Na gestão empresarial, a informação relevante é fundamental para melhorar as possibilidades de vantagem competitiva diante da concorrência. No entanto, chegar a essa resposta essencial não é tão simples. Por isso explicaremos o objetivo do ROI em BI.

Também conhecido como Taxa de Lucro, Retorno ou Taxa de Retorno (Rate of Return), o ROI te ajuda a aplicar o capital da empresa de forma correta. O melhor disso é que o cálculo não chega a ser nenhum bicho de sete cabeças. Logo, a fórmula em si não é tão complicada.

Em linhas gerais, o ROI ou Retorno sobre Investimento pode ser compreendido como um indicador de desempenho, que mostra se determinado investimento gerou ou não resultados tangíveis para o negócio.

A partir dessa métrica é possível descobrir o quanto de dinheiro foi gasto em treinamentos, campanhas de mídias pagas e ferramentas, por exemplo. Ou seja, permite a você analisar e otimizar aquilo que vale a pena.

E isso, associado ao BI (Business Intelligence), pode trazer inúmeros benefícios, porque a função desse conceito consiste em, exatamente, dar suporte à gestão de negócios, com base na coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados.

A partir disso, o gestor, bem como a equipe, conseguem acompanhar as tendências de mercado, além de outras informações inerentes para sucesso da organização. 

Para que você tenha uma ideia, cada vez mais empresas se dão conta da importância da inteligência de negócios na hora de vencer a concorrência, melhorar a produtividade, reduzir os custos, aumentar a receita e, consequentemente, potencializar a expansão dos negócios.

Não é à toa que esse é um dos mercados que mais crescem. De acordo com a Gartner, empresa de consultoria especializada em softwares de inteligência, o faturamento do setor de BI e Analytics deve ultrapassar a casa de US$ 20 bilhões em 2020. Isso só reforça o fato de que as organizações não querem perder tempo.

Também é válido acrescentar que o processo de implantação de BI gera alguns desafios para o gestor e a empresa como um todo. Por isso, o ROI é tão importante, porque ele te ajuda a entender a viabilidade de uma estrutura como essa.

Neste artigo ajudaremos você a compreender isso melhor. Afinal de contas, estamos falando de um conceito de inteligência de negócios que tira a sua empresa do escuro.

No entanto, como ele também está associado a ferramentas tecnológicas, é necessário manter os pés nos chão, principalmente relacionado a sua introdução, porque ela envolve uma série de fatores — da interferência nos custos à cultura organizacional. Quer ficar por dentro de outros detalhes? Então, continue a leitura!

O que significa ROI em BI?

Já adiantamos que o ROI é fundamental antes mesmo do processo de implantação de BI, porque a partir do cálculo é possível saber o orçamento necessário para a introdução do projeto. Além disso, você consegue avaliar o retorno do investimento, bem como o tempo que ele precisa para se pagar.

Isso significa que o gestor terá a chance de avaliar a viabilidade da implantação. Sabemos que o BI, quando usado da maneira correta, gera inúmeros benefícios para a empresa. Porém, não é algo simples de executar. E é exatamente aí que entra o indicador para mostrar a direção.

O ROI em BI ajuda você a fazer uma melhor composição da receita e dos custos, por isso é fundamental discutir o assunto com especialistas, pois eles estão aptos a instruir, acerca dos ganhos e gastos, em cada etapa da implementação do conceito automatizado.

Qual a importância do ROI?

Com certeza, as estratégias que geram valor tendem a ser as mais interessantes. Sobre isso não há hesitação, certo? Nesse sentido, o ROI ajuda o gestor a avaliar ou reavaliar o posicionamento das táticas, já que o método é utilizado para responder perguntas bem específicas:

  • como saber se o investimento dará certo ou não?
  • como detectar as maiores fontes de lucro?
  • qual é o custo inicial disso?
  • qual é o custo de implantação?
  • qual é o custo de customização do software?

Já se viu em situação semelhante, em que há mais dúvidas que soluções? A sua empresa já perdeu oportunidades valiosas por não decidir adequadamente? Então, este é o momento de virar o jogo.

Nesse sentido, o indicador é fundamental na organização orçamentária, pois além de apontar o investimento apropriado, ele também promove melhorias significativas, no que tange à realidade financeira organizacional.

No fim das contas, isso gera economia não só de dinheiro, mas também de tempo. E como dizem por aí: “time is money” ou tempo é dinheiro.

Com o cálculo, você tem a chance de direcionar o foco para as melhores alternativas, sobretudo, aquelas as quais o ROI se mostra mais positivo. Ou seja, a resposta é rápida e prática: quando o valor é negativo, o negócio não se sustenta e vice-versa.

