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Grupo Würth


O Grupo Würth nasceu em 1945, na Alemanha, como uma loja de parafusos com volume de vendas de 80 mil euros/ano. Hoje é um robusto grupo de empresas com vendas anuais em torno de 13 bilhões de euros. São mais de 400 companhias, distribuídas em mais de 80 países. Atua nas áreas: automotiva, cargo, metal, manutenção, madeira, construção civil e revenda.

No Brasil o Grupo iniciou suas atividades em 1972, em uma modesta sede de 200m2, instalada no bairro de Santo Amaro, na capital paulista. A empresa experimentou uma rápida expansão no setor automotivo e transferiu-se, em 1986, para Cotia, na Grande São Paulo, onde passou a ocupar 55.000m2, sendo 25.000m2 de área construída. Hoje ela soma, só no Brasil, 180.000 clientes, um catálogo de 10.000 produtos e conta com cerca de 1.300 colaboradores, 1.100 deles atuando na área de vendas.

Para crescer continuamente, na velocidade que o mercado exige, o Grupo Würth aposta na tecnologia. Na divisão brasileira, o Business Intelligence (BI) tornou-se um aliado dos executivos que precisam gerenciar bases de dados imensas, que estão em constante evolução. Só uma destas bases é atualizada a cada dois meses com 1 bilhão de dados novos, exemplifica Raphael Bilecki Freitas, Coordenador de Gestão de Negócios da Würth do Brasil.

Com o apoio do BI, os executivos do grupo no Brasil têm acesso simples e rápido a dados e indicadores que, no mercado em que a empresa está inserida, mudam dinamicamente. Nos painéis desenvolvidos em Qlik eles conseguem acessar com velocidade e autonomia informações detalhadas de clientes e vendedores, verificar a performance mensal por segmento ou divisão, identificar pontos fracos e fortes nas vendas, faturamento, entre outras visualizações possíveis.

Os próprios painéis vêm evoluindo e hoje a consulta é duas a três vezes mais rápida do que na época em que o grupo começou a usar a plataforma Qlik. O principal valor da inserção do Business Intelligence na Würth do Brasil foi a rapidez e autonomia que tecnologia propiciou para a tomada de decisão de diretores, gerentes e outros executivos, avalia Freitas. Tanto que a divisão latino-americana do grupo já adotou a solução para controlar vendas e recursos humanos em todo o continente.

Vendas e futuro

As vendas são um ponto nevrálgico na operação da Würth do Brasil. É preciso grande esforço para gerenciar uma equipe de 1.100 vendedores que se espalham pelo país. Parte da performance destes profissionais é acompanhada no Qlik Sense, em busca de novas e melhores formas de tornar os negócios mais eficientes e assertivos.

Um desses caminhos começa a ser traçado agora e deve estar concluído em 2019. Graças à tecnologia do Business Intelligence, aliada ao georreferenciamento, será possível mapear o território que os vendedores Würth percorrem no país, os clientes atendidos, o volume de negócios realizados e outros indicadores que permitirão aos executivos do grupo visualizar de forma geográfica o desempenho da equipe em todos os cantos do Brasil.

Enquanto essa tecnologia não chega, cada um dos 1.100 vendedores da Würth no Brasil pode conhecer sua performance profissional através dos cerca de 5 mil relatórios desenvolvidos e distribuídos mensalmente. Esses relatórios reúnem mais de 130 indicadores que detalham a atuação de cada um, inclusive os quilômetros rodados por cada representante de vendas.

Com tecnologia, agilidade e precisão de informação, a Würth vem crescendo no Brasil e exportando para a América Latina tecnologias que fazem o negócio prosperar, mantendo a tradição de crescimento contínuo e seguro idealizada em 1945 pelo fundador da corporação, o alemão Adolf Würth.

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