Supermercados Bahamas

O desenvolvimento tecnológico planejado foi um dos propulsores do grande crescimento experimentado pela rede Bahamas em seus 37 anos de história

Competitividade no disputado setor supermercadista  

O desenvolvimento tecnológico planejado foi um dos propulsores do grande crescimento experimentado pela rede Bahamas em seus 37 anos de história

As delícias da culinária mineira são de dar água na boca. Do simples pão de queijo ao elaborado leitão à pururuca, tudo fica mais saboroso se preparado com produtos frescos e de qualidade. É o que entrega aos seus clientes a rede de supermercados Bahamas, a maior do interior de Minas Gerais, que se orgulha de manter fortes ligações com as comunidades nas cidades onde tem unidades.

Para garantir preços justos e competitivos em suas gôndolas, a rede Bahamas incrementa, com tecnologia, a capacidade de negociação de seus executivos compradores. Eles se valem da inteligência de negócios para conquistar condições comerciais diferenciadas com os fornecedores.

Quem explica é Ramon Reis, Gerente de Departamento Inteligência de Mercado. Ele conta que os profissionais de sua equipe se preparam com afinco antes de cada reunião com as empresas abastecedoras das prateleiras. Mas tanta dedicação não representa tempo. Com a plataforma de análise de dados é possível levantar, em poucos minutos, informações que vão respaldar a negociação. “Dependendo do tamanho da empresa fornecedora, isso podia levar até três dias, hoje é o tempo de digitar o nome do fornecedor”, descreve o Gerente.

Os resultados dessas negociações amparadas em informações sólidas chegam às prateleiras. “O cliente se beneficia de forma indireta, com a oferta de preços mais competitivos e regulados com o mercado. Se os produtos estão com preços justos na gôndola, uma parte se deve ao Qlik”, justifica Ramon, citando a plataforma de inteligência analítica adotada pelo Bahamas.

Soluções 

A análise de dados rápida, simples e eficiente também serve para que o Bahamas se antecipe a situações críticas, diminuindo problemas que possam causar quedas nas vendas. Um dos exemplos é o relatório automatizado enviado para as lojas.

Diariamente, as lojas da rede recebem relatórios, emitidos automaticamente pelo Qlik, com produtos que podem ter algum problema que está gerando impacto na venda. Com base nessa informação, os responsáveis buscam soluções para as situações encontradas, antes que elas se agravem. “O relatório de vendas automatizado traz uma agilidade grande para o trabalho e libera tempo da área comercial para fazer análises e operar melhorias”, destaca Ramon.

Rupturas de abastecimento e queda de competitividade de preços também são identificadas e solucionadas com facilidade, graças à inteligência analítica. Outra aplicação importante se dá no auxílio à área de Gerenciamento de Categoria. Com a tecnologia, os profissionais da rede supermercadista conseguem fazer análises profundas e, assim, determinar de maneira mais assertiva os espaços de cada fornecedor nas gôndolas.

O desenvolvimento tecnológico planejado foi um dos propulsores do grande crescimento experimentado pela rede Bahamas em seus 37 anos de história. É a quarta maior rede de Minas Gerais e a 16ª no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Gera mais de 8 mil empregos, nas 59 lojas em operação. É a tecnologia provando seu valor no disputado setor supermercadista.