A Ferreira Costa adotou a plataforma da Qlik, multinacional de software de visualização de dados.
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Terceira maior rede de lojas Samsung do Brasil, a Varejo Mais é uma empresa jovem, que tem a inovação em seu DNA.
Terceira maior rede de lojas Samsung do Brasil, a Varejo Mais é uma empresa jovem, que tem a inovação em seu DNA
Na Varejo Mais, o futuro já chegou. A terceira maior rede de lojas Samsung do Brasil tem em seu DNA a busca contínua pela inovação e desenvolvimento de ferramentas de gestão que ajudem a tomar decisões rápidas e que levem a mudanças precisas. “É uma empresa jovem de espírito e de idade e acredita que, para competir nesse mundo corporativo com gigantes, tem que se destacar com agilidade, ousadia e atitude”, define Thadeu Oliveira, sócio e presidente da rede.
A Varejo Mais nasceu em 2013 e, dois anos depois, já estava presente em cinco estados. De 2015 a 2018 experimentou um crescimento acelerado e hoje reúne 30 lojas em sete estados das regiões do Norte, Nordeste e Sudeste do país. A plataforma Qlik de Business Intelligence(BI) tem papel importante nessa trajetória.
O crescimento trouxe necessidades urgentes. “A gestão à distância era uma grande dificuldade e uma competência que precisávamos aprender” revela Oliveira, para explicar porque a rede se concentrou inicialmente em desenvolver painéis e indicadores de controles na área comercial. Foram criadas inúmeras visões para cada regional, com históricos na linha do tempo. “Conseguimos acompanhar o desempenho e metas de todo time e realizar em poucos cliques um diagnóstico completo dos motivos de sucesso ou insucesso de uma região, loja, vendedor ou produto”, explica o executivo.
Game
Hoje, a empresa disponibiliza uma única tela com relatório completo para cada vendedor e para cada loja, onde o indivíduo tem disponível diariamente todo seu histórico de resultados e indicadores, atuais e na linha do tempo. Mas a Varejo Mais vai além. Está em fase final um projeto de gamificação. Cada integrante do time de vendas terá em seu smartphone pessoal um aplicativo, desenvolvido pela Varejo Mais, onde poderá acompanhar sua performance de vendas, alcance de metas, desafios e campanhas. “Através do BI, eles terão acesso à performance uns dos outros e a relatórios das conquistas e sonhos alcançados por cada um”, relata Oliveira, com a empolgação de quem está sempre em busca do novo. O game está sendo desenvolvido com base na missão da empresa: Transformar Vidas e Realizar Sonhos. “Todos passarão a entender na prática o sentido da nossa missão”, aposta o executivo.
“Acreditamos que descentralizar as informações não é mais diferencial competitivo, mas sim questão de sobrevivência. Temos que colocar todos da empresa a serviço de encontrar sempre oportunidades de melhorias em nosso negócio”, prega o presidente da Varejo Mais. E ele não está sozinho. Wanderley Cunha, gestor de produtos e inovação da rede, conta que em cada uma das inúmeras visitas que realiza aos pontos de vendas, faz questão de ouvir vendedores e gestores, em busca de sugestões de novos indicadores a serem inseridos nos painéis.
A empresa investiu para que todas as lojas e setores tenham uma licença da plataforma Qlik e não impõe restrição quanto ao acesso aos relatórios ou à consulta de informações de outras lojas ou vendedores. “A troca de experiência é essencial e o time consegue ver o que os melhores estão fazendo e como estão fazendo. Isso gera uma onda de aprendizado contínuo e crescente. É bonito de se ver hoje vendedores usando o BI diariamente e analisando como outros destaques estão performando melhor”, se encanta Oliveira.
A cúpula de tomadores de decisão da rede também está conectada na tecnologia. “Sem pestanejar, posso afirmar que todos os gestores da Varejo Mais utilizam diariamente o BI da Qlik”, afirma o presidente. A alta direção, por exemplo, acompanha numa única tela a performance comercial da empresa, das regionais e das lojas. “Com isso, sabemos definir rapidamente onde e em que intensidade devemos demandar esforços para melhorar os resultados do nosso negócio”, descreve.
Os diretores da Varejo Mais também usam os painéis em discussões semanais de planejamento de vendas e compras, assim como para definir volume de investimentos nos lançamentos de produtos. Em momentos de urgência, o BI mais uma vez é indispensável. A ferramenta NPrinting, da plataforma Qlik, gera e envia relatórios automaticamente por e-mail quando algo foge dos parâmetros definidos como bons e que demanda ações de correção.
Transparência
Como o futuro chega antes na Varejo Mais, o Business Intelligence não pode parar. A constante evolução das visualizações é garantida pelo orçamento mensal para desenvolvimento. Não poderia ser diferente, já que o presidente da corporação não dá limite aos seus sonhos.
A rede está migrando para o BI todos os relatórios financeiros gerenciais (DREs, Orçamento, Balanço, Indicadores e Fluxo de Caixa). “Com certeza, nosso próximo grande case será o cockpit da empresa e por loja, com indicadores financeiros e informação diária do Ebit do realizado e projetado. Esse será um grande divisor de águas na nossa gestão, pois teremos transparência total dos nossos resultados diários e, através de políticas de participação nos resultados, teremos todo time atuando como sócios do negócio, analisando e buscando oportunidades de reduzir custos, aumentar receitas e melhorar margens”, antecipa Oliveira.
“É muito bom ver as áreas pedindo e sugerindo novas visões, controles e relatórios que irão facilitar seu dia a dia e tornar a empresa mais competitiva”, finaliza o empresário, com o brilho nos olhos de quem sabe que está construindo um futuro seguro e próspero para toda a sua equipe, sem deixar de sonhar.
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A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. implementou o BI da Qlik para a integração de diferentes informações transacionadas
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