AGCO do Brasil

A Plataforma Qlik auxilia no acompanhamento operacional e no suporte às decisões estratégicas da AGCO do Brasil.

Mais Possibilidades de Análise

A Plataforma Qlik auxilia no acompanhamento operacional e no suporte às decisões estratégicas da AGCO do Brasil

Decidida a aumentar oportunidades de negócios, a AGCO do Brasil foi buscar no Business Intelligence novas soluções para impulsionar ainda mais o crescimento da empresa. Com raízes estabelecidas na indústria de equipamentos agrícolas, a multinacional fabrica tratores e implementos, e é dona de algumas das marcas mais representativas do mundo, como a Massey Ferguson, Valtra, Challenger, GSI e Fendt.

Foi para melhor analisar as demandas e, assim, definir estratégias futuras eficientes, que a AGCO passou a utilizar a Plataforma Qlik. No Brasil, as soluções Qlik foram implantadas em 2013, inicialmente nas áreas de marketing e comercial. “Devido ao sucesso da solução, impulsionamos o uso do produto mundialmente. Os dois primeiros projetos mundiais foram implementados pelo time do Brasil e devemos expandir para outras áreas de negócio da AGCO globalmente”, salienta Felipe Soares, diretor de TI da AGCO América do Sul.

Atualmente, na companhia, a plataforma de Business Discovery da Qlik é utilizada tanto no acompanhamento operacional quanto no suporte às decisões estratégicas, nas áreas comercial, de marketing e pós-vendas. “A ferramenta possibilita a análise das correlações das mais diversas variáveis do processo de negócio, permitindo-nos compreender melhor os resultados e planejamento de ações futuras”, enfatiza Soares.

Um dos principais benefícios da Plataforma Qlik, de acordo com o diretor, é em relação à alta performance na manipulação dos dados que ficam armazenados em memória. Além disso, a velocidade de implementação também permite prover soluções para o negócio em curto espaço de tempo. Segundo ele, o software trouxe rapidez para levantamentos que careciam de agilidade e segurança na consistência dos dados.

Outro ponto positivo para Soares é em relação à questão da usabilidade do software para o usuário final. “Uma das fortalezas é o poder gráfico que permite ‘brincar’ com um volume grande de dados de forma muito ágil. Qual usuário não tem o desejo de ter diferentes visões de seus dados de uma maneira praticamente instantânea?”, destaca.