A Belagro Comercial Agrícola, empresa em franco crescimento no agronegócio, enfrentava o desafio comum de transformar controles manuais, já inviáveis, em insights estratégicos. Mesmo com um ERP implementado, a alta gerência necessitava de uma visualização rápida e precisa dos dados…
Ver caso completoOlé Consignado
A Olé Consignado planeja ações com ajuda do BI para evitar surpresas e percalços nas operações financeiras.

A Olé Consignado planeja ações com ajuda do BI para evitar surpresas e percalços nas operações financeiras.
Administrar a carteira de 2,2 milhões de clientes da Olé Consignado, que vem crescendo de forma acelerada e se espalha por todo o país, pode ser uma missão desafiadora. Mas a instituição financeira conta com uma “mãozinha” da tecnologia, para garantir um desenvolvimento sustentável e rentável dos negócios.
Fruto da joint venture entre o Banco Bonsucesso e o Santander, a Olé Consignado nasceu Banco Bonsucesso Consignado, em fevereiro de 2015. Em 2016 a instituição teve seu nome e sua marca alterados e, assim, nasceu a Olé Consignado, que tem como missão ser a solução para milhares de servidores públicos, aposentados e pensionistas da União, Estados e Municípios que precisam de crédito.
Em junho de 2018 a Olé registrou carteira de crédito de R$ 12,4 bilhões, volume 42% maior quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Somou R$ 5,13 bilhões em novas concessões de empréstimos nos seis primeiros meses de 2018 – crescimento de 41% quando comparado ao primeiro semestre de 2017.
Para garantir o desenvolvimento sustentável desejado, a Olé Consignado aposta, entre outras coisas, em planejamento. O setor coordenado por Vinicius Lott utiliza o Business Intelligence (BI) da Qlik para adiantar o que vem por aí, evitando surpresas e percalços nas operações financeiras. “Conseguimos antecipar tendências”, esclarece Lott, explicando que os painéis que seu setor gera e distribui para executivos da empresa apontam mudanças de comportamento e auxiliam na proposição de planos de ações. Lott ainda não está satisfeito, e planeja avançar ainda mais na área de predição.
O setor de Planejamento dá suporte principalmente às áreas de negócio da Olé Consignado. Para dar conta de tamanha demanda, ele e sua equipe permanecem com painéis da plataforma Qlik abertos o dia inteiro. Lott calcula que em pelo menos três das suas oito horas de trabalho, ele permaneça debruçado sobre os dados fornecidos pelos painéis, para gerar informações novas e necessárias para os setores que apoia.
O gerente de Planejamento entende que, no atual cenário econômico, em que a demanda por crédito pessoal tende a crescer, a ajuda do BI faz a diferença. “Temos ali os dados mais detalhados, o que agiliza bastante o nosso trabalho”, descreve. Nos painéis Qlik os executivos conseguem visualizar até a rentabilidade de cada um dos mais de dois milhões de contratos de crédito mantidos pela instituição. Com poucos cliques, é fácil para os usuários dos painéis conhecerem outros indicadores, como taxa, receita e custo por diversas dimensões, como regiões e tipos de processamentos dos contratos. “Ajudamos o banco a gerar valor” resume Lott.
Além da velocidade na consulta, os painéis de BI também tornam mais eficiente a rotina no Banco Olé, evitando retrabalho, identificando boas práticas e adiantando as melhores formas de ampliar a performance da instituição. A visualização gráfica também facilita a visão em massa dos dados, que são muito volumosos dentro da Olé, descreve Lott.
Mas não é só o planejamento que se vale do poder de análise para orientar sua atuação na Olé Banco Olé. Diego Augusto Fernandes de Paula, da área de informação e inteligência competitiva, conta que a corporação inteira usa o BI, desde o pessoal do operacional até a diretoria. Há quem prefira acessar em dashboard, outros usam dispositivos móveis e os setores também constroem seus próprios painéis. Todos na Olé Consignado estão cientes de que é preciso cada vez mais tecnologia para se destacar no competitivo cenário financeiro.
Veja outros casos
Com 86 lojas espalhadas pelo país, a Studio Z se vale de tecnologia para ser competitiva no quarto maior mercado de calçados do mundo.
Ver caso completo
Quer fazer parte
do time Toccato?
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.