A competitividade entre as organizações está cada vez maior, e para conquistar espaço no mercado é preciso que as empresas adotem estratégias diferenciadas. No mercado atual não há mais espaço para amadorismos ou decisões impensadas ou pouco coerentes. É preciso planejar-se estrategicamente. Para isso, uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada é a análise de dados.

Para que a empresa tenha êxito é indispensável que ela saiba aonde quer chegar e quais táticas são mais eficazes para alcançar seus objetivos no menor espaço de tempo possível. É preciso que ela desenvolva um planejamento estratégico.

E esse planejamento, para ser realizado de forma efetiva, reclama que antes sejam identificados e avaliados os principais dados da atividade e de cada um dos segmentos da empresa. A par dessas informações, o gestor saberá a melhor forma de proceder.

A análise de dados é, assim, indispensável para dar subsídio a um planejamento estratégico verdadeiramente completo e eficaz. Mas, afinal, em que consiste a análise de dados, quais são as principais formas de fazê-la e qual a sua relevância para o sucesso do plano empresarial?

Bem, é sobre isso que falaremos neste post. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, é só prosseguir na leitura!

Análise de dados: em que consiste

A análise de dados é um processo de verificação de todas as informações, processos e indicadores relativos a uma determinada área ou assunto. Por meio dela se faz um exame ou um estudo detalhado sobre algo.

Esse procedimento é como uma espécie de conhecimento do terreno, para ter noção de suas características, peculiaridades, demandas, problemas, necessidades etc.

No campo empresarial existe uma infinidade de informações e dados para serem analisados, de modo a dar um embasamento mais seguro e confiável ao planejamento estratégico da organização. Por conta do grande número de dados a serem apurados, para que a análise seja realizada de forma eficiente, deve-se lançar mão do uso de tecnologias adequadas para selecionar, estruturar e apontar conclusões sobre as informações mais relevantes.

Vivemos na era da informação e, por isso, existe uma infinidade de notícias e dados disponíveis, sobre os mais variados assuntos. Contudo, é preciso saber distinguir aqueles cujo grau de relevância seja superior ao demais. Por isso, é fundamental contar com o auxílio da tecnologia para fazer uma análise de dados eficiente.

Essa análise tem a finalidade primordial de identificar as principais regras, tendências e padrões sobre determinado assunto, de modo a auxiliar na tomada de decisões empresariais mais efetivas.

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Quais as formas principais de se analisar os dados empresariais?

A análise de dados pode ser de duas formas principais: quantitativa e qualitativa. Essa variação vai levar em consideração o assunto e o objetivo da análise.

No caso da análise quantitativa, o resultado obtido será numérico, portanto, mais simples. Já no caso da análise qualitativa, as informações obtidas demandam um estudo mais complexo, pois trarão características mais particulares.

Para essa segunda hipótese deverão ser utilizadas categorias, para só depois organizar os dados conforme a sua frequência e porcentagem.

O resultado obtido com a análise de dados pode ser utilizado de diferentes formas. O dinamismo da economia e do mercado impulsionam as organizações a tomarem decisões diariamente. Elas devem decidir sobre novas possibilidades de crescimento de mercado, rentabilidade, lançamento de novos produtos, medidas para se destacar da concorrência e todas as demais decisões para o sucesso do negócio.

Com isso, o conhecimento dos principais dados relativos à atividade desenvolvida vai embasar a adoção de estratégias e a tomada de decisões no negócio.

A análise de dados vai fornecer as bases para a chamada inteligência de mercado, conceito que serve para diagnosticar o cenário mercadológico de determinado segmento, de modo a apontar as principais vantagens, oportunidades e também os desafios do negócio.

A inteligência de mercado permite elaborar um planejamento estratégico mais seguro e desenvolver ações mais consistentes para fortalecer o nome da marca, oferecer um diferencial ao mercado e focar nos pontos fortes da empresa. 

Importância da análise de dados para o planejamento estratégico

Como já foi dito, a atividade empresarial é algo complexo, que não pode ficar à mercê de amadorismos ou condutas pouco assertivas do empreendedor. Para que o negócio vá a frente e tenha êxito, é preciso que haja um planejamento estratégico, com a definição de metas claras, avaliação das potencialidades e também das debilidades da empresa.

A gestão de uma empresa, independentemente de qual seja o seu tamanho ou segmento, deve ser alicerçada sempre sobre critérios racionais, considerando os desafios a serem enfrentados e preparando as medidas adequadas a superá-los.

A análise de dados permite que sejam identificadas as principais demandas e potencialidades do negócio, proporcionando a tomada de decisões mais conscientes e consistentes.

Para tornar mais claro o entendimento do assunto, vamos elencar as principais vantagens da análise de dados para o planejamento estratégico empresarial. Vejamos!

Mais clareza na estipulação das metas

Um planejamento estratégico não pode prescindir da delimitação de metas claras e factíveis para o futuro da empresa. A análise de dados, assim, auxilia no planejamento empresarial à medida que permite ao gestor conhecer as principais nuances do negócio, os números exatos sobre as categorias em análise, a real situação da empresa e do mercado.

Munida dessas informações, a direção poderá estipular metas mais razoáveis e possíveis, fugindo do problema de estabelecer metas incoerentes e terminar desestimulando a equipe de trabalho.

Análise de falhas nos processos

A sistematização das informações empresariais mais relevantes também permite que eventuais erros ou falhas nos procedimentos internos sejam mais rapidamente detectados e corrigidos.

O conhecimento acerca das principais informações do negócio permite que equívocos sejam mais facilmente evitados e não interfiram na solidez e sucesso do planejamento estratégico.

Decisões estratégicas mais acertadas

Fazer uma análise de dados também permitirá que a empresa adote estratégias mais coerentes e sedimentadas nas necessidades mais relevantes do negócio.

Os dados empresariais, quando estruturados de maneira lógica e coerente, facilitam a tomada de decisões mais seguras e fundamentadas. Isso reduz custos operacionais ligados a erros nos processos e evita que a atividade empresarial seja prejudicada por condutas amadoras e irrefletidas.

Empresa, embora seja um termo costumeiramente usado para designar o estabelecimento onde se exerce alguma atividade comercial, na verdade é uma atividade profissional organizada. Assim, deve cercar-se das mais modernas técnicas e instrumentos disponíveis para facilitar a sua administração e sucesso.

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