Fale com Suporte
voltar
Compartilhar:
Qlik Sense Enterprise no Windows – agosto de 2021 IR para Patch 6

Qlik Sense Enterprise no Windows – agosto de 2021 IR para Patch 6


As notas de versão a seguir abrangem as versões do Qlik Sense lançadas em agosto de 2021. Problemas resolvidos e limitações do Qlik Sense Enterprise on Cloud Services também estão listados.

O suporte a widgets está obsoleto

O suporte a widgets foi preterido e removido na versão de agosto de 2021. Mais informações podem ser encontradas na página da Comunidade e Ajuda do Qlik

Problemas resolvidos

Atualização 6 de agosto de 2021

Chave Título das notas de lançamento Descrição das notas de lançamento
QB-8198 Melhoria do conector Amazon Athena Ao usar o conector do Amazon Athena, a caixa de diálogo Visualização de dados agora usa limites de linha com consultas geradas. Isso melhora os tempos de carregamento.
QB-7722 Comportamento de salvamento automático não confiável após recarregar O Qlik Sense salvará automaticamente as edições no fechamento da sessão e em intervalos regulares.
O salvamento automático pode não ser confiável quando uma sessão de usuário em um aplicativo mudou entre os modos abertos “com dados” versus “sem dados”.
Isso acontecia se um usuário final abrisse um aplicativo sem dados e, em seguida, recarregasse o aplicativo a partir do editor de carregamento de dados, mas também poderia ocorrer como resultado de recarregamentos agendados com representação. O problema pode afetar todos os usuários do aplicativo, mas em um sistema de vários nós, os problemas ocorreriam apenas no nó em que o recarregamento ocorreu.

 

Atualização 5 de agosto de 2021

Chave Título das notas de lançamento Descrição das notas de lançamento
QB-7988 SSPI adicionado para quando WebFileUseWinAPI está desativado O SSPI é adicionado no modo WebFileUseWinAPI=0, tornando possível usar as credenciais atuais do Windows com conectores de arquivo da Web nesse modo.
QB-7987 Correção dos filtros personalizados #myapps e #mytasks Os filtros padrão #Meus aplicativos ou #Minhas tarefas não funcionariam, pois o QMC não dependia da busca de “user.id” do serviço de repositório. A correção garante que sempre busque “user.id”.
QB-7208
QB-7705
O Qlik Sense usou uma versão do log4net com vulnerabilidades conhecidas. O Log4net foi atualizado da versão 2.0.8 para 2.0.12 nos componentes afetados. Ele não foi atualizado para o Qlik Sense Logging Service devido à sua descontinuação contínua.
QB-7169 A tabela dentro de um contêiner às vezes não mostra valores A tabela dentro de um contêiner às vezes não mostra valores.
QB-7167 Filterpane no mashup não mostrou barra de rolagem O uso de painéis de filtro em mashups com um grande número de campos mostrou incorretamente o botão … em vez de rolar.
QB-6992 Perda de alterações no aplicativo depois que o aplicativo foi aberto sem dados e recarregado no editor de carregamento de dados A perda de edições de aplicativos era possível quando uma sessão de usuário em um aplicativo mudava entre os modos abertos “com dados” versus “sem dados”.
Isso acontecia se um usuário final abrisse um aplicativo sem dados e, em seguida, recarregasse o aplicativo do editor de carregamento de dados.
QB-6619 A perda de alterações no aplicativo era possível quando as operações de salvamento automático demoravam O mecanismo salva automaticamente todas as edições do usuário continuamente, mas também quando uma sessão é fechada.
Às vezes, pode haver atrasos na operação de salvamento automático devido à carga geral no software Qlik ou no banco de dados e nos sistemas de arquivos.
Um erro de software possibilitou que um atraso intermitente na operação de salvamento automático no fechamento da sessão afetasse uma sessão recém-aberta para o mesmo usuário no mesmo aplicativo de forma que a sessão recém-aberta nunca fosse salva automaticamente. Essa situação pode ocorrer em uma atualização do navegador da Web ou em qualquer tipo de problema de rede que levou ao rápido fechamento e restabelecimento da conexão de websocket do cliente Qlik Sense para o Engine.
QB-6400 As seleções não são exibidas na barra de seleção Sob uma determinada condição de corrida, o layout do estado de seleção não representava as propriedades de seleção mais recentes. No entanto, a seleção correta foi sempre aplicada.
SHEND-614 Habilite a configuração do tempo limite do servidor para duplicar aplicativos grandes A duplicação de aplicativos grandes no Hub de forma intermitente geraria um “Aplicativo não pôde ser duplicado”. erro e resultar em duas cópias do aplicativo. Isso foi causado por um tempo limite de solicitação do servidor codificado, após o qual a tentativa de repetição foi acionada automaticamente. Isso agora foi corrigido expondo o valor de tempo limite para configuração. Se não for definido, o padrão é 10 minutos (600.000 milissegundos). Configurado via arquivo C:\Program Files\Qlik\Sense\ServiceDispatcher\services.conf:

[globals]
servReqTimeOut=600000
(…)
[broker.parameters]
–server-req-timeout=${servReqTimeOut}
(.. .)
[hub.parameters]
–server-req-timeout=${servReqTimeOut}
(…)

QDCB-1094 qdc-catalog-service conecta-se à porta proxy correta quando a porta proxy é definida qdc-catalog-service se conectará à porta proxy correta quando a porta proxy for definida como uma porta diferente em vez da porta padrão 443.

