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Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP)

Brasão da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina

Os moradores e visitantes de Santa Catarina podem ficar tranquilos. A Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) está um passo à frente da criminalidade. A instituição colocou a inteligência analítica denominada “Projeto Analytics” a serviço do interesse público, buscando antecipar fatos e reforçar a segurança preventiva. O resultado é o aumento na sensação de segurança.

Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Detran são os órgãos que compõem essa Secretaria do Estado catarinense. A PM foi a primeira a utilizar a plataforma Qlik de Business Intelligence (BI) em apoio às ações estratégicas. Setores administrativos e financeiros da corporação já usam a plataforma, que também a emprega em análise de ocorrências, controle de efetivo e gestão da frota, etc. O objetivo é otimizar recursos humanos e financeiros para melhor atender a população catarinense, além de perceber tendências que permitam tomar as decisões mais adequadas em busca de ação preventiva da PM.

Com base nessa experiência positiva, o Projeto Analytics foi sendo ampliado para setores da própria Secretaria, até chegar a aplicações operacionais nos outros órgãos que a compõem. Uma análise administrativa usada em um órgão pode servir para o outro, por exemplo, o que economiza tempo e dinheiro na replicação e reaproveitamento da tecnologia. No IGP, o BI apoia o controle das solicitações de exames e perícias criminais. No Detran, reúne e organiza os dados da frota veicular catarinense. Na Polícia Civil serve para apoiar na averiguação de dados e informações em boletins de ocorrência. No Corpo de Bombeiros também é empregada na análise de atendimentos emergenciais e pedidos técnicos. E na SSP painéis gerenciais integram esses dados que auxiliam na interpretação das informações, oferecendo uma visão estratégica e abrangente da segurança pública catarinense.

O próprio Secretário é um dos usuários das aplicações Qlik. Uma delas reúne num único painel as câmeras de vigilância espalhadas pelas vias públicas de Santa Catarina. Ali ele consegue acessar as condições de cada equipamento em tempo real. Com pouco cliques é possível saber quantas estão em funcionamento e quantas estão em manutenção, além de obter outras informações que colaboram especialmente na interação com as prefeituras municipais.

Operação Veraneio

O próximo passo inovador é utilizar, a partir de dezembro de 2018, as informações analíticas geradas por todos os órgãos da Secretária Estadual da Segurança Pública de SC na Operação Veraneio, uma das maiores realizadas no território catarinense. “Até então, a gestão das informações era isolada em cada órgão. Esse novo projeto vai possibilitar que todos realizem o monitoramento e acompanhamento das ocorrências num único painel de dados, promovendo uma gestão integrada e mais moderna”, descreve Priscila Marangoni, Coordenadora de Gestão do Conhecimento da Secretaria. Ela explica que a partir dessa supervisão unificada será possível, durante a Operação, identificar oportunidades e riscos e deslocar recursos operacionais para as áreas e setores mais vulneráveis em termos de segurança, prestando uma proteção mais efetiva a moradores e veranistas.

Também será possível aos gestores visualizar os dados em mapas no ambiente Analytics, enxergando geograficamente os índices de ocorrências e outras informações que vão ajudar na tomada mais assertiva de decisão em benefício da segurança no território catarinense.

Democratização

A alta administração da SSP já acessa as informações geradas pela plataforma Qlik, mas a Secretaria Estadual da Segurança Pública quer mais. “Estamos num processo de democratização de acesso aos dados”, relata Marangoni, para apresentar o Programa Simplificando a Análise de Dados, desenvolvido pelo time do Projeto Analytics da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação da SSP (DTIC) durante 2018 em parceria com o HUBSSP, o primeiro Laboratório de Segurança Pública do Brasil. Em ciclos de cinco semanas, a DTIC realiza, no espaço do laboratório, um seminário sobre temáticas específicas dentro do escopo “Dados & Tecnologia”, com objetivo de falar sobre dados e promover discussões disseminando, inclusive, o conceito do Self Service BI e a cultura em dados. Além de servidores da SSP, esses eventos são divulgados e publicados na internet e redes sociais do HUBSSP, sendo abertos à participação de membros da sociedade civil e de outras instituições dos setores público e privado. Estudantes, membros do Ministério Público (MPSC), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Secretaria de Estado da Fazenda figuram entre os que já compareceram ao evento da SSP.

“Buscamos aqui fazer jus ao termo servidor público, que é efetivamente trabalhar a serviço da população”, finaliza com orgulho a Coordenadora de Gestão do Conhecimento da Secretaria.

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