Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:

Terracap

Logomarca da Terracap

O mercado imobiliário brasileiro é feroz, rápido e implacável. Segundo a Câmara Brasileira da Construção (CBIC), em 2017 o volume de imóveis vendidos no Brasil cresceu 9,4% em comparação com 2016. Foram 94.221 unidades comercializadas no ano passado, uma média de 258 comercializações a cada dia. O número de empreendimentos lançados elevou-se 5,2% em um ano, finalizando 2017 em 82.343 unidade lançadas, uma média 225 lançamentos a cada dia.

O levantamento da CBIC também informa que no ano passado as vendas aceleraram em 14 das 23 cidades e regiões pesquisadas. Entre elas, São Paulo, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Distrito Federal, que concentram boa parte dos negócios do setor.

É neste cenário nervoso, de negócios fechados em ritmo acelerado, que trabalha João Veloso, economista e Gerente de Formatação de Negócios da Terracap – Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal. Essa empresa pública tem como finalidade gerir o patrimônio imobiliário do DF, mediante utilização, aquisição, administração, disposição, incorporação, oneração ou alienação de bens. Também cabe a ela realizar obras e serviços de infraestrutura e obras viárias na capital do país.

Diante de tamanha responsabilidade, Veloso e seu colegas de trabalho não temem. Eles contam com a ajuda do Business Intelligence para cruzar dados e descobrir novas e melhores formas de tornar a gestão dos negócios da Terracap cada vez mais eficiente e competitiva no mercado.

As ferramentas Qlik fazem parte da rotina de trabalho dos analistas de negócios da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal. “Usamos o Qlik especialmente nas áreas comercial, financeira e de novos negócios” releva Veloso, ressaltando que com ela é possível descobrir novas informações no banco de dados da empresa pública, que, segundo ele, “é muito rico”.

Entres os diversos painéis Qlik destacados pelo executivo, está o de dívida ativa. Graças a ele, foi possível “limpar” os dados e localizar dívidas pendentes em imóveis que retornaram ao estoque da Terracap, dando início ao resgate desses valores para os cofres públicos do Distrito Federal. Outra solução que facilitou a vida dos analistas de negócios da instituição foi o que permite descobrir o impacto de obras realizadas pela Terracap nos imóveis da redondeza.

“Precisamos de velocidade na geração de informações” resume Veloso, para justificar o real valor dos painéis Qlik nos negócios administrados por ele e seus cerca de 60 colegas que são usuários da ferramenta dentro da Terracap. Ele lembra sem saudades do tempo em que dependia do setor de Tecnologia da Informação para apurar informações cruciais, capazes de garantir a maior lucratividade possível nos negócios operados com o patrimônio imobiliário da capital federal.

Transparência

Os cidadãos do DF ganharam duplamente com o uso do Qlik pela Terracap. Além de garantir os melhores negócios ligados ao patrimônio imobiliário público, a ferramenta também foi fundamental para dar a devida transparência às ações da instituição.

Na aba acesso à informação/despesas, do site da Terracap (http://www.terracap.df.gov.br), qualquer pessoa pode conhecer e explorar informações relacionadas às despesas realizadas desde 2008 pela empresa. Nesse ambiente virtual, é possível navegar por telas específicas relacionadas a contratos e convênios, execução orçamentária, diárias e passagens, suprimento de fundos e despesas com pessoal.

Graças ao Qlik, os dados são extraídos de pelo menos oito sistemas corporativos da Terracap e atualizados automaticamente. Mas nem sempre foi assim. Antes de 2016, quando o portal ainda não utilizava a tecnologia Qlik, o que os cidadãos viam eram informações estáticas, geradas a cada dois meses e publicadas em arquivos fechados, que não permitiam pesquisas. “Hoje, a cada dia essa informação é atualizada” descreve Thiago Freire, economista da Terracap, que destaca a possibilidade de o cidadão fazer filtragens e buscas nos painéis.

Graças às medidas adotadas, a Terracap foi premiada em 2016 e 2017 por ter atendido 100% do Índice de Transparência Ativa, conta Freire, com orgulho típico do servidor público que sabe que está executando seu trabalho em benefício da sociedade.

Veja outros casos

Ferreira Costa Varejo

A Ferreira Costa adotou a plataforma da Qlik, multinacional de software de visualização de dados.

Ver caso completo
FCC S.A. Indústria

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. implementou o BI da Qlik para a integração de diferentes informações transacionadas

Ver caso completo

Calcule a sua maturidade em dados