A Belagro Comercial Agrícola, empresa em franco crescimento no agronegócio, enfrentava o desafio comum de transformar controles manuais, já inviáveis, em insights estratégicos. Mesmo com um ERP implementado, a alta gerência necessitava de uma visualização rápida e precisa dos dados…
Ver caso completoPortobello Shop
Para que as equipes estejam permanentemente atentas aos resultados, a empresa investiu na gestão à vista via inteligência analítica.

Para que as equipes estejam permanentemente atentas aos resultados, a empresa investiu na gestão à vista via inteligência analítica
“Todos são responsáveis pelos resultados”. É assim que Giovana Nigro, Coordenadora Comercial da Portobello Shop, resume o engajamento das equipes para manter a empresa na liderança de um mercado em que o Brasil é o segundo maior consumidor do mundo: o de pisos e revestimentos.
Para que as equipes estejam permanentemente atentas aos resultados, a empresa investiu na gestão à vista via inteligência analítica. Monitores de TVs instalados no escritório de Florianópolis (SC) atualizam, a cada meia hora, painéis com os resultados e a evolução de cada uma das 140 lojas franqueadas e diretas da rede Portobello, que se espalha por todas as regiões do Brasil.
Os painéis da gestão à vista da Portobello Shop exibem os principais indicadores de todas as áreas da corporação. Monitoram vendas, orçamentos, categorias de produtos, etc. Atualizam também as vendas do dia e o acumulado. “Esses painéis tiram o foco de que os resultados dependem de esforço apenas do comercial”, argumenta a executiva.
Para defender seu ponto de vista, Giovana revela que, desde analistas, até diretoria, todos os setores usam diariamente os painéis de BI na empresa. “Todas as áreas passaram a ser usuárias, com isso a demanda cresceu muito. Por isso, as equipes foram treinadas para fazerem suas próprias visualizações para análises de dados”, descreve ela
Fomentar vendas
Qlik foi o escolhido pela Portobello para ser sua plataforma de análise de dados. Com ela, analistas e executivos da empresa conseguem, em pouco tempo e de forma intuitiva, analisar curvas de produtos, de clientes, de lojas, e até se aprofundar no desempenho de lojas específicas, entre outras visões. “Acompanhando os resultados por produtos é possível fomentar as vendas de itens que são mais lucrativos”, exemplifica a Coordenadora Comercial.
Para se tornar a principal fonte de informação dentro da Portobello Shop, a plataforma Qlik se valeu de sua navegabilidade intuitiva. Sonimar Zanela, PMO da empresa, conta que as áreas constroem suas próprias visões, a partir das aplicações disponibilizadas. Com base nessas visões, elas conseguem disparar diversas ações, como para cumprir o faturamento da carteira, ou melhorar o nível de serviço para as lojas, por exemplo.
“Temos a solução completa”, comemora a PMO, destacando que a o BI é usado com frequência para apoiar ações para alavancar as vendas, direcionando para um mix de produtos mais adequado e buscando a comercialização de diferentes categorias de itens.
No WhatsApp dos profissionais da Portobello Shop, o que bomba não é o último meme ou vídeo da moda, são os painéis de inteligência analítica. Se o BI sai do ar, a reclamação é geral e imediata. ”Hoje não ficamos mais sem BI”, descreve Giovana, justificando que tamanho apego se dá pela grandeza da base de dados da corporação e pelo nível de detalhamento que é possível alcançar navegando nela por meio dos painéis Qlik.
Veja outros casos
Com 86 lojas espalhadas pelo país, a Studio Z se vale de tecnologia para ser competitiva no quarto maior mercado de calçados do mundo.
Ver caso completo
Quer fazer parte
do time Toccato?
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.