Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Saiba como desenvolver uma cultura de dados na sua empresa

Saiba como desenvolver uma cultura de dados na sua empresa


O mercado é um ambiente extremamente competitivo; várias empresas estão lutando para conquistar novos clientes. E, na maioria das vezes, os produtos ou serviços oferecidos pelas companhias são muito similares e não apresentam algum grande diferencial. Para tentar sair na frente, as organizações adotam estratégias para conquistar mais clientes.

Porém, para que essas estratégias sejam bem-sucedidas, é importante ficar atento ao mercado e entender o padrão de consumo dos seus consumidores. Tomar decisões com base em intuições, além de não ser eficiente, pode prejudicar os resultados da empresa. Para estabelecer estratégias mais concretas, as organizações precisam implementar uma cultura orientada por dados.

Neste artigo, vamos explicar o que é a cultura de dados na empresa, qual a sua importância e quais são os passos básicos para desenvolver essa cultura na organização. E, por fim, vamos mostrar quais são os principais benefícios da sua implementação.

O que é a cultura de dados

Durante muitos anos, os executivos tiveram que tomar decisões importantes com base em suas intuições e tino para os negócios. Porém, por mais que essa prática tenha funcionado para muitas empresas, as organizações perceberam que utilizar dados para firmar resoluções traz resultados mais precisos.

Entretanto, muitas companhias coletam dados de forma separada em seus diversos departamentos, o que acaba limitando o acesso às informações e dificultando uma análise ampla do negócio. A cultura de dados na empresa permite que os dados sejam compilados em um só lugar e que todos os departamentos da instituição tenham acesso às informações.

assine newsletter toccato

Qual é a importância da cultura de dados na empresa

Nesse cenário de extrema concorrência, estimular uma cultura de dados pode ser um grande diferencial. Possuir dados consolidados e disponíveis para todos os departamentos possibilita que os colaboradores tomem as melhores decisões.

Com a cultura de dados, a empresa consegue se organizar para extrair rapidamente insights que contribuam para o direcionamento do negócio.

Quais são os principais passos para desenvolver uma cultura de dados

Implementar uma cultura de dados não é uma tarefa difícil, mas é necessário seguir alguns passos básicos para conseguir criar um cenário transformador para os seus negócios.

Crie uma cadeia de fornecimento de dados

É importante que todos os setores da empresa tenham acesso aos mesmos dados. Ter departamentos diferentes acessando dados distintos pode acabar prejudicando o entendimento sobre o mercado, além de causar confusões e acabar atrasando as tomadas de decisões.

Portanto, todas as equipes devem trabalhar com as mesmas versões de documentos. E isso só vai acontecer quando existir uma cadeia de fornecimento de dados unificados e em constante atualização.

Defina os objetivos para a coleta

Defina os modelos de dados que serão geridos, como clientes, leads de prospects e vendas. Essa etapa deve ser realizada com bastante atenção, afinal, ela garantirá as informações que a sua empresa precisará para a análise dos negócios.

O que é um cliente para a sua organização? Qual a definição do seu negócio? Como calcular o custo de aquisição de cliente? Esses são alguns termos que deverão ser definidos e disseminados por toda a empresa. É importante educar seus colaboradores para utilizar uma única fonte de verdade, sempre que seja necessário esclarecer uma métrica.

Desenvolva equipes e promova o conhecimento de dados na empresa

Desenvolva sua equipe e promova o conhecimento dos dados, os seus colaboradores precisam ser instruídos a consultarem os dados antes de qualquer tomada de decisão. Isso vai assegurar que todas as áreas da empresa caminhem na mesma direção e garante a troca de melhores práticas.

Elabore um plano de ação em cima dos dados obtidos

Esse é o momento de olhar para a estrutura e definir a sua capacidade de ação. Sua cultura de dados já foi iniciada, e esse é o momento ideal de testar toda essa transformação. Antes de avaliar algo ou criar um painel é necessário pensar sobre as hipóteses que quer provar.

É importante se perguntar quais decisões a análise informará, pois essas respostas podem lhe mostrar se existe a necessidade de ajustar os dados ou se eles os atenderão.

Depois de seguir esses passos, a organização poderá tirar o melhor proveito da cultura de dados.

Quais os benefícios da cultura de dados na empresa

A quantidade de dados gerados diariamente é enorme, e isso é um indicativo do grande potencial que as empresas têm para extrair informações importantes com base em suas análises. E esse potencial pode ser aproveitado ao máximo.

Confira alguns dos benefícios que a cultura de dados pode oferecer para uma organização.

Identificar os padrões

A análise de dados permite que se identifique um público de forma muito específica, seja a determinação sobre a localização geográfica, idade ou até hábitos de consumo. E esses dados são essenciais para que a organização entregue serviços personalizados e segmentados. Com essas informações, a chance de aumentar as conversões de vendas são maiores.

Estudar a concorrência

Assim como é possível identificar os hábitos dos clientes, a análise das informações de uma empresa que adota a cultura de dados pode apontar os movimentos dos concorrentes e as tendências de mercado.

Adaptar-se melhor às mudanças

A cultura de dados na empresa permite prever às tendências, e, com isso, os executivos podem tomar decisões com o objetivo de minimizar os riscos e responder de forma mais rápida às mudanças de mercado.

Ser ágil é extremamente importante na atual conjuntura, e a prática de coletar e processar dados contribui para que a empresa tenha um tempo de resposta mais curto e, assim, possa se adaptar melhor às transformações do cenário.

Fazer uso de algumas ferramentas auxilia no processo de implantação e consolidação da cultura de dados na empresa. Banco de dados, BI e CRM são algumas das ferramentas utilizadas para otimizar o trabalho dos colaboradores e facilitar o acesso à informação.

Agora você já sabe como funciona a cultura de dados na empresa e entende a sua importância para os negócios. Sabe que, para ser bem-sucedido, é necessário seguir os passos básicos para sua implementação. Além de compreender o quanto a sua organização pode se beneficiar disso.

Aproveite e descubra como tomar decisões corretamente utilizando a cultura data driven!

e-book-planejamento-estrategico-e-bi

Artigos relevantes

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing

Toccato + Google Cloud: nova parceria em Cloud Computing


Temos o prazer de anunciar uma nova dimensão em nossa oferta de serviços: a parceria da Toccato com o Google Cloud…

Leia mais
Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados

Revolucionando o varejo: o papel do BI nos supermercados


Entre prateleiras repletas e corredores movimentados, se esconde um desafio para todo varejo: entender e satisfazer o consumidor moderno, que…

Leia mais
A Toccato mudou: saiba tudo sobre o nosso rebranding

A Toccato mudou: saiba tudo sobre o nosso rebranding


ocê reparou que a Toccato mudou? Nossa marca passou por uma transformação significativa, refletindo nosso compromisso com a inovação e…

Leia mais

Calcule a sua maturidade em dados