Anatel

O Qlik, adquirido pela Anatel para ser sua plataforma de BI, melhorou de imediato a interação entre as áreas da empresa

Na Anatel, o consumidor tem poder

O Qlik, adquirido pela Anatel para ser sua plataforma de BI, melhorou de imediato a interação entre as áreas da empresa

É uma cena corriqueira: a qualquer hora do dia você pode receber ligação de uma operadora de telefone, internet ou TV a cabo, prometendo solucionar todos os seus problemas, pelo melhor preço. Neste momento, batem aquelas dúvidas: vale a pena contratar o novo serviço ou trocar de operadora? Esta é melhor do que aquela? Isso é conversa de vendedor ou realmente terei as vantagens ofertadas?

Antes de fazer a escolha, não seria bom saber quantas reclamações foram feitas contra aquela empresa? Conhecer o índice de satisfação dos clientes também ajudaria, não é mesmo? E o volume de vezes em que o serviço foi interrompido, não seria interessante descobrir? Sim, a informação é a base para uma tomada de decisão correta.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não deixa o cidadão sozinho nessa decisão. Ela disponibiliza em seu Portal de Painéis (https://www.anatel.gov.br/paineis/) uma série de dados que ajudam o consumidor a conhecer melhor o perfil de cada empresa que atua no setor. Navegando e cruzando informações é possível descobrir, por exemplo, o Índice de Reclamação (IR) de cada operadora, indicadores de desempenho das prestadoras, índices de interrupção dos serviços, pesquisa de satisfação e outras informações. Tudo rápido e simples, à disposição de quem se interessar.

“Para os usuários, a transparência e facilidade de acesso aos dados é empoderamento”, resume Humberto Pontes, Chefe de Assistência Técnica da Anatel. Foi com essa filosofia, de entregar informação clara e eficiente não só a usuários como também a colaborares, que a Agência investiu na inteligência de dados. Hoje, colhe os frutos desta decisão.

Self Service

Nei Jobson da Costa Carneiro, Gerente de Informações e Biblioteca da Anatel, conta que, para chegar ao cenário atual, a aposta foi no self service BI. “Era preciso alfabetizar os profissionais da Agência na cultura de dados e lhes proporcionar autonomia no uso direto de uma ferramenta poderosa de BI para fazer suas análises””, descreve o Gerente. A Anatel capacitou mais de 300 servidores, que profundaram o entendimento em seus dados e tornaram-se capazes de gerar suas próprias visualizações.

Os resultados não demoraram a aparecer. O Qlik, adquirido pela Anatel para ser sua plataforma de BI, melhorou de imediato a interação entre as áreas. “Na Anatel há uma cultura do dado corporativo, ou seja, ele não pertence a uma área exclusivamente, é da Agência”, descreve Renato Couto Rampaso, especialista em regulação. O compartilhamento de dados promovido pelo BI permitiu gerar grupos de discussão e alavancar o trabalho conjunto dos servidores, observa o profissional.

“Qlik é nossa interface mais fácil de utilizar frente ao nosso volume de dados, é simples para agregar dados”, define Sérgio Augusto Costa Macedo, especialista em regulação da Agência. Ele conta que, graças à dinâmica gerada pela análise de dados na Anatel, é normal surgirem com frequência insights e painéis inovadores, desenvolvidos por servidores encantados com as possibilidades de visualizações. Se o novo produto interessa diretamente ao consumidor final, ele pode ser facilmente carregado no Portal de Painéis de Dados da Anatel e se tornar mais um instrumento de controle da sociedade sobre as ações da Agência.

O grande beneficiado de todo esse processo é o cidadão, que além da transparência garantida pelo Portal de Painéis, dispõe de serviços mais ágeis e precisos, por conta da inteligência analítica. Processos de multas das operadoras, que são complexos e baseados na quantidade de assinantes, passaram a ser acompanhados com rapidez e assertividade com auxílio da plataforma Qlik. Entre outras capacidades, o BI da Anatel também controla os indicadores de qualidade e permite verificar se as prestadoras cumprem com o estabelecido nas resoluções. Estes são só alguns exemplos de como cidadãos se beneficiam de investimentos corretos feitos com dinheiro público.