A Belagro Comercial Agrícola, empresa em franco crescimento no agronegócio, enfrentava o desafio comum de transformar controles manuais, já inviáveis, em insights estratégicos. Mesmo com um ERP implementado, a alta gerência necessitava de uma visualização rápida e precisa dos dados…
Ver caso completoAnatel
O Qlik, adquirido pela Anatel para ser sua plataforma de BI, melhorou de imediato a interação entre as áreas da empresa.

O Qlik, adquirido pela Anatel para ser sua plataforma de BI, melhorou de imediato a interação entre as áreas da empresa
É uma cena corriqueira: a qualquer hora do dia você pode receber ligação de uma operadora de telefone, internet ou TV a cabo, prometendo solucionar todos os seus problemas, pelo melhor preço. Neste momento, batem aquelas dúvidas: vale a pena contratar o novo serviço ou trocar de operadora? Esta é melhor do que aquela? Isso é conversa de vendedor ou realmente terei as vantagens ofertadas?
Antes de fazer a escolha, não seria bom saber quantas reclamações foram feitas contra aquela empresa? Conhecer o índice de satisfação dos clientes também ajudaria, não é mesmo? E o volume de vezes em que o serviço foi interrompido, não seria interessante descobrir? Sim, a informação é a base para uma tomada de decisão correta.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não deixa o cidadão sozinho nessa decisão. Ela disponibiliza em seu Portal de Painéis (https://www.anatel.gov.br/paineis/) uma série de dados que ajudam o consumidor a conhecer melhor o perfil de cada empresa que atua no setor. Navegando e cruzando informações é possível descobrir, por exemplo, o Índice de Reclamação (IR) de cada operadora, indicadores de desempenho das prestadoras, índices de interrupção dos serviços, pesquisa de satisfação e outras informações. Tudo rápido e simples, à disposição de quem se interessar.
“Para os usuários, a transparência e facilidade de acesso aos dados é empoderamento”, resume Humberto Pontes, Chefe de Assistência Técnica da Anatel. Foi com essa filosofia, de entregar informação clara e eficiente não só a usuários como também a colaborares, que a Agência investiu na inteligência de dados. Hoje, colhe os frutos desta decisão.
Self Service
Nei Jobson da Costa Carneiro, Gerente de Informações e Biblioteca da Anatel, conta que, para chegar ao cenário atual, a aposta foi no self service BI. “Era preciso alfabetizar os profissionais da Agência na cultura de dados e lhes proporcionar autonomia no uso direto de uma ferramenta poderosa de BI para fazer suas análises””, descreve o Gerente. A Anatel capacitou mais de 300 servidores, que profundaram o entendimento em seus dados e tornaram-se capazes de gerar suas próprias visualizações.
Os resultados não demoraram a aparecer. O Qlik, adquirido pela Anatel para ser sua plataforma de BI, melhorou de imediato a interação entre as áreas. “Na Anatel há uma cultura do dado corporativo, ou seja, ele não pertence a uma área exclusivamente, é da Agência”, descreve Renato Couto Rampaso, especialista em regulação. O compartilhamento de dados promovido pelo BI permitiu gerar grupos de discussão e alavancar o trabalho conjunto dos servidores, observa o profissional.
“Qlik é nossa interface mais fácil de utilizar frente ao nosso volume de dados, é simples para agregar dados”, define Sérgio Augusto Costa Macedo, especialista em regulação da Agência. Ele conta que, graças à dinâmica gerada pela análise de dados na Anatel, é normal surgirem com frequência insights e painéis inovadores, desenvolvidos por servidores encantados com as possibilidades de visualizações. Se o novo produto interessa diretamente ao consumidor final, ele pode ser facilmente carregado no Portal de Painéis de Dados da Anatel e se tornar mais um instrumento de controle da sociedade sobre as ações da Agência.
O grande beneficiado de todo esse processo é o cidadão, que além da transparência garantida pelo Portal de Painéis, dispõe de serviços mais ágeis e precisos, por conta da inteligência analítica. Processos de multas das operadoras, que são complexos e baseados na quantidade de assinantes, passaram a ser acompanhados com rapidez e assertividade com auxílio da plataforma Qlik. Entre outras capacidades, o BI da Anatel também controla os indicadores de qualidade e permite verificar se as prestadoras cumprem com o estabelecido nas resoluções. Estes são só alguns exemplos de como cidadãos se beneficiam de investimentos corretos feitos com dinheiro público.
Veja outros casos
Com 86 lojas espalhadas pelo país, a Studio Z se vale de tecnologia para ser competitiva no quarto maior mercado de calçados do mundo.
Ver caso completo
Quer fazer parte
do time Toccato?
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.