A Belagro Comercial Agrícola, empresa em franco crescimento no agronegócio, enfrentava o desafio comum de transformar controles manuais, já inviáveis, em insights estratégicos. Mesmo com um ERP implementado, a alta gerência necessitava de uma visualização rápida e precisa dos dados…
Ver caso completoAB Brasil
Com faturamento anual de U$22 bilhões, a ABF – Associated British Foods, é a quarta maior produtora de alimentos da Europa.

A filial brasileira apostou na inteligência de dados como parte da estratégia de crescimento e sustentação dos negócios
Com faturamento anual de U$22 bilhões, a ABF – Associated British Foods, é a quarta maior produtora de alimentos da Europa. Fundada em 1882, emprega 118 mil funcionários em 47 países.
Em 2004, essa gigante do setor alimentício comprou a AB Brasil. Com 900 funcionários e unidades em quatro cidades, o braço verde e amarelo da ABF tem sob seu poder muito mais do que uma fatia do mercado, tem parte da memória afetiva da população. Isso porque detém marcas que integram a história de vida de muitos brasileiros, como Fleischmann e Ovomaltine. Panesse, Mauri, Jordans, Twinings e FleiscEggs completam o catálogo de produtos da multinacional.
A filial brasileira apostou na inteligência de dados como parte da estratégia de crescimento e sustentação dos negócios. O objetivo era gerenciar e centralizar informações únicas a serem consumidas pela empresa. Conseguiu isso e muito mais.
Hoje são vários os processos de negócios na AB Brasil que utilizam informações geradas pela análise de dados. “Tecnologia da informação, comercial, contas a receber e a pagar, tesouraria, contabilidade, planejamento, compras, RH, gerenciamento de projeto, facilities, jurídico, produção e qualidade fabril, e o mais recente a logística”, enumera Eduardo de Francisco, Analista Funcional da corporação.
Segundo ele, a plataforma Qlik de inteligência analítica é suporte para importantes decisões dentro da corporação, como aumento de produção, por exemplo. Com a tecnologia, a empresa também consegue melhores negociações com clientes e faz o rastreamento de pedidos, além de ter mais agilidade no acompanhamento de processos jurídicos e no gerenciamento financeiro de projetos.
Olhar para frente
A AB Brasil também de vale do poder da inteligência analítica para olhar para frente, usando informações geradas pela ferramenta para fazer planejamentos para os próximos cinco anos. “Com dados únicos e centralizados, é possível tomar decisões seguras e precisas”, afirma Francisco.
O Analista conta que a importância dos dados para tomada de decisões na AB Brasil levou a empresa a investir em melhor governança, para manter o controle dos acessos, publicações e atualização de dashboards. Mas isso não significa impor limites, e sim entregar os dados governados a quem pode acessá-los.
A estratégia é permitir que qualquer departamento tenha acesso à construção de um painel, aplicando as melhores práticas do mercado no entendimento da necessidade, no processo, na construção e entrega final. A TI atua como apoio, para oferecer treinamento e desenvolvimentos na plataforma Qlik.
“Uma empresa que não entende seus números, é uma empresa indo em contramão da evolução do mercado, você precisa saber a sua história, seu momento atual no mercado para trabalhar de uma forma segura, com objetivo de montar uma estratégia assertiva para enfrentar os desafios do próprio negócio”, avalia Francisco.
A análise de dados permitiu à AB Brasil criar uma única fonte confiável de informações, para crescer com a segurança de quem sabe onde está pisando e para onde está indo. Assim, a empresa segue com a missão de construir memórias saborosas para as futuras gerações de brasileiros.
Veja outros casos
        Com 86 lojas espalhadas pelo país, a Studio Z se vale de tecnologia para ser competitiva no quarto maior mercado de calçados do mundo.
Ver caso completo
        Quer fazer parte
do time Toccato?
	Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.