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Saiba como fazer análises estratégicas no seu negócio

Saiba como fazer análises estratégicas no seu negócio


Hoje, a individualidade no mundo corporativo tem se tornado obsoleta. Isso significa que a abertura de espaço para o trabalho em equipe é uma realidade, que visa o aprimoramento e aumento da produção e qualidade do serviço prestado.

Para que isso seja possível, o desenvolvimento de análises estratégicas tem sido uma ação essencial. A união dos diferentes setores e departamentos de uma empresa é que a transforma em uma organização com tarefas diversas, mas com o mesmo foco.

Todo o time deve trabalhar em prol da busca de informações úteis sobre a concorrência, riscos, necessidades imediatas, entre outros aspectos.

Essa metodologia é conhecida no mercado empresarial como data-driven, sendo usada por profissionais que prezam pela qualidade e segurança dos elementos coletados.

As decisões são tomadas de forma sólida e efetiva. Ao adotar essa medida, a vantagem competitiva da sua empresa é incrementada, adaptando a mudanças mercadológicas de forma mais eficiente e prodigiosa, além de estimular o sistema operacional da organização.

Ao longo do tempo, foi percebido que a melhor maneira de se obter esses dados é por meio do KPIs (Key Performance Indicator) — Indicador-Chave de Performance —, que simplifica e facilita o serviço desses profissionais, ampliando as possibilidades e demandas da companhia.

Gostou de saber disso? Neste post, mostraremos várias dicas que vão ajudar você a fazer uma gestão estratégica personalizada para saber o que precisa ser feito com os indicadores do seu negócio. Vamos conferir?

Transformando a empresa em data-driven

Não podemos pensar que as mudanças são feitas sempre da noite para o dia, até porque existem algumas etapas que a companhia precisa passar para se adaptar bem às modificações que foram feitas.

Nesse sentido, é necessário seguir esses passos para uma boa equalização dos departamentos e harmonia da equipe como um todo:

1. Usar os dados corretos

O volume de informações recebidas, transcorridas e enviadas é crescente a cada instante em que vivemos. Por esse fato, deve-se explorar fontes externas desses dados, como mídias sociais que possuem milhões de bytes, mas de forma desestruturada, ou seja, em conversas, vídeos, webconferências, entre outros meios.

Existem também fluxos em sensores e monitoramentos, como dados geográficos regionais e meteorológicos. Dessa forma, é preciso saber bem onde se pretende chegar.

2. Ter um bom suporte de TI

Como o volume e dimensão dos dados são recebidos em prazos curtos no início, é importante que haja bons profissionais cuidando do setor da Tecnologia da Informação.

Feito isso, será possível identificar e resolver rapidamente os problemas urgentes, além da possibilidade de fazer uma limpeza para sincronizar e conseguir analisar o que está faltando.

3. Capacitar seu time

De nada adianta obter dados precisos sem saber usá-los da forma correta. Uma utilização inadequada pode fazer a produtividade despencar junto com toda a potencialidade das informações obtidas.

Por isso, o ideal é sempre manter a equipe preparada para os imprevistos, deixando-a alinhada para as decisões que serão tomadas e para os objetivos a serem alcançados com aquela ação.

Fazendo um benchmarking de seus concorrentes

Saber mapear os passos da concorrência (o que está vendendo mais e menos, os principais produtos que competem com os seus etc.) é de suma importância para a criação de estratégias de marketing poderosas e diferenciadas.

Não realizar esse procedimento pode custar caro para uma empresa, pois as oportunidades de se destacar podem ser perdidas.

Do termo em inglês “benchmark”, a palavra contextualizada tem o significado de “referência”, que se refere à realização de uma pesquisa meticulosa das ações e tomadas estratégicas das corporações atuantes no mesmo nicho de mercado que o da sua.

Para fazer isso, é necessário utilizar métricas e indicadores confiáveis para garantir bons resultados.

O KPI bom para essa prática é a ação de analisar, no máximo, 3 concorrentes e, geralmente, os líderes de mercado, pois são eles que têm relatórios bem sucedidos e com parâmetros suficientemente convincentes.

Utilizando a nuvem

Esse sistema de tecnologia híbrida combina uma plataforma de serviços com dados emergentes. Isso permite à sua empresa movimentar e disponibilizar para toda a organização as informações necessárias, de forma rápida e precisa.

De fácil instalação e implantação, esse sistema conta com bastante flexibilidade e custo-benefício. Ele também permite testar análises sem ocupar ou utilizar recursos extraordinários, até porque, não é o correto ou indicado para isso.

Implantando o PDCA

Essa metodologia é muito utilizada por grandes mentes empreendedoras. Sendo sucinto e bem completo, o PDCA é bem eficiente no desenvolver de planejamentos estratégicos e gestão de atividades, trazendo qualidade no resultado de qualquer empresa.

A sigla se refere a cada uma das etapas que compõem esse ciclo:

  1. Plan — Planejamento (subdivide-se em: identificar o problema; observá-lo; analisá-lo e criar o plano de ação);

  2. Do — Execução;

  3. Check — Checagem;

  4. Act — Ação (subdivide-se em: padronização; e conclusão).

Para que esse ciclo seja bem organizado, é recomendado que haja pessoas especializadas em práticas negociais, se preocupando em monitorar a realização satisfatória de cada etapa.

Isso acontecerá quando a corporação já tem uma quantidade de informações suficientemente precisa para saber o que deve ser feito.

Adotando a Business Intelligence

Para análises estratégicas mais eficazes e poderosas, essa metodologia é crucial. Esse processo transcorrido acima já é conhecido por boa parte de quem concorre com você, mas muitos ainda não sabem traduzir essas informações em conhecimento útil para aumentar o desempenho e, consequentemente, a produtividade da empresa.

Reconhecendo essa capacidade na sua organização, será possível compreender com muito mais propriedade o mercado em que se pretende inserir-se, potencializando a tomada de decisões. Portanto, adotar a BI no seu negócio é simples, fácil e traz bons resultados.

Por fim, é importante saber que não se deve resumir os assuntos tratados na empresa em e-mails ou planilhas com relatórios longos. Para garantir análises estratégicas eficientes que tragam os resultados planejados, é preciso acompanhar todos os processos em tempo real, seguindo o ritmo exigido pelo mercado.

Gostou de aprender como melhorar o seu negócio com análises estratégicas? Então, continue conosco, entenda mais sobre a influência do BI nas análises estratégicas.

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