Eficiência operacional em alta no setor supermercadista com Qlik
Com o objetivo de atingir maiores patamares de eficiência operacional, a tecnologia precisa ser encarada como uma aliada. Ferramentas avançadas…
Fazer a gestão de um negócio com um mercado em situação arisca, a constante necessidade de tomada de decisão rápida e assertiva e a busca contínua em melhorar os resultados são desafios que muitos gestores enfrentam.
Se a sua rotina é composta por todos esses tipos de preocupações e você ainda não tem soluções de BI — Business Intelligence — bem ajustadas a seu favor, é hora de refletir mais sobre o assunto.
Para ajudá-lo com essa reflexão, ponderamos algumas áreas e aplicações do BI que fazem a diferença no resultado de qualquer empresa.
Sendo um conjunto de metodologias, controle, agrupamento e tratamento de informações, o Business Intelligence tem como objetivo principal conseguir convergir dados provindos de várias áreas e fontes diferentes em informações úteis e com alto grau de relevância para a tomada de decisão.
É uma ferramenta de grande valor estratégico e comunga muito bem com o desafio de poder enxergar de maneira verdadeira e rápida a atual situação da empresa e indicar possíveis caminhos para que os seus líderes e gestores consigam apontar o negócio para o rumo certo.
É possível, por exemplo, utilizar a análise de dados de uma maneira preditiva: avaliar o histórico e, junto ao entendimento do atual contexto, traçar cenários futuros. Qual gestor não gosta de ter à mão uma solução que consiga mostrar as possibilidades de rotas a serem tomadas em vez de ficar se baseando somente no seu próprio achismo?
Além disso, a administração de qualquer empresa ou departamento se torna extremamente mais ágil tendo relatórios automatizados e dashboards customizados em vez de ser necessário ficar atualizando periódica e manualmente centenas de controles e planilhas que, ainda por cima, correm o risco de conter erros.
Se unirmos um pouco de Big Data Analytics (para avaliar o mercado) e toda a small data (referente ao seu próprio negócio) devidamente tratada e estrategicamente organizada, teremos disponível um extraordinário potencial de conhecimento para aprimorar as decisões de marketing.
Entender como o cliente pensa e se comporta é muito importante para o direcionamento de toda a publicidade produzida, para o ajuste na forma de abordagem e para a calibração de todo o mix de marketing do negócio.
Assim, extraindo o conhecimento que as ferramentas de BI podem oferecer, seu pessoal de marketing terá condições de implementar a melhor maneira de conseguir fidelizar clientes e aumentar o seu marketing share.
Faça as campanhas mais produtivas, trabalhe melhor os produtos que dão mais resultados e conquiste mais afinidade junto ao seu público, sabendo exatamente o que funciona ou não, por meio da sua análise de business intelligence de marketing.
Bem aplicado à toda a parte de logística, uma solução de BI consegue oferecer os indicadores que uma empresa precisa para conseguir perceber o que anda fazendo de certo e errado quanto à sua operação de estoque.
Saber quais os produtos (ou serviços) são responsáveis por melhores resultados e conseguir acompanhar exatamente as despesas que se têm para mantê-los em circulação é fundamental para uma boa análise de rentabilidade.
Descubra quais os itens que precisam ter disponibilidade constante em seu depósito, quais são aqueles que têm um giro mais rápido e também os que, apesar de não serem os mais lucrativos, são responsáveis por proporcionar a venda de vários outros.
Essas informações você dificilmente terá somente olhando para as planilhas tradicionais de compras para reposição do seu estoque.
Você sabe qual o departamento, produto ou processo dá à sua empresa a maior taxa de retorno? Sabe se pode cortar aquele que diretamente parece não trazer benefícios financeiros?
Essas e outras perguntas, embora sejam de grande importância, não costumam ter respostas rápidas e muito menos fáceis — não ao menos utilizando uma metodologia mais tradicional de gestão.
A coisa muda um pouco de figura quando aplicamos ferramentas de BI. É muito importante deixar claro que a preocupação do business intelligence é conseguir oferecer os resultados e respostas para as perguntas que temos que fazer ao negócio.
Quanto ao processo, apesar de ser parte fundamental para a descoberta dessas respostas, não deve tomar tanto tempo assim. Essa é uma das diferenças fundamentais entre os modelos tradicional e o baseado em soluções de BI.
Quando o assunto é gestão de riscos, sabemos que existem três possibilidades de lidar com eles: eliminar (terceirizando a seguradoras, por exemplo), mitigar (reduzindo a sua probabilidade ou efeitos) e assumir (entendendo que não há uma solução mais efetiva e economicamente viável).
A grande questão é como saber o que fazer diante de cada situação que aparece. Qual a melhor forma de medir, prevenir ou remediar?
Utilizando avaliações de impacto e simulações de cenários futuros, o BI oferece uma boa capacidade de entendimento perante a situação em questão e os seus efeitos no tempo.
Usando business intelligence a seu favor, será possível ter muito mais segurança ao tomar decisões quanto ao enfrentamento de riscos e inclusive a identificação e mapeamento de alguns que ainda não tinham sido considerados.
Por isso, e também como foi possível ver em todos os outros casos mencionados anteriormente, é fundamental para empresas que levam a função dos gestores a sério e se empenham em ter informações sólidas, atualizadas e confiáveis disponíveis para uma boa tomada de decisão, dispor de soluções de business intelligence.
Praticamente todos os setores irão se beneficiar da integração automática, e um tratamento bem-feito de informações — marketing, gerência, comercial, produção, logística, financeiro, estoque, pesquisa e desenvolvimento e até mesmo o departamento pessoal.
Se por acaso ainda não existe uma iniciativa desse tipo em seu negócio, procure buscar mais informações sobre o assunto, entenda o que as empresas líderes de mercado andam fazendo e compare a atuação e resultados entre instituições que não utilizam o BI e outras que fazem dele peça fundamental de sua estratégia de gestão.
Se quiser mais uma ajuda para entender melhor sobre a business intelligence e outros assuntos relacionados ao mercado corporativo, assine nossa newsletter e receba tudo isso com o máximo de comodidade.
Com o objetivo de atingir maiores patamares de eficiência operacional, a tecnologia precisa ser encarada como uma aliada. Ferramentas avançadas…
Cada uma das soluções Qlik atende a diferentes necessidades de BI. Por exemplo, Qlik Sense é ideal para análises interativas…
A análise preditiva é uma técnica poderosa que utiliza dados para prever tendências e antecipar problemas. No setor varejista, isso…
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.
Calcule a sua maturidade em dados