Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:

Ministério da Economia

Identidade visual do Ministério da Economia

Entre janeiro e agosto de 2020, servidores federais realizam 151.341 viagens, índice 72,4% inferior ao mesmo período do ano anterior. O valor gasto foi de pouco mais de R$ 269 milhões, 63,2% a menos do que nos primeiros oito meses de 2019. Essas e muitas outras informações estão disponíveis em detalhes, para consulta de qualquer cidadão, no Painel de Viagens do governo federal.

“Transparência” é a palavra que define o produto, afirma Wesley Lira, Diretor do Departamento de Normas e Sistemas de Logística do Ministério da Economia. Ele explica que até o lançamento do painel, em fevereiro de 2019, não havia ferramenta de acesso fácil para a população conhecer estes números, que também apoiam a gestão pública em busca de eficiência e economia de custos.

Informações

Entre as informações que exibe para gestores e sociedade, estão diárias pagas e passagens compradas diretamente das companhias aéreas ou por meio de agências de viagem. Também permite calcular rapidamente quanto o governo federal economiza na compra de passagens diretamente das companhias aéreas, ao pagar tarifas abaixo do mercado. No universo das funcionalidades de que dispõe, ajuda a entender o comportamento dos preços em função da antecedência da compra, o que tem impacto real nos custos. Apoia gestores públicos no monitoramento dos gastos e oferece informações que auxiliam no planejamento adequado das viagens.

A navegação é altamente intuitiva, o próprio painel explica a conceito de cada aba e detalha os itens de maneira didática. “A interatividade facilita a consulta pelos usuários, que podem ser cidadãos, imprensa ou até as próprias companhias aéreas. É interessante para eles entenderem a lógica de viagens do Estado”, pondera Lira.

Outra qualidade destacada pelo Diretor do Ministério da Economia é a atualização constante e automatizada dos dados, importados diretamente do sistema de concessão de diárias e passagens do governo federal (SCDP).

Vantagens

As informações de viagens do governo federal já estavam disponíveis no Portal da Transparência, mas sem as vantagens que o painel proporcionou. Elas foram possíveis com o uso da plataforma Qlik de inteligência analítica, tecnologia definida para permitir visualização dinâmica, com exibição de gráficos e cruzamento de dados.

É a mesma tecnologia empregada pelo Painel de Compras, também do Ministério da Economia. Ele traz informações complexas, como quantidade e valor de todos os contratos firmados pelo governo federal, todas a atas de registros de preços vigentes ou encerradas, a execução financeira da União com valores empenhados e pagos, e muito mais. “O importante aqui é a possibilidade de acompanhar o ciclo de vida da compra pública, desde a seleção dos fornecedores até a efetivação do negócio”, ressalta Lira.

Os dois painéis representam uma evolução do conceito de transparência, que permeia a gestão de Lira, que assumiu o Departamento de Normas e Sistemas de Logística do Ministério da Economia em 2016.  Eles atendem à decisão estratégica do órgão de dar a maior visibilidade possível aos dados, para garantir a correta utilização dos recursos públicos. “A transparência é essencial para que os melhores serviços sejam prestados”, sentencia o Diretor, que já adianta seu próximo desafio: colocar no ar o painel que vai permitir que gestores de todo o país conheçam o perfil dos fornecedores da União e possam atuar com foco na economicidade.

Veja outros casos

Ferreira Costa Varejo

A Ferreira Costa adotou a plataforma da Qlik, multinacional de software de visualização de dados.

Ver caso completo
FCC S.A. Indústria

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. implementou o BI da Qlik para a integração de diferentes informações transacionadas

Ver caso completo

Calcule a sua maturidade em dados