Eficiência operacional em alta no setor supermercadista com Qlik
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Em 2023, o setor supermercadista brasileiro alcançou o faturamento de R$1 trilhão, o que representa 9,2% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), de acordo com a pesquisa Ranking ABRAS 2024. Porém, mesmo com resultados grandiosos, hipermercados, supermercados, atacarejos, lojas de conveniência e até pequenos mercados de bairro, enfrentam desafios, que podem ser contornados com soluções de Business Intelligence (BI).
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No setor supermercadista, a BI é capaz de aprimorar a previsibilidade financeira, fortalecer relações com fornecedores e oferecer uma visão holística do negócio. Além disso, é possível otimizar estoques, melhorar a gestão do negócio e personalizar ofertas para clientes. Todos esses pontos são de extrema importância em um cenário altamente competitivo, como o de hoje. Portanto, para os supermercados se destacarem, enfrentarem desafios e expandirem de forma sustentável, é necessário manter-se na vanguarda da análise de dados.
Neste artigo, vamos entender como informações do dia a dia podem se tornar estratégias importantes para o varejo, com o objetivo de tomar decisões assertivas. Isso será feito a partir dos seguintes tópicos:
Tanto informações jurídicas, quanto sobre os clientes, precisam de análises contínuas em todos os canais de operações do setor supermercadista. Apesar disso, essa avaliação não acontece em grande escala, seja pela complexidade de reunir as informações ou de, realmente, estudá-las e tirar conclusões a partir delas.
Nesse cenário, varejistas sofrem com empecilhos, como o desconhecimento sobre os hábitos de compra dos clientes, estoques ineficientes, falta de compliance fiscal e gargalos administrativos.
Primeiramente, para resolver essas questões, é necessário perder o medo dos dados. A publicação SuperHiper, realizada pela Abras em 2023, sugere a adoção de novos indicadores para combater desafios do setor. Eles são:
Com o estabelecimento dos indicadores mencionados anteriormente, é possível colocar soluções em prática, a partir das seguintes estratégias:
Desafio | Estratégia |
Antecipar problemas financeiros | Faça uma análise detalhada dos dados financeiros históricos e em tempo real, o que possibilita fazer a previsão de receita e estoques. |
Melhorar relação com fornecedores | Integre dados de sazonalidade, demografia e aspectos regionais para fornecer uma visão completa do negócio e conseguir negociar com fornecedores de uma forma mais eficaz. |
Precificação estratégica | Ajuste dinamicamente os preços dos produtos com base em análises de vendas e concorrência. |
Melhorar a experiência do cliente | Utilize o histórico de compras do cliente e ofereça uma experiência personalizada, com base no que ele pode se interessar a comprar. |
Inteligência Analítica: aprenda a prever o que seu cliente deseja
Apostar em Business Intelligence é vital para que varejistas se destaquem em meio à concorrência. Ainda sim, ela demanda cuidados. Um deles é certificar-se da qualidade dos dados analisados, para que não haja redundância ou falta de informações necessárias.
Além disso, é preciso ter uma atenção especial à segurança dos dados. Essa medida é de suma importância para:
Antes de tudo, a segurança dos dados afeta diretamente a confiança do cliente. Dessa forma, vazamentos de informações sigilosas podem resultar em danos à reputação da empresa.
Todas as vezes que lidar com informações privadas, o setor supermercadista deve cumprir com regulamentações como, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que impõe regras rígidas sobre o tratamento de dados pessoais. Definitivamente, violações podem resultar em multas e processos para a empresa.
Por fim, mas não menos importante, dados mal protegidos podem ser alvo de fraudes e ataques cibernéticos, resultando em perdas financeiras e danos à imagem da empresa.
A Toccato conta com diversas soluções para o setor supermercadista. Por exemplo, o BI Supermercado é a tecnologia essencial para fazer a gestão de um pequeno ou médio estabelecimento até uma rede de varejo.
BI Supermercado abrange 16 processos: |
– Faturamento; – Orçamento; – Previsão de venda; – Promessa de entrega; – Expedição; – Exportação; – Meta de venda; – Assistência técnica; – Representante; – Cliente; – Política comercial; – Pedido de venda; – Pedidos web; – Pedidos mobile; – SAC; – Telemarketing. |
Com tecnologia de ponta, essa ferramenta de Business Intelligence está na nuvem, garantindo atualizações tecnológicas, segurança da informação e evolução de recursos. Além disso, a implementação dela é feita rapidamente: os colaboradores são capacitados em até cinco horas.
Portanto, fale com um dos nossos consultores e peça uma demonstração do BI Supermercado para o seu negócio!
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