O Super Nosso usa o Business Intelligence para oferecer a cada cliente uma experiência única de consumo, com comodidade e preços promocionais.
Tecnologia a serviço do consumidor
O Super Nosso usa o Business Intelligence para oferecer a cada cliente uma experiência única de consumo, com comodidade e preços promocionais
Exclusivos e únicos. É assim que os clientes da rede de supermercados Super Nosso se sentem ao receber ofertas personalizadas, pensadas para atender suas necessidades individuais de consumo. Essa rede de supermercados da Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi a primeira do Brasil a usar o Business Intelligence (BI) para filtrar dados de compras e criar ofertas personalizadas. Hoje eles conhecem o perfil de consumo de 85% dos clientes que passam por seus caixas.
A lógica é simples. Sabendo o que a pessoa costuma comprar, é mais fácil oferecer um preço melhor no produto que ele deseja. “Não adianta oferecer promoção de fraldas para quem não tem filhos”, exemplifica Marcelo Fernandes Silva, Gerente de Tecnologia da rede.
Os clientes da rede supermercadista mineira podem desfrutar dessa comodidade de duas formas. Uma delas é nos carrinhos de supermercado equipados com tablets. No tablete, basta o cliente cadastrar seu CPF, para ser identificado e passar a visualizar ofertas personalizadas de acordo com seu hábito de consumo. Os carrinhos inteligentes estão presentes em 15 lojas da rede.
O mesmo serviço de ofertas personalizadas o freguês Super Nosso pode ter na palma da mão, 24 horas por dia, via aplicativo para smartphones. No Clube Super Nosso ele recebe as promoções selecionadas especialmente de acordo com seu interesse e pode preparar uma lista de compras, levando em consideração o que está com preço especial. Já são 155 mil downloads do aplicativo.
Mais recentemente o Super Nosso expandiu a experiência para as lojas Apoio, o braço de atacarejo do grupo. Agora os clientes Apoio podem usar o aplicativo Clube Apoio, que já foi baixado em 51 mil dispositivos móveis.
As consultas nos aplicativos geram outras informações fundamentais, mineradas com apoio do BI. É possível saber quantas pessoas visualizaram a oferta enviada, quantas compraram, e assim, tentar identificar a relevância da promoção. Os dados gerados também permitem descobrir porque o cliente não se interessou pelo desconte e, assim, passar a oferecer a ele produtos que efetivamente lhe interessem e resultem em compras.