AB Brasil

Com faturamento anual de U$22 bilhões, a ABF – Associated British Foods, é a quarta maior produtora de alimentos da Europa

AB Brasil presente na memória afetiva dos brasileiros 

A filial brasileira apostou na inteligência de dados como parte da estratégia de crescimento e sustentação dos negócios

Com faturamento anual de U$22 bilhões, a ABF – Associated British Foods, é a quarta maior produtora de alimentos da Europa. Fundada em 1882, emprega 118 mil funcionários em 47 países.

Em 2004, essa gigante do setor alimentício comprou a AB Brasil. Com 900 funcionários e unidades em quatro cidades, o braço verde e amarelo da ABF tem sob seu poder muito mais do que uma fatia do mercado, tem parte da memória afetiva da população. Isso porque detém marcas que integram a história de vida de muitos brasileiros, como Fleischmann e Ovomaltine. Panesse, Mauri, Jordans, Twinings e FleiscEggs completam o catálogo de produtos da multinacional.

A filial brasileira apostou na inteligência de dados como parte da estratégia de crescimento e sustentação dos negócios. O objetivo era gerenciar e centralizar informações únicas a serem consumidas pela empresa. Conseguiu isso e muito mais.

Hoje são vários os processos de negócios na AB Brasil que utilizam informações geradas pela análise de dados. “Tecnologia da informação, comercial, contas a receber e a pagar, tesouraria, contabilidade, planejamento, compras, RH, gerenciamento de projeto, facilities, jurídico, produção e qualidade fabril, e o mais recente a logística”, enumera Eduardo de Francisco, Analista Funcional da corporação.

Segundo ele, a plataforma Qlik de inteligência analítica é suporte para importantes decisões dentro da corporação, como aumento de produção, por exemplo. Com a tecnologia, a empresa também consegue melhores negociações com clientes e faz o rastreamento de pedidos, além de ter mais agilidade no acompanhamento de processos jurídicos e no gerenciamento financeiro de projetos.

Olhar para frente 

A AB Brasil também de vale do poder da inteligência analítica para olhar para frente, usando informações geradas pela ferramenta para fazer planejamentos para os próximos cinco anos. “Com dados únicos e centralizados, é possível tomar decisões seguras e precisas”, afirma Francisco.

O Analista conta que a importância dos dados para tomada de decisões na AB Brasil levou a empresa a investir em melhor governança, para manter o controle dos acessos, publicações e atualização de dashboards. Mas isso não significa impor limites, e sim entregar os dados governados a quem pode acessá-los.

A estratégia é permitir que qualquer departamento tenha acesso à construção de um painel, aplicando as melhores práticas do mercado no entendimento da necessidade, no processo, na construção e entrega final. A TI atua como apoio, para oferecer treinamento e desenvolvimentos na plataforma Qlik.

“Uma empresa que não entende seus números, é uma empresa indo em contramão da evolução do mercado, você precisa saber a sua história, seu momento atual no mercado para trabalhar de uma forma segura, com objetivo de montar uma estratégia assertiva para enfrentar os desafios do próprio negócio”, avalia Francisco.

A análise de dados permitiu à AB Brasil criar uma única fonte confiável de informações, para crescer com a segurança de quem sabe onde está pisando e para onde está indo. Assim, a empresa segue com a missão de construir memórias saborosas para as futuras gerações de brasileiros.