Com faturamento anual de U$22 bilhões, a ABF – Associated British Foods, é a quarta maior produtora de alimentos da Europa
AB Brasil presente na memória afetiva dos brasileiros
A filial brasileira apostou na inteligência de dados como parte da estratégia de crescimento e sustentação dos negócios
Com faturamento anual de U$22 bilhões, a ABF – Associated British Foods, é a quarta maior produtora de alimentos da Europa. Fundada em 1882, emprega 118 mil funcionários em 47 países.
Em 2004, essa gigante do setor alimentício comprou a AB Brasil. Com 900 funcionários e unidades em quatro cidades, o braço verde e amarelo da ABF tem sob seu poder muito mais do que uma fatia do mercado, tem parte da memória afetiva da população. Isso porque detém marcas que integram a história de vida de muitos brasileiros, como Fleischmann e Ovomaltine. Panesse, Mauri, Jordans, Twinings e FleiscEggs completam o catálogo de produtos da multinacional.
A filial brasileira apostou na inteligência de dados como parte da estratégia de crescimento e sustentação dos negócios. O objetivo era gerenciar e centralizar informações únicas a serem consumidas pela empresa. Conseguiu isso e muito mais.
Hoje são vários os processos de negócios na AB Brasil que utilizam informações geradas pela análise de dados. “Tecnologia da informação, comercial, contas a receber e a pagar, tesouraria, contabilidade, planejamento, compras, RH, gerenciamento de projeto, facilities, jurídico, produção e qualidade fabril, e o mais recente a logística”, enumera Eduardo de Francisco, Analista Funcional da corporação.
Segundo ele, a plataforma Qlik de inteligência analítica é suporte para importantes decisões dentro da corporação, como aumento de produção, por exemplo. Com a tecnologia, a empresa também consegue melhores negociações com clientes e faz o rastreamento de pedidos, além de ter mais agilidade no acompanhamento de processos jurídicos e no gerenciamento financeiro de projetos.