DaaS: guia para simplificar o acesso a dados
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O KPI de e-commerce, ou key performance indicator, nada mais é do que, em uma tradução livre, o indicador-chave de performance. Na prática, consiste em um dado que é mensurado e acompanhado e que confirma se determinada ação está obtendo o resultado desejado. É vital para o bom andamento da empresa, já que fornece informações extremamente relevantes para qualquer tomada de decisão em números ou percentuais.
Os KPIs importantes para um tipo de negócio podem não ser para outro. Por isso, é necessário definir os indicadores-chave de performance corretos para obter dados que façam diferença e cuja análise seja de fato determinante para o futuro da empresa. Todo KPI é uma métrica definida a partir de um objetivo específico.
Você não sabe como avaliar o desempenho do seu negócio? Listamos abaixo alguns indicadores importantes que vão ajudar você a acompanhar e mensurar o crescimento do seu e-commerce. Confira quais são eles agora mesmo!
Acompanhar o tráfego do site é essencial. O KPI mostra o percentual de visitas que a loja virtual recebeu em determinado período, então mensurar o tráfego ajuda a entender se o site está atraindo um número ideal de visitas, se está abaixo ou acima, possibilitando uma tomada de decisões estratégica, embasada e inteligente.
Não basta criar uma loja interessante, oferecer produtos diferenciados, caprichar no design e na segurança do e-commerce. Também é preciso atrair visitantes — e mensurar o tráfego é o primeiro passo para saber onde você está errando, onde está acertando e definir o que fazer para aumentar o acesso ao site.
Para medir o indicador de performance de tráfego, é preciso acessar uma ferramenta chamada Google Analytics. Ela oferece um dado chamado “Sessões”, que mostra quantas vezes a página foi aberta por um usuário. É possível fazer comparações, selecionar períodos específicos e, assim, medir o tráfego obtido durante uma campanha ou no lançamento de determinado produto, por exemplo.
Medir os canais de aquisição também é primordial. Esse KPI indica de onde a loja está adquirindo clientes, ou seja, como os visitantes chegam ao site. A métrica também é medida pelo Google Analytics e oferece um panorama geral essencial para a avaliação da estratégia de marketing. Conhecendo a fonte o seu tráfego, é possível fazer ações inteligentes, como anúncios patrocinados.
Se seu público vem prioritariamente das redes sociais, é nelas que você deve concentrar esforços. Se são adquiridos organicamente, você precisa investir fortemente em Marketing de Conteúdo. Já se são provenientes de anúncios no Google, fortaleça as campanhas na ferramenta Adwords.
Além de indicar quais canais estão oferecendo bom retorno, o KPI também mostra quais apresentam desempenho abaixo do esperado. Cabe a você definir se tais canais devem ter mais investimento ou se o caminho é mesmo fortalecer os que já estão dando bom retorno.
O fato é que tais informações valem ouro e precisam ser consideradas na tomada de decisões para assegurar a rentabilidade do negócio.
A taxa de conversão é um dos principais KPIs de e-commerce. Ela consiste na média das vendas concluídas em determinado período. Para conhecer essa métrica, basta definir um espaço de tempo e dividir o número de vendas pelo número de sessões no site. Para calcular a taxa de conversão, é preciso conhecer antecipadamente o tráfego, ou seja, esse KPI está condicionado à métrica que fornece o total de visitas na página.
Para obter sucesso no e-commerce é importante acompanhá-la em toda as etapas da jornada de compras do cliente, verificando o progresso dos visitantes e leads até a tomada de decisão. Assim, é possível identificar gargalos e oportunidades que estão sendo desperdiçadas para então definir ações de marketing ou melhorias.
Por meio da realização de testes A/B, inserção de propostas de valor e gatilhos mentais ou até mesmo adotando uma linguagem simples, a taxa de conversão é otimizada e resulta no aumento da receita.
O abandono de carrinho é um KPI extremamente importante para e-commerces. Ele indica quantas pessoas entraram em seu site, escolheram produtos, sinalizaram interesse de compra, mas, na hora de fechar o negócio, desistiram.
Tal métrica auxilia na compreensão do funil de vendas, explicitando possíveis falhas que precisam ser corrigidas para garantir o aumento das conversões.
Diversos fatores podem causar o abandono de carrinho, como problema no carregamento da página, falhas na interface, evento negativo na experiência de compra etc. Entretanto, é possível, por meio de estratégias de remarketing, dialogar diretamente com o consumidor e tentar trazê-lo de volta para a página.
O valor do ticket médio é um KPI que também diz muito sobre o comportamento do consumidor na loja virtual. Quanto maior ele for, maior é o valor que os clientes estão gastando nas compras dos seus produtos. Para chegar a tal métrica, é preciso conhecer de antemão o total faturado e o número de pedidos — depois, é só fazer a matemática.
Ticket médio = Total das vendas / Número de clientes que geraram o volume de compras
Com base no cálculo do ticket médio, é possível visualizar estratégias que promovam o aumento das vendas, como ampliação do mix de produtos, oferecimento de descontos ou créditos em uma próxima compra etc.
ROI significa retorno sobre investimento e também é uma métrica que diz muito sobre a saúde do seu negócio. Ela revela quanto de dinheiro foi gerado ou perdido com base no valor total investido, ou seja, consiste no resultado da seguinte conta:
ROI = [ (Receita – Custo) ] / Custo) x 100
Essa fórmula te retorna uma porcentagem. Se for positiva, significa que seu negócio teve x% de lucro. Se for negativa, significa que você está enfrentando uma situação de x% de prejuízo. É importante ficar atento a esse KPI para entender se chegou a hora de fazer mudanças nas suas estratégias de negócio.
O CAC é o KPI que indica quanto de fato cada cliente custou ao negócio. É necessário conhecer o quanto você gasta por consumidor para identificar se está perdendo dinheiro ou mesmo quais ações precisa tomar para reverter o jogo, caso seja necessário.
A matemática é simples: basta apenas dividir o valor total dos investimentos feitos para a aquisição de clientes pelo número real de consumidores conquistados. A métrica fornece dados importantes que podem ser usados para a redução do CAC, ou seja, redução dos custos sem implicar na redução dos consumidores, mantendo a loja cada vez mais rentável e saudável.
Conforme mostramos ao longo do artigo, avaliar e mensurar os KPI de e-commerce é vital para o sucesso da loja virtual. Existem inúmeras métricas que podem ser acompanhadas e todas fornecem informações cruciais para o bom gerenciamento do negócio. Conhecer os indicadores-chave de performance e considerar os dados fornecidos não somente é estratégico como ainda representa um enorme diferencial competitivo nesse mercado tão agressivo que é o do comércio na internet.
Agora que você já sabe como avaliar o desempenho do seu negócio de e-commerce, que tal descobrir como tomar decisões de maneira acertada na sua empresa com base em 7 ferramentas incríveis? Explicamos tudo aqui!
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