Unimed Belo Horizonte

Unimed-bh otimiza processos e acumula resultados utilizando solução da Qlik

Otimização de processos e acumulos de resultados

Rapidez na entrega, democratização da informação e melhoria na assistência ao cliente foram alguns dos resultados alcançados com a solução de visualização de dados da Qlik

Referência no modelo nacional, a Unimed Belo Horizonte tem posição consolidada em Minas Gerais. Presente em 34 munícipios mineiros, a empresa retém 50% do market share dos usuários de plano de saúde de sua área de abrangência, com prestação de assistência a saúde aos seus clientes por meio de rede credenciada e rede própria. De grande porte, a organização gerencia um volume expressivo de informações em seu banco de dados e conta com os produtos da empresa sueca Qlik para disponibilizá-las para as áreas de negócios.

A parceria teve início em 2013, quando os usuários passaram a demandar maior agilidade na resposta da solução de BI, possibilidade de acesso via mobile, rapidez na disponibilização da informação e uma experiência de uso mais agrádavel. A área de TI da empresa buscava menor custo de implementação e maior governança das soluções de BI . A Unimed-BH, por meio da Aditi, canal de vendas da Toccato, uma das mais importantes distribuidoras dos produtos Qlik em nível global, implementou o QlikView para suprir as demandas da equipe.

Ainda no período de testes, o QlikView teve resultados satisfatórios em termos de performance, sendo mais rápido, oferecendo maiores opções de navegação na plataforma e uma governança mais eficiente. Segundo Carlos Roberto Katayama, superintendente de TI da Unimed BH, o custo e o tempo de implementação da solução também contribuíram para a escolha: “conseguimos viabilizar a infraestrutura, a licença, a consultoria, o treinamento e implementação dos quatro cenários de análises previstos, com o montante que existia apenas para implementar a solução de outro fornecedor”.

A expectativa em relação à plataforma era a facilidade no uso da ferramenta, permitindo que seus usuários pudessem interagir de forma ágil e agradável, sem gerar grandes impactos na área de TI. “A experiência do usuário era uma de nossas maiores preocupações, e também a diminuição do esforço da equipe de TI, uma vez que outras soluções demandavam muito trabalho para chegar a um nível satisfatório”, comenta Katayama.

Atualmente, a Unimed-BH utiliza cerca de 70 painéis na plataforma de análises que apoiam as áreas comercial, administrativo-financeira, recursos humanos, cooperados, provimento em saúde e unidades da rede própria de assistência à saúde, somando quase 400 usuários da solução. A abrangência do BI na empresa permite a integração das informações e aumenta a velocidade na tomada de decisão, “em um cenário onde as mudanças são constantes e as solicitações dos usuários exigem agilidade, a rapidez nas respostas passam a ser um fator fundamental”, aponta Fábio Mello, Diretor de Canais da Toccato. “Estamos sempre atentos aos pedidos dos usuários, realizando mudanças para que a solução tenha o melhor desempenho possível e facilite as entregas. O QlikView tem a flexibilidade para realizar manutenções nos painéis, incluindo novas visões de análise de maneira ágil e facilitada”, garante Leonardo Farah, CEO da Toccato.

O aprimoramento da solução e qualidade da experiência do usuário é contínuo, sendo que hoje a plataforma de BI na Unimed-BH tem como foco a assistência ao cliente, oferecendo suporte às áreas de atendimento da empresa. “O Qlik trouxe credibilidade ao trabalho da equipe de BI ao melhorar o acesso a informação e o prazo de entrega, proporcionando boa usabilidade. A informação começou a chegar rápido, de forma mais segura e flexível às nossas necessidades”, pontua Carlos Roberto Katayama, superintendente de TI. A Unimed-BH conta com as funcionalidades da plataforma Qlik para aprimorar a experiência do usuário em dispositivos móveis, com o apoio da Toccato em projetos futuros.