A Ferreira Costa adotou a plataforma da Qlik, multinacional de software de visualização de dados.
Ver caso completoSP Combustíveis
SP Combustíveis: uma das maiores distribuidoras de petróleo do país expande o uso de Qlik para controle de custos.
Grupo Toccato comanda projeto com o BI, em conjunto com a Planner Sistemas, parceiro situado em Fortaleza
Criada em 1996, a SP Combustíveis é uma distribuidora de petróleo, posicionada entre as cinco maiores deste segmento no país, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP. Faz parte do grupo Sobral & Palácio Petróleo e atua em todas as regiões do Brasil, contando com cerca de 400 clientes fidelizados à marca.
Para aprimorar a forma de gerir seus dados e tomar decisões cada vez mais assertivas, a SP Combustíveis contou com o apoio do Grupo Toccato, excelência em estratégia de dados, e da Planner Sistemas, empresa com expertise em implantação de projetos complexos de Business Intelligence com a Qlik, e também projetos de Planning (Planejamento Orçamentário e Gestão de Indicadores). A parceria a seis mãos entre as empresas se deu para que o BI e Analytics da Qlik fosse implementado.
O cenário antes da Qlik sobrecarregava a TI e não apresentava dados estruturados. A principal demanda era acompanhar os dados da empresa de forma ágil e conseguir informações concisas. Cícero Ney, Gerente de TI da SP Combustíveis, diz que a tomada de decisões rápidas e estratégicas é fundamental dentro de um mercado tão dinâmico. “Com a criação de painéis, podemos fazer todo o acompanhamento de vendas, bem como resultados da empresa. Por ser um mercado muito dinâmico, precisamos tomar decisões rápidas e acompanhar o andamento dos clientes”, explica.
Já Luciano Dozól, CEO da Planner Sistemas, pontua o principal diferencial da implementação. “Conseguimos manter o histórico de cerca de oito anos da empresa através de um recurso da Qlik, o que foi fundamental para melhores análises e gestão como um todo. Estivemos presentes em todo o projeto em Fortaleza, atuando como uma consultoria estratégica, desenvolvendo junto com a SP o modelo de gestão de resultados pelo método direto, margem de contribuição, que a SP já utilizava em planilhas. Foi implantado com Qlik extraindo automaticamente toda movimentação do SAP ECC, gerando uma verdade única com flexibilidade para análise da margem geral, chegando até na margem por cliente, vendedor, assessor e produto. E ainda, análise de metas x realizado”, comenta.
A empresa contrata a licença Dual Use e passa a utilizar Qlik Sense, apoiando-se em recursos como o Geoanalytics. Já o uso de QlikView se dá nas áreas de vendas, controladoria e frotas, tendo uma potencialização da gestão e controle dos custos. “A SP Combustíveis passa a aproveitar os benefícios do Qlik Sense em sua gestão, usufruindo de recursos visuais que facilitam a rotina. O controle de custos conquistado após a implementação da ferramenta é o resultado que se esperava, tendo em vista o porte das operações em território nacional”, finaliza Eduardo Nistal, CEO do Grupo Toccato.
Veja outros casos
A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. implementou o BI da Qlik para a integração de diferentes informações transacionadas
Ver caso completoQuer fazer parte
do time Toccato?
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.