Atualização 4 de agosto de 2021

Chave Título das notas de lançamento Descrição das notas de lançamento
QB-7474 Melhoria de desempenho para a função ConvertToLocalTime Melhorias significativas de desempenho e estabilidade para a função ConvertToLocalTime.
QB-7366 Menu de exploração não funciona O menu de exploração não estava funcionando em gráficos dentro de um contêiner após a atualização para agosto de 2021.
QB-7336 Correção para a versão tls padrão para nl-app-search A versão padrão do TLS usada nas versões anteriores era 1.1, que podia ser alterada usando um parâmetro. Esta correção define a versão padrão do TLS em nl-app-search para 1.2
QB-6962 Remover itens mestres excluídos do arquivo qvf Itens mestres (dimensão e medida) foram excluídos de um aplicativo e o aplicativo foi publicado e substituído. Quando o aplicativo publicado (arquivo QVF) foi copiado da pasta persistente e importado, o arquivo QVF ainda continha os itens principais que deveriam ser excluídos.
QB-6901 Não é possível fazer seleções rápidas em um filho em um contêiner O objeto container não está em seleções, mas seu objeto filho está. Isso não permitiu fazer todas as seleções múltiplas que são executadas se forem feitas com rapidez suficiente.
QB-6612 As expressões de dimensão podem misturar nomes de campo diferindo apenas por espaços em branco Ao gerar campos dinâmicos para expressão de dimensão, é usada uma forma canonizada da expressão. A canonização poderia remover espaços em branco de expressões inválidas de tal forma que a expressão se tornasse válida devido a uma referência de campo sem aspas (inválida) no formulário canonizado corresponder a um campo não intencional. A canonização agora reconhecerá isso e deixará um espaço em branco canônico.
QB-6471 Mapear imagens de camada de ponto falhando em mashups na rede Este bug corrige um problema em que um GeoMapChart com imagens de camada de ponto falhava ao carregar imagens de camada de ponto quando usado em um mashup em uma rede.
QB-6329 Cor do gráfico de barras Corrija a coloração quando a posição de rolagem do minigráfico começa no final.
QB-6320 Não é possível restaurar um aplicativo com o Qlik Sense May 2021 Se um aplicativo não tiver o número da versão quando for aberto, adicionaremos o número da versão do mecanismo mais recente a ele.
SHEND-663 Versão atualizada do NodeJS Este patch para o Qlik Sense atualiza a versão do NodeJS para solucionar várias vulnerabilidades de segurança anunciadas pelo projeto NodeJS.

 

Atualização 3 de agosto de 2021

Chave Título das notas de lançamento Descrição das notas de lançamento
QB-6958 Os aplicativos agora são apresentados em todos os idiomas suportados. Corrigido um problema em que um aplicativo é apresentado em inglês, mesmo que o dispositivo esteja usando um idioma diferente do inglês compatível.
QB-6615 Corrigir o erro de início/parada do serviço de impressão quando faltam certificados Se os certificados de cliente e servidor Qlik necessários estivessem ausentes, o serviço de impressão travaria ao parar.
Esta versão corrige esses problemas de serviço de início e interrupção quando os certificados estão ausentes.
QB-6297 O objeto DatePicker parou de funcionar após a atualização para abril de 2020 e posterior O indicador de ordem de classificação foi alterado nas props do motor o que fez com que o sortOrder fosse definido incorretamente e assim a seleção não é feita.

 

Atualização 2 de agosto de 2021

Chave Título das notas de lançamento Descrição das notas de lançamento
QB-6518 Versão escalonada de libxml2 para 2.9.12 Versão escalonada da libxml2 para a versão 2.9.12 (contém correções de segurança importantes).
QB-6290 Atualize o ProxySessionID registrado se o proxy for anexado com um novo ID A sessão do mecanismo sempre é registrada com o ProxySessionID inicial, fornecido pelo proxy quando a sessão foi criada. Esse ID pode se tornar irrelevante ou confuso se sucessivas sessões de proxy forem anexadas e desconectadas de sessões de mecanismo de longa duração, por exemplo, por meio de TTL. O mecanismo agora atualiza o ProxySessionID associado se um novo for fornecido na conexão da sessão. A atualização é registrada no log do mecanismo.
QB-5514 Qlik Sense: Alterações e adições de variáveis ​​não são mantidas durante a importação e substituição do aplicativo As variáveis ​​e adições do usuário não foram substituídas quando um aplicativo é importado e substituído.

