Qlik: conheça as ferramentas para a sua empresa
Cada uma das soluções Qlik atende a diferentes necessidades de BI. Por exemplo, Qlik Sense é ideal para análises interativas…
A segmentação de mercado é imprescindível para que as empresas alcancem o público certo, ou seja, aquele que tem interesse no seu produto. Atualmente, as redes sociais têm grande poder de trazer dados valiosos que ajudam a direcionar ações de marketing e o próprio time de vendas de algumas companhias.
Para obter resultados é preciso colher os dados certos e utilizá-los da maneira adequada. Este post vai mostrar quais informações fazem diferença, os benefícios de obtê-las e como conseguir esses dados. Confira!
As redes sociais são plataformas de ampla utilidade às empresas atualmente. Estar presente nesses canais é obter visibilidade e, principalmente, manter-se relevante ao cliente. Por lá também é possível fazer campanhas de marketing e aumentar o alcance ao seu público, mas para isso acontecer é preciso entender quem consome sua marca.
Por meio de canais como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube é possível veicular campanhas das mais variadas. Os links patrocinados são anúncios pagos desenvolvidos para que o alcance seja ainda mais preciso.
Com eles, você trabalha na segmentação de mercado e atinge as pessoas que estão mais propensas a consumir e se engajar com a empresa. Para potencializar esse alcance, as redes sociais oferecem filtros no momento de direcionar anúncios e campanhas. Entre eles estão:
As ações de segmentação de mercado geram dados. A era digital fez com que todo sistema apresente métricas como resultado de suas atividades e esses números são materiais de extremo valor às empresas. Eles ajudam a entender mais sobre a audiência, o que facilita o direcionamento das próximas ações.
Melhores serão as campanhas se as informações obtidas são precisas e detalhadas. Ter esses dados ajuda qualquer empresa a direcionar ações para as pessoas certas, com uma comunicação eficiente e com retorno positivo. Se você sabe quem tem interesse pela sua marca, é para aquelas pessoas que direciona os esforços.
Ações de marketing devem prezar por esforços efetivos. Atualmente, com o amplo fornecimento de dados em diversas plataformas, acertar na segmentação das campanhas ficou mais possível. Uma série de benefícios são obtidos se uma empresa que utiliza esses dados adequadamente. Conheça alguns deles!
O engajamento representa a aceitação e a simpatia que o consumidor tem por determinada empresa. Se você tem informações precisas desse público, automaticamente é capaz de direcionar algo útil a ele.
Em um exemplo, se você sabe onde essas pessoas se concentram, em nenhum momento vai direcionar uma ação de um serviço que não os alcança. Isso seria um desperdício e uma falha de comunicação. Em contrapartida, a riqueza de dados ajuda a oferecer algo totalmente adequado.
O público vai perceber que sua empresa desenvolve algo que o atende de determinada forma e isso não deve se limitar só ao produto e serviço. É preciso abordar temas correlatos, usar o tom certo e se comunicar de maneira clara com aquela audiência.
A questão financeira é sempre importante na gestão estratégica. Ter informações precisas possibilita utilizar o orçamento de marketing com mais cuidado. Os posts impulsionados e links patrocinados têm custos que devem ser otimizados sempre.
Eles são feitos com base em uma segmentação, com alguns desses filtros que já mostramos. Entretanto, isso não garante que as campanhas sejam realmente eficientes. Para isso, é fundamental que todas as informações colhidas tenham veracidade e sejam precisas.
Com esse acesso a dados concretos, cada vez mais as campanhas são direcionadas ao público certo. Como resultado, o orçamento de marketing é aproveitado da maneira certa e isso pode ser visto por meio do ROI de cada ação.
As conversões são de grande importância para as empresas. Ainda que elas não sejam sempre vendas, representam algum avanço na relação entre consumidor e empresa. Contudo, isso só acontece quando o público é atingido da forma certa, com conteúdos que estimulem alguma ação.
Comunicar da forma certa, falar sobre o que é interessante, mostrar boas oportunidades de compra e produtos interessantes são as melhores formas de obter conversões. Elas podem vir em compartilhamentos, curtidas na página, interações e, finalmente, por meio de compras.
Quanto mais dados úteis forem captados e analisados, maiores as chances de oferecer conteúdo que gere conversões. Esse é o caminho para bons resultados utilizando a segmentação de mercado nas redes sociais.
Todas as interações, curtidas, comentários e qualquer outra ação na rede social podem ser contabilizada. Essa é a maneira mais prática e objetiva de ter acesso a dados sobre sua audiência e, posteriormente, direcionar as campanhas para as pessoas certas.
Veja a seguir as melhores formas de obter esses dados!
As principais redes sociais oferecem ferramentas que ajudam a entender e analisar todos esses dados. Elas apontam os números originários de interações, mostrando também o alcance das publicações.
É fundamental ter um controle frequente de todos os resultados que as plataformas mostram. Essas métricas, se analisadas adequadamente, servem como base para insights e, principalmente, direcionamento preciso para as próximas campanhas de marketing.
Os milhares de dados gerados nas atividades diárias de uma empresa também são uma base rica para novas campanhas. Para isso, há softwares especializados em Big Data, ou seja, na captação, gerenciamento e análise de informações em larga escala, facilitando o entendimento do que elas trazem.
Essas ferramentas são capazes de colher dados de diversas fontes e bancos de dados offline e online. Entre essas bases estão os próprios sites das empresas, além das redes sociais. Todo tipo de interação realizada nesse ambiente gera informações que, se colhidas, serão de grande utilidade a longo prazo.
É fundamental contar com um sistema que integre essas fontes de dados e recolha essas informações de maneira objetiva. A capacidade de disponibilizar os dados de maneira organizada e de fácil acesso também é fundamental para quem fizer uso desses resultados.
A segmentação de mercado faz toda diferença no direcionamento de campanhas eficientes nas redes sociais. Agora você já entende mais sobre esse assunto, sabe quais filtros de segmentos são importantes e quais vantagens são colhidas nesse trabalho.
Está precisando de uma ferramenta de coleta e organização de dados? Entre em contato conosco e conheça melhor nossas soluções!
Cada uma das soluções Qlik atende a diferentes necessidades de BI. Por exemplo, Qlik Sense é ideal para análises interativas…
Um dos maiores desafios dos cientistas de dados é lidar com um grande volume de informações, gerado pelas empresas. Neste…
A integração da inteligência artificial nas empresas é facilitada por novas ferramentas, como Qlik Answers e Qlik Talend Cloud. Elas…
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.
Calcule a sua maturidade em dados