A Belagro Comercial Agrícola, empresa em franco crescimento no agronegócio, enfrentava o desafio comum de transformar controles manuais, já inviáveis, em insights estratégicos. Mesmo com um ERP implementado, a alta gerência necessitava de uma visualização rápida e precisa dos dados…
Ver caso completoGrupo Três Corações
No Grupo Três Corações a Plataforma Qlik possibilita melhor acesso e análise de informações para a área de venda.

No Grupo Três Corações a Plataforma Qlik possibilita melhor acesso e análise de informações para a área de vendas
Para uma empresa se destacar em um cenário competitivo é necessário estar atenta aos movimentos do mercado, trabalhar com uma cultura forte de relacionamento e respeito ao cliente e tomar decisões precisas a partir de informações disponíveis, com velocidade e qualidade. Para isso, não basta apenas o esforço da equipe de vendas atuando no mercado junto ao cliente, é preciso trabalhar as estratégias empresariais em vários âmbitos.
O Grupo Três Corações, detentor de várias marcas de cafés, entre elas, Café Três Corações e Café Santa Clara, é líder do mercado de café torrado e moído e cappuccino no Brasil – atualmente o país que mais produz e exporta, e segundo maior consumidor de café no mundo, de acordo com dados do Ministério de Agricultura. As marcas do grupo, que também trabalha com linhas de achocolatado, refresco, máquinas de café e outros, atendem mais de 70 mil clientes e estão presentes em mais de 320 mil pontos de venda pelo país.
Para que o atendimento comercial seja o mais eficiente possível, a empresa dispõe de uma equipe de analistas de vendas, que avalia os dados relacionados ao comércio diariamente, auxiliando os seus líderes com resultados acumulados abertos por várias visões, tendências e permitindo a tomada de decisões. Essas informações são processadas e as ações repassadas aos vendedores para que tenham mais eficiência na negociação junto aos clientes. É uma cadeia de ações, que começa com a análise dos dados e termina com o desenvolvimento de eficientes estratégias comerciais.
Mas, para essa cadeia funcionar, é fundamental que as informações que servirão de base para essas estratégias sejam ágeis e seguras. Por isso, desde 2010, a 3corações usa os produtos da Plataforma Qlik, que permite montar análises confiáveis provenientes de dados extraídos do ERP-SAP (sistema integrado de gestão empresarial), como pedidos de vendas, vendas realizadas, atendimento de metas, entre outros. O uso do Qlik também possibilita cruzar vários dados das operações de vendas mais rapidamente; e as informações – apresentadas por meio das aplicações construídas – ficam acessíveis para o público interno.
Atualmente, entre outras, a principal área que utiliza a ferramenta é a comercial. São cerca de 100 colaboradores, entre analistas, supervisores e gerentes, que consultam frequentemente a plataforma, o que possibilita a realização de análises mais estratégicas sobre a empresa e a equipe comercial em campo. Com o software, as informações sobre vendas e clientes, por exemplo, são cruzadas de maneira facilitada e ágil, fazendo com que a tomada de decisões no setor seja mais segura e melhor fundamentada.
“O uso da ferramenta na 3corações proporcionou um impulso considerável na obtenção dos nossos resultados, atualizados diariamente; e na capacidade de geração de novas análises por perspectivas antes não consideradas”, salienta Paulo Sérgio, analista de sistemas na empresa. Segundo o gerente de TI da 3corações, Junior Melo, a plataforma é bastante versátil e se destaca por possuir um ambiente de desenvolvimento único, pela lógica associativa em memória, fácil implantação e uma lista de opções gráficas, o que gera inúmeras possibilidades de análises de resultados.
Veja outros casos
Com 86 lojas espalhadas pelo país, a Studio Z se vale de tecnologia para ser competitiva no quarto maior mercado de calçados do mundo.
Ver caso completo
Quer fazer parte
do time Toccato?
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.