 

Atualização 1 de agosto de 2021

Chave Título das notas de lançamento Descrição das notas de lançamento
SHEND-567 Melhorias no recurso de pesquisa no Hub Com um grande número de aplicativos no Hub, o desempenho do recurso de pesquisa pode ser significativamente prejudicado. Essa funcionalidade agora foi aprimorada, mas para esta versão ela está desabilitada por padrão. Ele pode ser habilitado adicionando um sinalizador de capacidade correspondente no arquivo C:\Program Files\Qlik\Sense\CapabilityService\capabilities.json, por exemplo:

{“contentHash”:”2ae4a99c9f17ab76e1eeb27bc4211874″,”

originalClassName”:”FeatureToggle”,”flag”:”HUB_OPTIMIZED_SEARCH”,

“habilitado”:true}

O novo algoritmo de pesquisa se baseia nos resultados da solicitação /hublist/myspace avaliados ao acessar o espaço do Hub. Garante uma melhoria significativa no desempenho, desde que a solicitação da API mencionada seja concluída antes da primeira pesquisa. Também é importante observar que não mais de 50 aplicativos são exibidos nos resultados da pesquisa, caso haja mais resultados retornados da consulta.

QB-6559 Impedindo seleções ao atualizar um campo calculado Como as dimensões calculadas não são equivalentes aos campos, as seleções não funcionarão da mesma forma. Ao fazer seleções em um campo, as linhas nunca são removidas, embora esse possa ser o caso de dimensões calculadas. Para garantir que a linha ainda exista antes de selecioná-la, a caixa de listagem agora aguardará até que seja atualizada a partir de seleções anteriores.
Palavra nuvem
QB-6521 Tamanho do gráfico de nuvem de palavras Ignore a renderização do gráfico de nuvem de palavras quando seu tamanho for muito pequeno.
QB-6399 Correção – O bate-papo do Insight Advisor não está funcionando ao ter uma senha do Postgres com caractere especial (?) Corrigido o problema em que o Insight Advisor Chat não funcionava ao ter uma senha do Postgres com um caractere especial (?)
QB-6333 Problema de caixa flexível no Safari Uma solução alternativa para evitar um problema de terceiros.
QB-6048 Definir análise com formato de dinheiro A análise de conjunto em números formatados em dinheiro não deve exigir que a string de comparação seja formatada em dinheiro.
QB-6047 Webfile no modo WinApi alinhado para acesso https Os certificados Https são aceitos de forma semelhante ao modo não-WinAPI, adicionalmente com configurações ini WebFileAllowInsecureCert adicionadas para cobrir casos raros.
QB-5860 Erro de operação cancelada ao usar a conexão de análise de dados do Qlik (SSE) Não levante o código de status GRPC CANCELED como uma condição de erro separada se a solicitação em andamento já estiver cancelada.
QB-5705 Desativando a animação para formatação personalizada Como a animação agrega pouco valor e este é um caso de canto, simplesmente desabilitamos a animação para este caso
QB-5681 As seleções de eixo em um objeto de contêiner não aderem Ao fazer seleções de eixo em um objeto contêiner com condições de exibição falsas, as seleções não são mantidas, pois o layout do objeto é recarregado.
QB-5558 O aplicativo de correção não está sendo exibido corretamente no iPhone Corrigir a altura dos objetos não está aparecendo corretamente no iPhone
QB-5544 Aumentar o tempo limite da solicitação http nl-app-search Para aplicativos com modelos de dados maiores, as chamadas de classificação de preparação de dados podem levar muito tempo para serem concluídas. Aumente o tempo limite de solicitações http nl-app-search para 2 minutos para evitar erros quando chamadas mais longas forem bem-sucedidas.
QB-5436 Manipulação aprimorada de dimensões de atributo vazias em tabelas dinâmicas do Sense Dimensões de atributo vazias de definições de tabela dinâmica do Qlik Sense incorreram em uma penalidade de desempenho considerável ao avaliar a tabela, principalmente
em estados altamente expandidos. O custo é necessário e natural com uma dimensão de atributo presente (não vazia), mas uma dimensão vazia não requer nenhum cálculo.
Sua presença agora é detectada de antemão e eles são tratados por meio de um atalho dedicado sem penalidade perceptível.
As dimensões vazias (definições de dimensão) podem ocorrer por vários motivos, por exemplo, devido a definições de objetos modelados, mas elas foram adicionadas erroneamente por certas versões do cliente Sense.

