O Qlik, adquirido pela Anatel para ser sua plataforma de BI, melhorou de imediato a interação entre as áreas da empresa
Na Anatel, o consumidor tem poder
O Qlik, adquirido pela Anatel para ser sua plataforma de BI, melhorou de imediato a interação entre as áreas da empresa
É uma cena corriqueira: a qualquer hora do dia você pode receber ligação de uma operadora de telefone, internet ou TV a cabo, prometendo solucionar todos os seus problemas, pelo melhor preço. Neste momento, batem aquelas dúvidas: vale a pena contratar o novo serviço ou trocar de operadora? Esta é melhor do que aquela? Isso é conversa de vendedor ou realmente terei as vantagens ofertadas?
Antes de fazer a escolha, não seria bom saber quantas reclamações foram feitas contra aquela empresa? Conhecer o índice de satisfação dos clientes também ajudaria, não é mesmo? E o volume de vezes em que o serviço foi interrompido, não seria interessante descobrir? Sim, a informação é a base para uma tomada de decisão correta.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não deixa o cidadão sozinho nessa decisão. Ela disponibiliza em seu Portal de Painéis (https://www.anatel.gov.br/paineis/) uma série de dados que ajudam o consumidor a conhecer melhor o perfil de cada empresa que atua no setor. Navegando e cruzando informações é possível descobrir, por exemplo, o Índice de Reclamação (IR) de cada operadora, indicadores de desempenho das prestadoras, índices de interrupção dos serviços, pesquisa de satisfação e outras informações. Tudo rápido e simples, à disposição de quem se interessar.
“Para os usuários, a transparência e facilidade de acesso aos dados é empoderamento”, resume Humberto Pontes, Chefe de Assistência Técnica da Anatel. Foi com essa filosofia, de entregar informação clara e eficiente não só a usuários como também a colaborares, que a Agência investiu na inteligência de dados. Hoje, colhe os frutos desta decisão.