Portobello Shop

Para que as equipes estejam permanentemente atentas aos resultados, a empresa investiu na gestão à vista via inteligência analítica

Dados e responsabilidades compartilhadas na Portobello Shop

Para que as equipes estejam permanentemente atentas aos resultados, a empresa investiu na gestão à vista via inteligência analítica

“Todos são responsáveis pelos resultados”. É assim que Giovana Nigro, Coordenadora Comercial da Portobello Shop, resume o engajamento das equipes para manter a empresa na liderança de um mercado em que o Brasil é o segundo maior consumidor do mundo: o de pisos e revestimentos.

Para que as equipes estejam permanentemente atentas aos resultados, a empresa investiu na gestão à vista via inteligência analítica. Monitores de TVs instalados no escritório de Florianópolis (SC) atualizam, a cada meia hora, painéis com os resultados e a evolução de cada uma das 140 lojas franqueadas e diretas da rede Portobello, que se espalha por todas as regiões do Brasil.

Os painéis da gestão à vista da Portobello Shop exibem os principais indicadores de todas as áreas da corporação. Monitoram vendas, orçamentos, categorias de produtos, etc. Atualizam também as vendas do dia e o acumulado. “Esses painéis tiram o foco de que os resultados dependem de esforço apenas do comercial”, argumenta a executiva.

Para defender seu ponto de vista, Giovana revela que, desde analistas, até diretoria, todos os setores usam diariamente os painéis de BI na empresa. “Todas as áreas passaram a ser usuárias, com isso a demanda cresceu muito. Por isso, as equipes foram treinadas para fazerem suas próprias visualizações para análises de dados”, descreve ela

Fomentar vendas 

Qlik foi o escolhido pela Portobello para ser sua plataforma de análise de dados. Com ela, analistas e executivos da empresa conseguem, em pouco tempo e de forma intuitiva, analisar curvas de produtos, de clientes, de lojas, e até se aprofundar no desempenho de lojas específicas, entre outras visões. “Acompanhando os resultados por produtos é possível fomentar as vendas de itens que são mais lucrativos”, exemplifica a Coordenadora Comercial.

Para se tornar a principal fonte de informação dentro da Portobello Shop, a plataforma Qlik se valeu de sua navegabilidade intuitiva. Sonimar Zanela, PMO da empresa, conta que as áreas constroem suas próprias visões, a partir das aplicações disponibilizadas. Com base nessas visões, elas conseguem disparar diversas ações, como para cumprir o faturamento da carteira, ou melhorar o nível de serviço para as lojas, por exemplo.

“Temos a solução completa”, comemora a PMO, destacando que a o BI é usado com frequência para apoiar ações para alavancar as vendas, direcionando para um mix de produtos mais adequado e buscando a comercialização de diferentes categorias de itens.

No WhatsApp dos profissionais da Portobello Shop, o que bomba não é o último meme ou vídeo da moda, são os painéis de inteligência analítica. Se o BI sai do ar, a reclamação é geral e imediata. ”Hoje não ficamos mais sem BI”, descreve Giovana, justificando que tamanho apego se dá pela grandeza da base de dados da corporação e pelo nível de detalhamento que é possível alcançar navegando nela por meio dos painéis Qlik.