 

agosto de 2021

Chave Título das notas de lançamento Descrição das notas de lançamento
QB-2346 correção: problema da API de recursos ao renderizar gráficos de sessionApps Houve um problema com mashups usando os recursos Api para criar um sessionApp e tentar renderizar visualizações com base nesse aplicativo. Às vezes, o gráfico não renderizava.
QB-2487 “Ajustar à página” não funciona corretamente ao exportar uma história Correções para que “Ajustar à página” funcione corretamente para gráficos de barras e linhas ao exportar, por exemplo, uma história com planilha incorporada.
QB-2586 Ordem de classificação não salva nos favoritos com layout A propriedade de ordem de classificação em tabelas dinâmicas às vezes não era salva em um marcador com layout de salvamento.
QB-3179 Corrigido atualizando o driver Oracle Atualize o Oracle para 1.4.9.1009 corrigiu o problema
QB-3185 O serviço Qlik Sense Repository não funciona com o TLS 1.2 aplicado no AzurePortal Devido a um problema com a biblioteca Devart Postgres inserida, o serviço de repositório não conseguiu se comunicar quando o TLS 1.2 foi forçado como protocolo mínimo nas configurações de SSL nas instâncias do Postgres hospedadas no Azure. Endereçado usando o driver Devart mais recente na composição do Qlik Sense.
QB-3428 Correção do objeto de mapa Corrigido um bug em que o Map Object não está alinhado com outros equivalentes de gráfico
QB-4039 Dimensionamento de 150% do Windows, fazendo com que o objeto de botão não seja dimensionado/renderizado conforme o esperado Correção para manter o botão dentro dos limites do objeto ao dimensionar a janela
QB-4090 Erros ‘Falha ao atualizar pulsação para o status do serviço de repositório’, mas os valores do banco de dados são atualizados Os logs do System_Repository receberam spam com erros falsos indicando falha ao atualizar o status de pulsação do nó, embora os valores do banco de dados tenham sido definidos corretamente. Esse mecanismo foi aprimorado e não há mais erros registrados.
QB-4220 Caminhos do GetInteract corrigidos Caminhos de GetInteract são corrigidos o que faz com que a depuração de scripts com Must_Include retorne o caminho de lib correto do engine, o que evitará erro na interação com o cliente. Assim, a depuração de tais scripts agora funciona corretamente.
QB-4354 O download de dados leva muito tempo em um aplicativo grande Algumas melhorias são como as alterações do aplicativo são salvas no lado do cliente, o que diminui um pouco o tempo de solicitação de download.
QB-4391 Exportar para PDF – corrija objetos achatados Exportar para PDF – corrigir objetos achatados:
defina a altura para a altura da folha visível
QB-4648 Atualização do Angular.js Upgrade de Angular.js para todos os componentes relevantes.
QB-4678 A operação “DeleteBySelection” falhou’ ao tentar excluir um fluxo Em determinadas circunstâncias, ao ter um aplicativo e sua duplicata publicados no mesmo fluxo, não era possível excluir esse fluxo. Isso agora está corrigido.
QB-4699 Manipulação de erros de limite de memória do hipercubo ao usar Aggr Os erros devidos ao limite de memória atingido ao calcular um hipercubo aninhado são retornados ao cliente para que uma mensagem de erro possa ser exibida ao usuário.
QB-4724 O objeto Multi KPI altera o layout após o recarregamento da página O objeto Multi KPI altera o layout após o recarregamento da página
QB-4727 Adicionar valor FileTime() para arquivado hospedado FileTime sem argumentos é suportado para arquivos hospedados, por exemplo, para arquivos de dados no QCS.
QB-4762 Seletor de data: não mostra a data correta para o intervalo hoje. Devido a fusos horários diferentes, as comparações de data falharam ao verificar o intervalo.
Obs: Com a solução, o Range hoje funciona conforme o esperado.
QB-4770 A navegação do teclado para a seleção do painel de filtro parece quebrada na visualização da planilha incorporada Correção para evitar que painéis de filtro errados sejam abertos com o teclado na visualização da planilha incorporada
QB-4840 O idioma japonês impede o carregamento do cliente Escolher o idioma japonês faz com que o cliente falhe.
