sonder, utilizamos uma combinação de marketing digital, comunicação assertiva e eventos selecionados para apresentar a nova identidade ao mercado.

A tecnologia e a inovação desempenharam papéis fundamentais, permitindo, então, a implementação de campanhas de marketing direcionadas e o uso de plataformas de mídia social e e-mail marketing para alcançar e engajar o público-alvo de maneira eficaz.

Portanto, essas estratégias foram cruciais para garantir uma transição suave e bem-sucedida para o novo branding.

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Impacto e recepção da mudança da Toccato pelo público

O lançamento da nova identidade visual da Toccato marcou um momento significativo na história da empresa, recebido com grande entusiasmo e apoio por parte de clientes, parceiros e stakeholders.

Além disso, a coincidência com a renovação de marca da Qlik, um dos nossos parceiros estratégicos, ampliou ainda mais o impacto desse movimento. Demonstrando, então, uma harmonia impressionante com as tendências de mercado e reforçando nossa relevância no setor de BI.

A recepção positiva de nossa nova marca é um testemunho do valor que nossos clientes e parceiros veem em nosso trabalho e nossa visão.

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Reflexões e próximos passos

Portanto, o rebranding da Toccato se revelou uma jornada de descobertas e crescimento, trazendo à luz várias lições valiosas e delineando um caminho claro para o futuro da marca.

Lições aprendidas

Nesse sentido, por meio de um processo meticulosamente planejado, aprendemos a importância de:

  • Planejamento detalhado: a preparação cuidadosa foi crucial para o sucesso do rebranding. O que nos permitiu antecipar desafios e oportunidades.
  • Flexibilidade para ajustes: as várias sessões de ajuste mostraram que a flexibilidade é essencial para refinar a marca conforme recebemos feedbacks, especialmente insights valiosos da nossa Diretoria.
  • Importância do feedback: coletar e integrar feedback foi fundamental para o desenvolvimento de uma identidade visual que verdadeiramente representa a Toccato e ressoa com nosso público.
  • Inovação na identidade visual: o estudo aprofundado de cores, elementos e mensagens, bem como a criação de conceitos únicos como o dAIta quest (um jogo de palavras utilizando o “TO” da Toccato para formar o “D” de data) e a revitalização da my data Academy, enfatizam nossa busca por uma identidade visual única.

Visão de futuro

Sendo assim, com as lições aprendidas, a Toccato está agora voltada para:

  • Reforço da marca em eventos: aumentaremos nossa presença em eventos relevantes para solidificar a nova identidade da Toccato no mercado.
  • Expansão da gama de produtos: continuaremos a inovar e expandir nosso portfólio, buscando sempre soluções que atendam e superem as necessidades dos nossos clientes.
  • Redesenho do site: o site da Toccato será constantemente atualizado para refletir nossa nova identidade visual e oferecer uma experiência de usuário aprimorada, alinhada com nossa visão de futuro.

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Faça parte dessa evolução com a Toccato

Por fim, o rebranding foi mais do que uma mudança estética, foi uma reafirmação da nossa missão e visão.

Dessa forma, nos comprometemos diariamente a transformar dados em soluções inovadoras e eficazes para os negócios, uma promessa que se reflete não apenas em nossa nova identidade visual, mas em todas as ações e estratégias da empresa.

Além disso, para uma compreensão mais profunda da nossa missão e visão pós-rebranding, convidamos todos a assistir ao nosso vídeo de rebranding e manifesto disponível aqui, em nosso Instagram.

Com uma base sólida e uma direção clara, estamos entusiasmados com o que o futuro reserva para a Toccato, nossos clientes e parceiros.

Que tal fazer parte dessa evolução? Entre em contato e descubra tudo o que podemos fazer pela sua empresa.

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