O mercado mostra-se cada vez mais concorrido e especializado. Nesse contexto, é fundamental garantir que sua empresa apresente os melhores resultados possíveis. Uma das melhores e mais eficientes maneiras de conquistar isso é aumentar a produtividade dos funcionários.

Afinal, melhorar a produtividade não significa apenas produzir mais, mas, principalmente, produzir melhor. Trata-se justamente de introduzir estratégias para que sua equipe consiga oferecer resultados mais atraentes em menos tempo e, assim, levar a empresa mais longe.

Quer ficar por dentro do assunto e conhecer as melhores formas de aumentar a produtividade dos seus funcionários? Então não perca mais tempo: continue a leitura e mãos à obra!

Preze pela organização do escritório

Pode parecer algo básico e até mesmo bobo, mas não menospreze a importância da boa organização para a produtividade dos funcionários. Para que a equipe possa trabalhar sem obstáculos, o ambiente de trabalho deve manter-se bem organizado.

Afinal, imagine se cada documento necessário demandar uma busca de dez minutos para ser encontrado? Ou se, no meio da produção, o funcionário perceber que o material de que ele precisa não está onde deveria? Situações como essas geram perdas de tempo completamente desnecessárias, além de estresse e desconforto para o funcionário.

Portanto, incentive sua equipe a manter o ambiente de trabalho sempre organizado e sem bagunça, com tudo guardado em seu devido lugar e sem itens desnecessários ao redor. Dessa maneira, você terá a base necessária para implementar estratégias mais avançadas para o aumento da produtividade.

Forneça materiais e equipamentos de qualidade

Muitas vezes, buscando economizar, adiamos a substituição de equipamentos ou a compra de novos materiais. Entretanto, isso pode fazer com que os funcionários dependam de materiais lentos, ineficientes ou pouco práticos para seu dia a dia profissional. Com isso, uma tentativa de economia tem o efeito contrário.

Os computadores são um exemplo perfeito disso. Se sua equipe precisa deles constantemente durante o expediente — e provavelmente precisa! —, o acesso a equipamentos obsoletos causará uma grande lentidão na produção.

Por isso, verifique constantemente se os equipamentos e materiais do escritório são de qualidade e se estão atualizados. Para tanto, é interessante ficar atento aos comentários da própria equipe sobre o assunto, afinal, é ela quem usa os itens todos os dias.

Valorize o feedback

O bom e velho feedback é uma ferramental excelente para guiar os funcionários rumo aos resultados que você deseja para a empresa. Seja positivo ou negativo, o importante é que ele seja dado com atenção e empatia.

O feedback positivo é uma forma de mostrar ao funcionário que você o valoriza e que reconhece o bom trabalho que ele vem fazendo. Isso vai motivar o colaborador em questão e toda a equipe a continuarem nesse caminho.

O feedback negativo, por sua vez, deve ser dado individualmente. Aqui, não adianta apenas falar que os resultados não estão conforme o esperado: é preciso também orientar o funcionário em direção ao que ele pode fazer para contornar a situação e melhorar.

Capacite seus funcionários

Há algum ponto específico no qual a maioria da equipe parece demonstrar falhas? Ou alguma nova demanda da equipe que precisa ser melhor compreendida antes de aplicá-la no dia a dia da empresa? Para essas e outras situações, os treinamentos e capacitações são fundamentais.

Além de capacitar mais sua equipe, os treinamentos também demonstram que você a valoriza e que reconhece seu potencial. Além disso, eles podem ser uma excelente oportunidade para descobrir novos talentos e habilidades dentro da equipe e, assim, colocar o funcionário em questão em uma posição em que ele possa explorar mais seu potencial.

Incentive a qualidade de vida

Hoje, mais do que nunca, os trabalhadores buscam qualidade de vida profissional. Afinal, dedicamos anos de estudo para chegar lá, e passamos grande parte do dia no trabalho.

Portanto, é muito importante que você invista em programas que incentivem a qualidade de vida dentro e fora da empresa. Campanhas de saúde e alimentação saudável são interessantes, assim como a oportunidade de a equipe formar laços de amizade, que aprimoram a harmonia e a dinâmica de trabalho.

Pessoas mais felizes e satisfeitas trabalham mais e melhor, pois se sentem parte da empresa e respeitados por ela. Ao reconhecer seus funcionários como seres humanos com objetivos e necessidades próprios, você contribui ativamente para sua produtividade.

Invista na comunicação interna

Os funcionários precisam se sentir ouvidos pela gestão. Além disso, as sugestões, reclamações e elogios da equipe são ótimas formas de descobrir novos rumos para a empresa e mudanças que podem ser muito benéficas para o negócio.

Outra vantagem de uma boa comunicação interna é que as equipes trabalharão muito melhor ao lado umas das outras. Assim, os funcionários terão uma melhor ideia de como a empresa funciona como um todo e, consequentemente, de seu próprio papel ali dentro. Isso desenvolve a motivação, ingrediente fundamental da produtividade.

Ofereça premiações e reconhecimentos a quem se destaca

Oferecer benefícios concretos a quem apresenta resultados excepcionais é um incentivo para o homenageado continuar se dedicando com afinco. Além disso, seus colegas se sentirão inspirados para seguir o exemplo e, quem sabe, chegarem ao mesmo lugar.

Esse reconhecimento oficial por parte da empresa também cria uma competitividade saudável entre a equipe, que terá uma forte motivação para apresentar os melhores resultados, ou seja, aumentar sua produtividade.

Estabeleça metas individuais e coletivas

Para se mostrarem mais produtivos e dedicados ao negócio, os funcionários precisam entender a estratégia da empresa e qual é seu papel dentro dela. Nesse sentido, as metas representam os objetivos esperados por você, ou seja, o patamar que a empresa — e, portanto, seus funcionários — deve e quer alcançar.

Entretanto, é fundamental que as metas não sejam impossíveis. Uma equipe que jamais chega perto dos resultados, mesmo com toda a dedicação e eficiência, será simplesmente desmotivada, algo extremamente perigoso quando o objetivo é aumentar a produtividade. Portanto, estabeleça metas realistas, que representem os desejos da empresa e que também estejam ao alcance de seus funcionários.

Com essas estratégias, você conseguirá aumentar a produtividade dos funcionários e conquistar cada vez mais sucesso para seu negócio! Gostou de conhecer nossas dicas sobre como aumentar a produtividade dos funcionários na sua empresa? Acha que elas também podem ajudar seus amigos e colegas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!