QB-4904 Alterar o tamanho da fonte do cabeçalho não é exportado para PDF O tamanho do cabeçalho não foi exportado para PDF/Imagem porque o CSS foi substituído na impressão.
QB-4929 Certificando-se de que o número de pontos de dados é limitado O primeiro carregamento do gráfico buscou muitos dados, mas a quantidade correta ao recarregá-los, por exemplo, alternando a folha para frente e para trás. Agora, ambas as cargas estão limitadas à quantidade correta de dados. Também mostrando a isenção de responsabilidade “Mostrando atualmente um conjunto de dados limitado” para duas dimensões.
QB-4960 Não conseguir exportar dados de visualizações dinâmicas A capacidade de exportar dados de visualizações dinâmicas foi restaurada.
QB-5028 Em extensões de terceiros usando qlik.getGlobal(this) estava travando Em extensões de terceiros usando `qlik.getGlobal(this)` estava travando devido à má referência ao novo modelo RPC – Agora corrigido, tanto `qlik.getGlobal()` quanto `qlik.getGlobal(this)` fazem fallback para o enigma RPC modelo.
QB-5050 Descrição de detalhes não exibida para uma medida mestre com modificador Incluir descrição da medida mestre com modificador em detalhes
QB-5088 Qlik Sense SaaS: marcador padrão com seleção não funcionando quando “Salvar local da planilha” não está ativado Aplicando o marcador padrão ao abrir o aplicativo pela primeira vez
QB-5103 Os pacotes de conectores ODBC são capazes de processar dados binários * Em uma UI de diálogo de seleção, ele exibe “dados binários” em vez de System.byte[] ou dados reais;
* Ao recarregar, carrega dados binários:
– Usando um leitor em massa – até 4 Kb por valor, o formato de dados é hexadecimal, por exemplo 0102AAFFEF
– Usando uma forma padrão de leitura de dados – até 2 Kb por valor, o formato de dados é hexadecimal com traços, por exemplo, 01-02-AA-FF-EF
QB-5120 Evite resultados intermediários causando json inválido da expressão Os resultados intermediários não são retornados para alguma expressão avaliada, o que anteriormente fazia com que alguns gráficos não fossem exibidos.
QB-5128 Correção da interpretação de carregamento de mesclagem de valores nulos A interpretação de valores nulos durante o Merge Load não foi totalmente alinhada com a lógica do processamento regular da instrução Load.
QB-5204 Correção para o problema de desativação da coleta de dados do Insight Advisor Chat Corrigido um problema em que o Insight Advisor Chat pode enviar métricas de uso para servidores Qlik nos casos em que isso foi desativado
QB-5291 Erro “Erro 0x80091007: incompatibilidade de hash para caminho…” ao instalar o .NET Framework 4.8 junto com o instalador do Qlik Sense Ao instalar ou atualizar o Qlik Sense em sistemas operacionais com versões do .NET Framework inferiores a 4.8, uma atualização automática do .NET Framework falharia com “Erro 0x80091007: Incompatibilidade de hash para o caminho: C:\ProgramData\Package Cache\.unverified\NetFx48Full , esperado: 8DD233698D5EB4609B86C2AC917279FE39E0EF4C, real: 7FA401D92A8FE6896854D22C25405BCA118FD1C0” erro. Isso agora está corrigido.
QB-5294 O método de script NoOfRows funciona apenas para a seção atual O método de script NoOfRows funciona apenas para a seção atual. Obter NoOfRows de uma tabela em outra seção não retorna nada.
QB-5299 Qlik Sense May 2021 falha ao instalar\atualizar devido à falta do Microsoft Visual C++ 2015-2019 Redistributable (x64) Ao instalar ou atualizar o Qlik Sense para a versão de maio de 2021 em sistemas operacionais sem o Microsoft Visual C++ 2015-2019 Redistributable (x64), o instalador falharia durante a instalação do PostgreSQL versão 12.5. Isso agora está corrigido.
QB-5347 Encurtamento de conjuntos de softpatch corrigido O algoritmo para encurtar conjuntos de softpatch foi corrigido, afetando, por exemplo, a movimentação de colunas em certas tabelas.
QB-5349 Corrigido o problema com a dica de ferramenta do mapa. Corrigido problema com o mapa formatando incorretamente o valor da dica de ferramenta com decimais.
QB-5362 Não autorizado/acesso negado mostrado no conector de arquivo da web Mecanismo padrão para usar APIs do Windows para realizar chamadas HTTP.

