Grupo Três Corações

No grupo 3corações a Plataforma Qlik possibilita melhor acesso e análise de informações para a área de venda.

Foco no Cliente

No grupo 3corações a Plataforma Qlik possibilita melhor acesso e análise de informações para a área de vendas

Para uma empresa se destacar em um cenário competitivo é necessário estar atenta aos movimentos do mercado, trabalhar com uma cultura forte de relacionamento e respeito ao cliente e tomar decisões precisas a partir de informações disponíveis, com velocidade e qualidade. Para isso, não basta apenas o esforço da equipe de vendas atuando no mercado junto ao cliente, é preciso trabalhar as estratégias empresariais em vários âmbitos.

O Grupo 3corações, detentor de várias marcas de cafés, entre elas, Café Três Corações e Café Santa Clara, é líder do mercado de café torrado e moído e cappuccino no Brasil – atualmente o país que mais produz e exporta, e segundo maior consumidor de café no mundo, de acordo com dados do Ministério de Agricultura. As marcas do grupo, que também trabalha com linhas de achocolatado, refresco, máquinas de café e outros, atendem mais de 70 mil clientes e estão presentes em mais de 320 mil pontos de venda pelo país.

Para que o atendimento comercial seja o mais eficiente possível, a empresa dispõe de uma equipe de analistas de vendas, que avalia os dados relacionados ao comércio diariamente, auxiliando os seus líderes com resultados acumulados abertos por várias visões, tendências e permitindo a tomada de decisões. Essas informações são processadas e as ações repassadas aos vendedores para que tenham mais eficiência na negociação junto aos clientes. É uma cadeia de ações, que começa com a análise dos dados e termina com o desenvolvimento de eficientes estratégias comerciais.

Mas, para essa cadeia funcionar, é fundamental que as informações que servirão de base para essas estratégias sejam ágeis e seguras. Por isso, desde 2010, a 3corações usa os produtos da Plataforma Qlik, que permite montar análises confiáveis provenientes de dados extraídos do ERP-SAP (sistema integrado de gestão empresarial), como pedidos de vendas, vendas realizadas, atendimento de metas, entre outros. O uso do Qlik também possibilita cruzar vários dados das operações de vendas mais rapidamente; e as informações – apresentadas por meio das aplicações construídas – ficam acessíveis para o público interno.

Atualmente, entre outras, a principal área que utiliza a ferramenta é a comercial. São cerca de 100 colaboradores, entre analistas, supervisores e gerentes, que consultam frequentemente a plataforma, o que possibilita a realização de análises mais estratégicas sobre a empresa e a equipe comercial em campo. Com o software, as informações sobre vendas e clientes, por exemplo, são cruzadas de maneira facilitada e ágil, fazendo com que a tomada de decisões no setor seja mais segura e melhor fundamentada.

“O uso da ferramenta na 3corações proporcionou um impulso considerável na obtenção dos nossos resultados, atualizados diariamente; e na capacidade de geração de novas análises por perspectivas antes não consideradas”, salienta Paulo Sérgio, analista de sistemas na empresa. Segundo o gerente de TI da 3corações, Junior Melo, a plataforma é bastante versátil e se destaca por possuir um ambiente de desenvolvimento único, pela lógica associativa em memória, fácil implantação e uma lista de opções gráficas, o que gera inúmeras possibilidades de análises de resultados.