Gran Mestri

A indústria de queijos começou utilizando a plataforma Qlik na área comercial e continua expandindo o uso da ferramenta em outros setores.

Gran Mestri implementa plataforma de BI

A indústria de queijos começou utilizando a plataforma Qlik na área comercial e continua expandindo o uso da ferramenta em outros setores.

A Gran Mestri é uma das maiores indústrias de queijos duros da América Latina. Ela foi fundada por Acari Luiz Menestrina, descendente de italianos, e é uma empresa que fabrica os produtos com muito cuidado, desde a extração da matéria- prima, o leite, até a produção final dos queijos. Atuando a nível nacional, é uma organização ecologicamente sustentável e altamente tecnológica.

Para que os produtos da Gran Mestri sejam reconhecidos pela qualidade que possuem, existe todo um processo entre a equipe, principalmente na área comercial. A empresa necessitava de uma ferramenta ágil para aprimorar o setor comercial, e foi dessa forma que encontraram a plataforma Qlik Sense. A responsável pela implementação do BI foi a H2J, empresa catarinense com expertise em indústria, e integra a rede de parceiros Toccato. Revendedora Qlik com a maior carteira de clientes no Brasil.

A Gran Mestri conheceu a plataforma de BI através do Jefferson Oestreich, CEO da H2J. A demanda inicial pela implementação da ferramenta era otimizar o trabalho na área comercial, gerando mais vantagem competitiva. Com a plataforma Qlik, a empresa consegue enxergar qual é o tipo de produto que dá melhores resultados, qual produto necessita de uma atuação diferente e onde eles estão deixando de aproveitar oportunidades, com análises de informação feitas através do mapa.

O Qlik Sense é uma ferramenta de BI que está sendo implantada em quase todos os setores. O projeto ainda não foi finalizado, mas após verem os resultados que eram possíveis de se obter com a plataforma, a Gran Mestri optou por implementá-la em outros setores, como produção/fábrica (para controle de qualidade do leite), contabilidade, controladoria e financeiro.

De acordo com Jackson Barbosa, Executivo de Vendas da H2J, a implementação do BI aconteceu de forma rápida, em apenas algumas semanas. “Nós definimos um escopo inicial com a Gran Mestri, que foi o comercial. Foi um projeto bem ágil, a implementação e as primeiras entregas foram muito rápidas, em poucas semanas eles já começaram a analisar”, conta.

Daniel Neis, Gerente Financeiro da Gran Mestri, elenca os principais pontos positivos da plataforma Qlik: agilidade, confiabilidade e rentabilidade. “A velocidade é uma das principais características, porque toda informação está ao seu alcance, conseguimos visualizar o que for preciso com alguns cliques. Tem também a questão da confiabilidade da ferramenta, ela é estável, é rápida no sentido de desempenho, tem um rendimento bom, facilidade de uso, é intuitiva, sem dúvidas uma ferramenta muito bem desenvolvida”, ressalta.

Neis explica que os gestores utilizam a ferramenta como apoio nas tomadas de decisão. “Todos os gestores principais têm acessos à ferramenta em suas áreas e conseguem fazer o gerenciamento das suas informações. Hoje, a gestão das principais áreas, comercial e a própria fábrica, contam com os indicadores de desempenho, de ordens, de produção e de estoque. A informação de tudo isso é gerada através do Qlik”, afirma.

Para Leonardo Farah, CEO da Toccato, o uso de uma ferramenta de BI nas indústrias, como a Gran Mestri, é fundamental para melhorar a visibilidade de onde é possível ganhar produtividade. “A plataforma Qlik apoia os gestores a aumentarem sua visão com o uso dos dados. O casamento do uso na área comercial com a área de produção, certamente promoverá uma vantagem competitiva maior, pois são setores completamente relacionados em uma indústria. ”, finaliza o executivo.