A Ferreira Costa adotou a plataforma da Qlik, multinacional de software de visualização de dados.
Ver caso completoGrupo Tigre
Por meio da Plataforma Qlik Grupo Tigre monitora indicadores gerados e auxilia a tomada de decisões operacionais e estratégicas.
Por meio da Plataforma Qlik Grupo Tigre monitora indicadores gerados e auxilia a tomada de decisões operacionais e estratégicas
Ganhos significativos em processos críticos da organização são percebidos no Grupo Tigre desde que foi implantada a Plataforma Qlik. Com o uso da ferramenta, relatórios que antes levavam horas para serem produzidos, por exemplo, hoje são instantaneamente consultados por meio de dashboards especificamente criados para cada indicador. A periodicidade das cargas de dados varia de acordo com a natureza das informações. Assim, no caso das aplicações de vendas e produção, as informações são atualizadas diariamente, enquanto que o acompanhamento dos resultados é feito mensalmente.
Atualmente, os relatórios sobre os negócios do Grupo são disponibilizados em poucos minutos em aplicações específicas para o monitoramento da performance financeira; se fosse necessário construir os arquivos tradicionais, o processo demandaria dias. “Em linhas gerais, a Plataforma Qlik proporcionou ao Grupo Tigre a capacidade de agregar valor aos seus dados, suportando o processo de tomada de decisão em âmbito operacional, tático e estratégico”, enfatiza Rafael Gustavo Melo, Especialista de Planejamento Estratégico II da Tigre. Líder no Brasil na fabricação de tubos e conexões, entre outros produtos para hidráulica e elétrica, o Grupo Tigre é um dos maiores provedores de soluções para o setor de construção civil. Atualmente presente em mais de 40 países, a companhia tem um faturamento anual superior a R$ 3 bilhões e conta com cerca de 8 mil profissionais.
Quando se tem uma abrangência desse porte, gerir os negócios de forma rápida e eficiente é mais do que um diferencial, é uma necessidade. Foi por isso que o Grupo Tigre passou a utilizar as soluções Qlik. Pedro Balista, diretor corporativo de Tecnologia de Informação da Tigre, salienta que a ferramenta proporcionou diversos ganhos na gestão de negócios. A partir de um processo robusto de extração e transformação dos dados dos sistemas foi possível criar uma série de aplicações em um curto período de tempo. Por meio do software, foram avaliadas e monitoradas as principais áreas críticas da empresa, como vendas, financeiro, operações e recursos humanos.
Ambiente de BI eficiente
Para Balista, a Plataforma Qlik se destaca pela flexibilidade na conexão com diversas fontes de dados aliada à capacidade de processamento e transformação dos mesmos. A facilidade desfrutada pelo usuário final no desenvolvimento e na navegação também são pontos positivos, pois possibilitam criar um ambiente de BI eficiente em um curto período de tempo, com segurança e governança dos dados.
A agilidade do sistema também é ressaltada por Melo. “O Qlik permite a construção de análises de alto valor agregado para a organização em um curto período de tempo. A capacidade de conexão com diferentes fontes de dados, entre outros diferenciais competitivos, faz da ferramenta a melhor opção para empresas de pequeno, médio e grande porte”, salienta.
Assim, análises de alto valor agregado, que antes eram inexistentes ou demandavam muito esforço operacional, se tornaram viáveis de maneira rápida e visual. “De forma geral, a ferramenta alavancou significativamente a capacidade da Tigre em extrair valor de seus dados. Conseguimos, de forma simples e rápida, acompanhar os nossos principais indicadores, auxiliando de maneira consistente a tomada de decisões operacionais e estratégicas”, destaca.
O uso da ferramenta é, hoje, parte da rotina de trabalho e fundamental para acompanhar o andamento de inúmeros processos na empresa. Como responsável pelo monitoramento dos indicadores estratégicos da companhia, Melo, por exemplo, utiliza a ferramenta diariamente. “Devido à flexibilidade para se trabalhar com diferentes bases de dados aliada à capacidade analítica da ferramenta, acompanhamos os principais processos críticos da organização, desde a manufatura até a performance de vendas, passando também pelo resultado e indicadores de RH”, explica.
Veja outros casos
A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. implementou o BI da Qlik para a integração de diferentes informações transacionadas
Ver caso completoQuer fazer parte
do time Toccato?
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.