Antes da correção, o Engine era padronizado para usar Curl e OpenSSL, o que causou o problema (causado pela correção de QB-3122).

Configuração padrão para: WebFileUseWinAPI=1

Observação importante: Caso QB-3122 seja o problema que você está enfrentando, adicione WebFileUseWinAPI=1 no arquivo settings.ini para o mecanismo.

QB-5373 Exportação de PDF e imagem de mashup não retornando todas as linhas da tabela direta A exportação para imagem e pdf para a tabela simples não exportou todas as linhas. Isso ocorreu devido à posição de rolagem na página. Agora ajustado para isso.
QB-5404 Chamada de API direta (Engine): Acesso à seção usando grupos lança acesso negado ao usar userId não minúsculo Afeta apenas usuários que fazem chamadas de API diretamente para o Engine (e ignoram o Proxy).
Corrigido erro de maiúsculas em userId e userDirectory ao tentar recuperar grupos para usuário do serviço de Repositório
QB-5442 Correção para o desempenho do consultor de insights em consultas/aplicativos complexos com grande conjunto de dados Otimize o algoritmo de pesquisa NLP para melhorar o desempenho do consultor de insights para consultas e aplicativos complexos com um grande conjunto de dados.
QB-5661 Correção para problema com formatação de número Corrigido o problema com a formatação do número no objeto KPI.
QB-5663 Corrija o caminho de armazenamento persistente no serviço de precedentes Use o caminho de armazenamento personalizado se um tiver sido fornecido pelo usuário no instalador.
SUI-6901 Atualize a dependência “sublinhado” para 1.13.x O módulo exposto do cliente “sublinhado” foi atualizado de 1.5 para a versão 1.13. Este módulo está disponível para extensões e mashups, portanto, esta atualização pode exigir atualizações para eles. As alterações podem ser encontradas em https://underscorejs.org/ .
SHEND-552 Simplificação da configuração de log para serviços de distribuição de aplicativos e implantação híbrida A configuração de registro para ADS e HDS por meio de arquivos appsettings.json dos respectivos locais foi simplificada para o seguinte formato:

“Logging”: {
“LogMinimumLevel”: “Information”,
“FileSizeLimitBytes”: 100000000,
“RetainedFileCountLimit”: 31,
“RollingInterval” : “Day”,
“RollOnFileSizeLimit”: true,
“OneLineException”: true
},
É importante lembrar que quaisquer alterações em todos os arquivos de configuração que residem em C:\Program Files\Qlik\Sense são sempre substituídos pelos valores padrão em um melhoria. Caso você tenha alguma personalização nesses arquivos e os esteja restaurando após uma atualização de uma cópia,

SHEND-509 Melhore o tratamento de conflitos ao atualizar carimbos de data/hora em entidades relacionadas a UDCs. O valor de ModfiedDate na tabela UserDirectorySettings do banco de dados QSR agora está definido como DateTime.Maxvalue para evitar possíveis conflitos.
SHEND-500 Nova opção KeepAlive para o manipulador de notificação do banco de dados do repositório. Devido a instabilidades de rede, o serviço de repositório às vezes pode perder a conexão no manipulador de notificação do banco de dados. O serviço de repositório não sabia que a conexão foi perdida e, portanto, não fez nenhuma tentativa de renová-la. Para evitar que isso aconteça, uma opção KeepAlive foi adicionada para forçar uma verificação de conexão nos intervalos especificados. Isso é controlado por meio de uma chave recém-introduzida no arquivo C:\Program Files\Qlik\Sense\Repository\Repository.exe e, por padrão, definido como 60 segundos:

<add key=”DatabaseChannelReceiverKeepAlive” value=”60″ />

SHEND-495 Atualizações secundárias nas configurações da sessão de conexão para UDC LDAP avançado. A lógica por trás dos dois sinalizadores LDAP avançados a seguir foi ligeiramente aprimorada:

nocertverify – ignora a validação do certificado do servidor
certdebug – nível de depuração nos erros de validação da cadeia de certificados, se houver, para solução de problemas

Problemas e limitações conhecidos

Os seguintes problemas e limitações foram identificados no momento do lançamento. A lista não é abrangente; no entanto, ele lista todos os principais problemas e limitações conhecidos.

Clientes
• Extensões de terceiros atualmente não são suportadas em dispositivos móveis, e o programa Qlik Trusted Extension Developer não credencia extensões para uso em dispositivos móveis. Dependendo das especificações do dispositivo individual, do SO móvel e do tamanho do aplicativo Qlik Sense, os itens gerados usando uma extensão de terceiros podem não ser visualizados corretamente em um dispositivo móvel.
• Ao consumir aplicativos do Qlik Sense usando o navegador Microsoft Edge, o modo de tela sensível ao toque é ativado por padrão, mesmo quando executado em um dispositivo sem toque. Solução alternativa: desative o ‘modo de tela sensível ao toque’ no menu de navegação.
• Ao consumir aplicativos do Qlik Sense usando o navegador Microsoft Edge em dispositivos touch/híbridos, a ação de toque longo não funciona. Essa limitação impede o acesso a funções como o menu de contexto de um objeto, que no modo de toque requer um toque longo. Este é um problema do Microsoft Edge. Solução alternativa: se estiver usando um dispositivo híbrido, desligue o modo de toque e ligue-o novamente.
• Exportar como anônimo não funciona para mashups implantados em um domínio diferente do domínio no qual o Qlik Sense está instalado. A exportação só funciona para Anonymous se o mashup for implantado no mesmo domínio que o Qlik Sense.
• Ao usar a nova sintaxe “Load Extension” no script de carregamento, a conclusão da sintaxe do editor de carregamento de dados não funciona bem após a palavra-chave “Extension” ao tentar gravar a chamada para uma função SSE (função AAI). No entanto, o script é executado corretamente.
• A legenda não mostra os valores de dimensão que estão após o número da linha 3000.
• O Internet Explorer suporta no máximo seis conexões de soquete da web. Solução alternativa: consulte https://msdn.microsoft.com/library/ee330736(v=vs.85).aspx
• Limitações da exportação de uma história para o PowerPoint:
– Os títulos não são redimensionados como HTML, as configurações de fonte ainda não foram exportadas.
– Os efeitos de narrativa não são aplicados.
– Os gráficos exportados podem mostrar barras de rolagem fixas, dependendo da resolução de exportação.
• Abrir o primeiro aplicativo após o login leva mais tempo no Chrome versão 78 ou anterior.
• Não é possível abrir o menu de contexto de uma carta orc em um dispositivo de toque.
• Ao optar por visualizar os dados no menu de contexto em um gráfico dinâmico e fazer uma nova seleção no aplicativo, você precisa atualizar o navegador para que o gráfico seja exibido novamente.

