Grupo Boticário

Grupo Boticário abastece diariamente mais de mil pontos de vendas com informações estratégicas geradas pela Plataforma Qlik.

Bom dia com Qlik

Grupo Boticário abastece diariamente mais de mil pontos de vendas com informações estratégicas geradas pela Plataforma Qlik

Diariamente, mais de mil pontos de vendas do grupo Boticário espalhados pelo país recebem um bom dia do Qlik. Eles são usuários do painel “Bom Dia Varejo!”, desenvolvido sobre a plataforma de Business Intelligence da Qlik. Ao acessarem o painel a cada início de dia de trabalho, esses franqueados conhecem, em poucos cliques, os indicadores-chave do negócio. Podem também visualizar as vendas a partir de diversos aspectos, habilitando à franqueadora e aos franqueados identificar pontos de melhoria e oportunidades de alavancagem de vendas. E tudo isso com velocidade, atualizações diárias e provendo comparações entre franqueados, de forma a estimular a troca de boas práticas na rede.

No final de 2014 o grupo Boticário fechou o maior negócio na história da Qlik no Brasil, com a venda de 6 mil licenças. “Aqui não nos vemos como indústria, somos varejistas natos e temos muito orgulho disso”, define Ivan Murias, Diretor de Formatação de Canais e Franchising do grupo. Com essa vocação natural, não é de se estranhar que o dashboard criado para atender aos franqueados seja um dos mais importantes dentro da corporação.

“Nossos parceiros, os franqueados, são empreendedores que gerem os seus negócios em um ambiente fortemente competitivo, no qual a necessidade da informação precisa, ágil e previamente analisada é fundamental”, descreve Murias. Por isso, o painel “Bom Dia Varejo!” foi idealizado para permitir que os franqueados Boticário tenham informações das vendas de seus negócios de forma clara e objetiva. “Vimos na Plataforma Qlik a ferramenta ideal para materializarmos nossas ambições de prover à rede franqueada todo o conjunto de análises de que ela necessita”, avalia o executivo.

Antes de se valer do poder da Plataforma Qlik, as informações eram formatadas manualmente pela franqueadora e enviadas para cada franqueado diariamente. “Este processo consumia muito tempo e estava sujeito a inconsistências. Além de prover somente uma visão estática dos dados, não permitindo que o franqueado pudesse visualizar as informações a partir de diferentes aspectos”, conta Gustavo Schmal, coordenador de Business Intelligence do grupo Boticário.

Segundo ele, a plataforma permitiu ao grupo automatizar a obtenção, processamento e disponibilização de informações, vitais para o sucesso da rede de varejo. Com isso, as áreas de negócio tem como utilizar informações precisas para suportar decisões estratégicas, com maior rapidez e qualidade. “É importante destacar também que a facilidade de utilização do Qlik nos permitiu expandir a utilização de forma fácil, sem que os usuários tenham dificuldades de acessar e interpretar as informações disponibilizadas”, revela Schmal. “Estamos muito satisfeitos com o nosso dashboard e temos plena convicção de que este é apenas o primeiro passo de muitas outras possibilidades que passamos a vislumbrar a partir dele”, destaca Murias.

Criado em 2010, o Grupo O Boticário é detentor das marcas O Boticário, Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box. Essa trajetória empreendedora começou em 1977 com a criação de O Boticário e hoje reúne unidades operacionais e administrativas no Paraná, em São Paulo e na Bahia, cerca de 7 mil colaboradores diretos, além de diversos públicos de relacionamento.