BigQuery: seu Data Warehouse para impulsionar a inovação
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Inteligência artificial: a sua empresa está preparada para nivelar esse conhecimento a seu favor e se destacar? Até pouco tempo atrás, essa tecnologia era assunto de filme de ficção, de Minority Report a Robocop. Hoje, milhares de organizações ao redor do mundo já utilizam o recurso para facilitar processos, otimizar a análise de dados e tomar decisões.
No artigo de hoje vamos entender o que é inteligência artificial, como ela funciona, que benefícios traz para as empresas e por que você precisa estar atento para essa tendência. Pronto para aprender? Então, vamos lá!
A inteligência artificial é capacidade de um sistema para interpretar corretamente dados externos, aprender a partir desses dados e utilizar essas aprendizagens para atingir objetivos e tarefas específicos, multiplicando a capacidade racional do ser humano de resolver problemas.
Os recursos de inteligência artificial não são apenas ferramentas de automação. São sistemas complexos, capazes de processar informação de maneira similar ao cérebro humano — com menores taxas de erro, maiores índices de produtividade e menor custo.
Diferentemente dos filmes que citamos na introdução deste artigo, a inteligência artificial que vemos ser aplicada pelas empresas é algorítmica e se baseia em reconhecer padrões na maneira como o cérebro identifica informação, lê ou ouve palavras e interage com máquinas e software.
A capacidade de reproduzir essas habilidades é o que faz uma inteligência artificial competitiva. Ainda há um longo caminho pela frente, mas hoje softwares como o Watson da IBM já são empregados em setores complexos, como a saúde, para ajudar médicos a navegarem por grandes conjuntos de dados e acertarem no diagnóstico de pacientes.
O USPTO, responsável por conceder patentes nos Estados Unidos, e que é utilizado como indicador de tendências em tecnologia, não poderia nos oferecer resultados mais claros: das 9100 patentes submetidas ao órgão em 2018, apenas pela empresa IBM, 1600 eram de projetos de inteligência artificial.
Mas, por que a inteligência artificial virou um tema tão popular em tão pouco tempo? Além do encantamento que a tecnologia provoca, ela traz uma série de benefícios. Confira os principais.
De fato, um dos interesses do mercado nessa tecnologia está na redução de danos.
Pense, por exemplo, nos carros autônomos — sobre os quais falaremos um pouco melhor em outro tópico. Ou nos robôs que são enviados para outros planetas para analisar a composição do solo e atmosfera de ambientes inóspitos para o ser humano.
Inteligência artificial só existe pela alta disponibilidade de dados. Os softwares de AI processam informações muito mais rapidamente do que os seres humanos, em volumes maiores e sem interrupção. Por isso, eles geram insights valiosos para os negócios e aceleram o processo de tomada de decisão.
Agora que você entende bem o conceito de inteligência artificial, é hora de ver como outras empresas ao redor do mundo estão nivelando esse conhecimento a seu favor. Confira algumas das formas como essa tecnologia vem sendo aplicada.
Alguns setores saem na frente quando o assunto é inteligência artificial por um motivo simples: eles funcionaram como estudo de caso para empresas que hoje fazem parte do nosso dia a dia. Esse é o caso de áreas como a logística e o transporte.
Empresas como o Uber e a Lyft utilizam a AI para conectar motoristas e usuários e planejam, no futuro, fazer ainda mais com essa tecnologia. Por isso, já testam carros autônomos que podem ser completamente operados por inteligência artificial, reduzindo as chances de acidentes e trazendo mais conforto para motorista e passageiros.
Com a epidemia de coronavírus muitas empresas se viram obrigadas a mandar os funcionários para casa — e escolas fizeram o mesmo com seus alunos e professores. Recursos como a inteligência artificial são uma alternativa para ajudar a minimizar o impacto das transições.
O recurso é utilizado em treinamentos corporativos e combinado com análises faciais para avaliar as respostas e emoções de alunos, ajudando o professor a adaptar o material para que o aprendizado não seja prejudicado pela distância.
A manufatura também se beneficia dos recursos de inteligência artificial. Robôs com essa tecnologia são utilizados em fábricas para empilhar e organizar itens, e seus sensores de análise preditiva garantem que os equipamentos estarão sempre funcionando da maneira correta e aprendendo com as tarefas que executam para torná-las ainda mais eficientes no futuro.
Outro campo que se beneficia bastante da inteligência artificial é a mídia online, principalmente jornais e canais de comunicação que operam tendo como seus principais canais websites. Empresas como a Bloomberg, por exemplo, utilizam o recurso para analisar e obter os principais pontos de relatórios financeiros complexos — conhecimento que gera a maior parte da receita da organização.
Organizações de grande alcance na mídia norte-americana, como a Associated Press, também apostam na inteligência artificial como diferencial competitivo. A instituição utiliza um software chamado Automated Insights para obter os insights de relatórios complexos utilizando o processamento da linguagem natural a seu favor.
Veículos autônomos, monitoramento da condição de saúde de pacientes, aprendizado remoto e outras tarefas complexas que precisam de inteligência humana para serem processadas finalmente ganharam a chance de serem automatizadas com o seu advento. Se a sua empresa ainda não foi impactada pelo recurso, é questão de tempo até que isso aconteça.
Por isso, fique atento às tendências do setor, se informe e busque oportunidades de incluir recursos de inteligência artificial, simples ou complexos, nos processos da sua organização. Eles serão fundamentais para garantir um futuro próspero para as empresas, quer elas sejam criadoras de tecnologia ou apenas usuárias.
E você, concorda que o futuro está na AI? Participe do debate e deixe seu comentário!
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