Visualizações dinâmicas
• As visualizações dinâmicas que são excluídas de um aplicativo também são excluídas de todos os outros aplicativos que estavam usando a mesma visualização. Não há solução alternativa para esse problema além de evitar a exclusão de visualizações que já podem estar em uso por um ou mais outros aplicativos por terem feito cópias desses aplicativos.
• Ao criar uma nova visualização dinâmica no painel de ativos, se houver uma ou mais visualizações dinâmicas existentes, o item do menu suspenso não muda automaticamente para mostrar os gráficos da visualização dinâmica recém-criada. O usuário deve clicar no menu suspenso para escolher a visualização recém-criada.
• Os dados de uma exibição dinâmica são atualizados automaticamente (ou seja, consultados novamente na fonte) sempre que um usuário entra em uma planilha contendo gráficos para essa exibição. O mesmo ocorre ao entrar e retornar do painel de seleções globais, bem como ao adicionar um novo gráfico para a mesma visualização. Para evitar o acionamento desse comportamento de atualização automática, os usuários devem evitar realizar essas ações no aplicativo base.
• A exibição de um gráfico dinâmico é limpa e sobreposta com uma mensagem indicando uma condição de violação de restrição de exibição sempre que o usuário altera o estado de seleção do aplicativo base de forma que as restrições da exibição sejam violadas. Os usuários devem evitar alterar o estado de seleção do aplicativo base pelo menos até terminarem de usar os dados em qualquer um dos gráficos de visualização dinâmica.
• A opção de clique com o botão direito do mouse em “Ir para a fonte” em um slide de instantâneo para um gráfico dinâmico não seleciona o gráfico dinâmico real ao alterar a exibição para a planilha do aplicativo base.
• As alterações nas configurações do gráfico feitas nos gráficos de visualização dinâmica usando o menu Exploração são perdidas após a operação de atualização da visualização.
• As visualizações dinâmicas atualmente não suportam a extensão Trellis.

Gerenciando um site do Qlik Sense
• A página Edição de propriedade personalizada do QMC pode lidar atualmente com um número limitado de propriedades personalizadas. Se você deseja editar valores de propriedades personalizadas no QMC, recomendamos manter a quantidade de valores de propriedades personalizadas em um máximo de 500. Se você deseja apenas aplicar valores sem modificá-los, o QMC pode lidar com até 10.000 valores de propriedades personalizadas.
• O Qlik Logging Service lida com interrupções de comunicação com o PostgreSQL tentando novamente três vezes para estabelecer a conexão e exibe um erro se não for bem-sucedida. As interrupções de comunicação com o PostgreSQL podem ocorrer por vários motivos e nem sempre são recuperáveis ​​na janela de tempo limitada de três tentativas.
• Com a arquitetura atual não é possível, usando a regra de segurança no recurso HubSection_*, ocultar o link “Abrir hub” do menu “Navegação” ao acessar o aplicativo como usuário anônimo. Solução alternativa: use o proxy reverso configurado para redirecionar o link “Abrir hub” para um site de destino preferencial
• Ao remover objetos de aplicativo de um aplicativo por meio da interface do QMC, os objetos excluídos não são removidos do arquivo binário desse aplicativo armazenado no sistema de arquivos.
• O utilitário Logging não oferece suporte ao Postgres 12. O utilitário usa consultas que não são compatíveis com o Postgres 12.
• Não é possível ocultar o link “Abrir hub” para usuário anônimo usando a regra de segurança
Com a arquitetura atual não é possível, usando a regra de segurança no recurso HubSection_*, ocultar o link “Abrir hub” do menu “Navegação” ao acessar o aplicativo como usuário anônimo. A solução sugerida é usar o proxy reverso configurado para redirecionar “hub aberto” para um site de destino preferencial.
• Ícone da Cadeia de Tarefas não visível nas soluções alternativas do QMC:
1. Depois que o acionador de evento for criado, classifique ou filtre em qualquer uma das colunas disponíveis na seção Tarefas.
OU
2. Desabilite permanentemente o cache no QMC definindo false para o seguinte sinalizador do arquivo C:\Program Files\Qlik\Sense\CapabilityService\capabilities.json e reiniciando o Qlik Sense Service Dispatcher e o navegador.
{“contentHash”:”2ae4a99c9f17ab76e1eeb27bc4211874″,”originalClassName”:”FeatureToggle”,”flag”:”QmcCacheEnabled”,”enabled”:false}

Qlik Sense Desktop
• A classificação por expressão em uma tabela dinâmica pode não funcionar conforme o esperado.
• O Qlik Sense Desktop pode reproduzir arquivos WebM e Ogg, mas não arquivos MP4 devido a limitações no Chromium.

