O Grupo Würth se expandiu rapidamente no Brasil e hoje compartilha a tecnologia do BI para as subsidiárias da América Latina.
Crescimento Contínuo e Seguro
O Grupo Würth se expandiu rapidamente no Brasil e hoje compartilha a tecnologia do BI para as subsidiárias da América Latina.
O Grupo Würth nasceu em 1945, na Alemanha, como uma loja de parafusos com volume de vendas de 80 mil euros/ano. Hoje é um robusto grupo de empresas com vendas anuais em torno de 13 bilhões de euros. São mais de 400 companhias, distribuídas em mais de 80 países. Atua nas áreas: automotiva, cargo, metal, manutenção, madeira, construção civil e revenda.
No Brasil o Grupo iniciou suas atividades em 1972, em uma modesta sede de 200m2, instalada no bairro de Santo Amaro, na capital paulista. A empresa experimentou uma rápida expansão no setor automotivo e transferiu-se, em 1986, para Cotia, na Grande São Paulo, onde passou a ocupar 55.000m2, sendo 25.000m2 de área construída. Hoje ela soma, só no Brasil, 180.000 clientes, um catálogo de 10.000 produtos e conta com cerca de 1.300 colaboradores, 1.100 deles atuando na área de vendas.
Para crescer continuamente, na velocidade que o mercado exige, o Grupo Würth aposta na tecnologia. Na divisão brasileira, o Business Intelligence (BI) tornou-se um aliado dos executivos que precisam gerenciar bases de dados imensas, que estão em constante evolução. Só uma destas bases é atualizada a cada dois meses com 1 bilhão de dados novos, exemplifica Raphael Bilecki Freitas, Coordenador de Gestão de Negócios da Würth do Brasil.
Com o apoio do BI, os executivos do grupo no Brasil têm acesso simples e rápido a dados e indicadores que, no mercado em que a empresa está inserida, mudam dinamicamente. Nos painéis desenvolvidos em Qlik eles conseguem acessar com velocidade e autonomia informações detalhadas de clientes e vendedores, verificar a performance mensal por segmento ou divisão, identificar pontos fracos e fortes nas vendas, faturamento, entre outras visualizações possíveis.
Os próprios painéis vêm evoluindo e hoje a consulta é duas a três vezes mais rápida do que na época em que o grupo começou a usar a plataforma Qlik. O principal valor da inserção do Business Intelligence na Würth do Brasil foi a rapidez e autonomia que tecnologia propiciou para a tomada de decisão de diretores, gerentes e outros executivos, avalia Freitas. Tanto que a divisão latino-americana do grupo já adotou a solução para controlar vendas e recursos humanos em todo o continente.