A Ferreira Costa adotou a plataforma da Qlik, multinacional de software de visualização de dados.
Ver caso completoPrefeitura de Campo Grande
Prefeitura de Campo Grande monitora pandemia com análise de dados.
Prefeitura de Campo Grande monitora pandemia com análise de dados
No final de setembro de 2020 o mundo alcançava a triste marca de 1 milhão de pessoas mortas e outras 33 milhões infectadas pela Covid-19, segundo os registros oficiais. Em poucos meses a doença avançou pelo planeta, lotando hospitais e deixando a população em alerta. Para lutar contra a pandemia, cada governante escolheu suas armas. A prefeitura de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, investiu na tecnologia como estratégia para manter a vigilância constante, procurando se antecipar aos fatos e, desta forma, estar preparada para o enfrentamento. Sorte dos campo-grandenses.
Em Campo Grande cada pessoa diagnosticada com suspeita de Covid-19 recebe diariamente, ou a cada dois dias, ligações dos profissionais de saúde do município, para relatar a evolução de seus sintomas. Diante de sinais de agravamento da doença, uma equipe de médica pode ser enviada para atender o cidadão em sua casa. Assim, o poder público municipal procura manter a situação sob controle, evitando superlotação nos hospitais e coletando o máximo de informações sobre a pandemia.
Edinei Gonçalves Lemes, Diretor Adjunto da Agência de Tecnologia da Informação e Inovação do Município de Campo Grande (Agetec), explica que tal acompanhamento detalhado só foi possível com o desenvolvimento de um software que tem a tecnologia de análise de dados embarcada. Graças a essa inovação, as mais de 80 unidades de saúde do município podem monitorar cada cidadão campo-grandense que foi registrado no SUS como infectado pela Covid-19. O acompanhamento também se estende às pessoas que tiveram contato com o paciente e tornaram-se, assim, potenciais infectados.
Redução de mortalidade
Os dados do paciente e de seus contactantes são inseridos em painéis Qlik, a ferramenta de inteligência analítica usada pela prefeitura de Campo Grande em conjunto com o software. Nos painéis são incluídas informações como faixa etária, endereço, sexo, comorbidades, etc. Pacientes com comorbidades recebem ligações diárias, os que não têm são acionados por telefone a cada dois dias. As informações da evolução do quadro de saúde também são inseridas nos painéis e o sistema emite um alerta quando o paciente dá sinais de agravamento. Nesse momento a equipe de profissionais de saúde é acionada e vai até a casa do doente. “Esse acompanhamento permite diminuir a mortalidade, porque conseguimos unir pacientes e profissionais de saúde mais rapidamente”, explica o Diretor da Agetec.
Todos os dados resultantes desse monitoramento são consolidados e cruzados automaticamente pela inteligência analítica, com o propósito de criar um grande painel de informações sobre a pandemia em Campo Grande. Estas informações são transformadas em relatórios, enviados aos gestores municipais para embasar a tomada de decisão assertiva. Também são a base do boletim que é atualizado diariamente no site da prefeitura.
A boa experiência com inteligência analítica no monitoramento da pandemia não é a primeira da prefeitura de Campo Grande, que desde 2017 se vale da plataforma Qlik para reunir informações gerenciais e também desencadear ações operacionais. Edinei relata que são pelo menos 50 painéis que servem para os mais diversos fins. Na saúde, permitem o controle dos plantões de acordo com a demanda, por exemplo. Também são usados para classificar e filtrar os campo-grandenses que estão inscritos no sorteio de habitação, eliminando inscrições duplicadas e as que não atendem aos critérios estabelecidos. Na arrecadação, os painéis ajudam a fixar objetivos e a traçar estratégias. Também são capazes de identificar setores da economia que estão em situação mais frágil e que necessitam de atenção especial do poder público municipal.
Com estratégia e criatividade, a prefeitura de Campo Grande está conseguindo ampliar os efeitos positivos da inteligência analítica, expandindo seus benefícios para toda a população. De fato, o campo-grandenses são pessoas de sorte.
Veja outros casos
A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. implementou o BI da Qlik para a integração de diferentes informações transacionadas
Ver caso completoQuer fazer parte
do time Toccato?
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.