Conectores
• Conector REST: A opção de paginação do próximo token não funciona quando o token de paginação tem o mesmo valor para cada página.
• Para conectores no ODBC Connectors Package, apenas os tipos de dados listados como suportados na ajuda online foram verificados para funcionar corretamente no editor de visualização e script. No entanto, o ODBC Connector Package não impede o carregamento de outros tipos de dados, portanto, em alguns casos, tipos de dados sem suporte podem ser carregados com o script de carregamento.
• Conector ODBC: Se o nome de usuário no sistema Microsoft Windows que executa o Qlik Sense Desktop contiver letras que não sejam caracteres alfanuméricos em inglês, os conectores de banco de dados no ODBC Connector Package não funcionarão corretamente. Solução alternativa: altere a localidade do sistema Windows para corresponder ao conjunto de caracteres que contém os caracteres usados ​​no nome de usuário. Por exemplo, se a localidade do sistema no sistema que executa o Qlik Sense Desktop estiver definida como inglês e um nome de usuário contiver caracteres suecos, a configuração de localidade do sistema deverá ser alterada para sueco para que o conector ODBC funcione corretamente.
• O Qlik Salesforce Connector não oferece suporte à fragmentação de PK em objetos de compartilhamento. A fragmentação de PK é suportada apenas em objetos pai.
• O conector Apache Phoenix não oferece suporte a caracteres não latinos em metadados. O Connector pode retornar dados corrompidos ou resultados de consulta imprevisíveis se executar uma consulta com caracteres não latinos em metadados: nomes de tabelas, nomes de colunas, aliases etc.

Implementações na nuvem e Multi-Cloud
• Ao fazer download de uma tabela dinâmica em ambientes de nuvem (Qlik Sense Enterprise on Cloud Services e Qlik Sense Enterprise on Kubernetes), as linhas expandidas não são incluídas, mas permanecem recolhidas.

Notas de requisitos do sistema

Consulte a ajuda online para obter informações sobre os requisitos do Qlik Sense:
Requisitos do sistema para o Qlik Sense

Notas de atualização

Atualize do Patch 4 de agosto de 2021 ou anterior para o Patch 5 de agosto de 2021 ou posterior

Consulte o documento anexo para obter instruções de atualização manual.

Transferências

Atualização 6 de agosto de 2021

Patch do servidor:   https://da3hntz84uekx.cloudfront.net/QlikSense/14.28/6/_MSI/Qlik_Sense_update.exe 

Área de trabalho:   https://da3hntz84uekx.cloudfront.net/QlikSenseDesktop/14.28/6/_MSI/Qlik_Sense_Desktop_setup.exe 

 

agosto de 2021 RI

Servidor:  https://da3hntz84uekx.cloudfront.net/QlikSense/14.28/0/_MSI/Qlik_Sense_setup.exe 

Área de trabalho:  https://da3hntz84uekx.cloudfront.net/QlikSenseDesktop/14.28/0/_MSI/Qlik_Sense_Desktop_setup.exe   

 

Fonte: : https://community.qlik.com/t5/Release-Notes/Qlik-Sense-Enterprise-on-Windows-August-2021-IR-to-Patch-6/ta-p/1835974

Artigos relevantes

5 dicas para você realizar uma boa otimização do banco de dados

5 dicas para você realizar uma boa otimização do banco de dados


A criação de relatórios de pesquisa pode ser a ajuda certa se você busca uma gestão assertiva em sua organização.…

Leia mais
Você já utiliza a análise exploratória de dados? Confira exemplos e dicas para melhorar!

Você já utiliza a análise exploratória de dados? Confira exemplos e dicas para melhorar!


Você já utiliza a análise exploratória de dados? Confira exemplos e dicas para melhorar!    Texto:   A análise exploratória…

Leia mais
Conheça os Defeitos Resolvidos – Qlik Sense – Maio 2022

Conheça os Defeitos Resolvidos – Qlik Sense – Maio 2022


Defeitos Resolvidos Maio de 2022 Chave Título Descrição QB-5766 Qlik Cloud: A planilha com visualização dinâmica é “publicada” ao tentar…

Leia mais