Em relação ao BI, sabemos que esse é um campo vasto, com uma gama de ferramentas e conteúdos direcionados. São tantas as opções que, na maior parte das vezes, o gestor nem sabe por onde começar.  

Por isso, mais uma vez, o acompanhamento do retorno é essencial, pois só assim é possível obter um feedback mais consistente, acerca de determinada ação.

A importância dessa métrica reside exatamente aí, em fornecer a direção mais apropriada. E com a informação correta, a organização consegue ampliar os passos na corrida pela vantagem competitiva. Até porque, o valor positivo no ROI demonstra o aumento da receita, mas também revela a gestão eficiente no controle dos gastos.

Quais as vantagens de gerar e analisar o ROI?

Com a avaliação do retorno, a empresa tem a oportunidade de ajustar o foco. Saber exatamente o que deve ser feito ajuda e muito o gestor a tomar as decisões apropriadas, sobretudo, quando a competitividade mercadológica se mostra ainda mais acirrada.

É importante dizer que a aplicação de soluções como essa deixa os processos mais fáceis e rápidos. As vantagens de se utilizar o ROI em BI são muitas, mas nos destacaremos algumas das mais importantes:

Auxilia nas projeções

Quando você tem nas mãos a resposta sobre o retorno do investimento, fica mais fácil decidir. Pois, os dados baseados em fatos dão mais segurança e o ROI deixa isso muito claro. 

Entender como determinadas ações geram impactos no futuro tornou-se uma medida essencial para as empresas sobreviverem no mercado.

Vale destacar que o quadro da economia brasileira não é dos mais favoráveis, logo, a prevenção passou a ser uma questão de permanência.

Com os cálculos, baseados no orçamento corporativo, o gestor consegue, por exemplo, fazer a leitura desse cenário tão delicado. E com isso, tem a oportunidade de analisar se a implantação de BI supre ou não as necessidades e expectativas do momento.

Prioriza o investimento mais rentável

Normalmente, os recursos direcionados ao crescimento de uma empresa são limitados. Ou seja, é praticamente impossível realizar todas ações de melhorias simultaneamente. É exatamente aí que entra a aplicabilidade dos cálculos de retorno, pois eles mostram precisamente qual investimento deve ser priorizado.

Nesse caso, a gestão financeira tem a oportunidade de estabelecer prioridades e, consequentemente, isso contribui no desenvolvimento das atividades empresariais.

Fortalece a cultura de resultados

Os valores, os hábitos e as crenças de uma companhia fomentam a cultura organizacional. Logo, a empresa que preza por resultados deve orientar a sua equipe sobre a importância de atingi-los. E, nesse ponto o ROI desempenha um papel fundamental.

Parece exagero dizer tal coisa, mas esse indicativo é capaz de produzir efeito na formação da cultura da organização. Como ele, os colaboradores são levados a pensar nos resultados da empresa e não apenas em suas realizações pessoais.

Além do mais, isso corrobora para decisões mais imparciais e ainda faz com que os envolvidos exercitem o olhar analítico na hora de planejar e executar as tarefas. Ou seja, desenvolve o senso de gestão, fazendo com que cada um meça e avalie o próprio desempenho, a partir dos resultados.

Ajuda no planejamento estratégico

Depois de estabelecer o investimento e analisar os resultados, a tarefa de planejar os próximos passos se torna mais fácil, sobretudo, quando isso tem a ver com a expansão dos negócios, uma vez que as ações deixam de ser aleatórias e se tornam estratégicas.

Otimiza o lucro

O gestor tem a oportunidade de aplicar dinheiro naquilo que realmente gera resultados. Ou seja, ele passa a eliminar o que é ineficaz e, consequentemente, contribui para o aumento da lucratividade e a redução dos custos.

Auxilia na tomada de decisão

A falta de informação relevante prejudica os resultados, mas o ROI ajuda a ampliar a visão do gestor e faz com que ele tenha nas mãos a melhor decisão, sempre. Dessa forma, as respostas subjetivas são descartadas.

Melhora o desempenho de vendas e marketing

Em uma empresa, as atividades de venda e marketing são fundamentais. Elas andam juntas e dependem de dados estatísticos reais para darem certo.

Só que em determinadas situações, o problema está na execução das ações. Nesse ponto, os cálculos de retorno ajudam o gestor a corrigir o erro. Com isso, a equipe consegue ter os subsídios necessários para evoluir e a empresa amplia a sua vantagem diante da concorrência.

Aumenta a produtividade

Que tal promover um ambiente tranquilo, em que a comunicação é eficiente? Com o ROI isso é possível. A partir desse indicador, você fica por dentro do desempenho da equipe e tem a chance de ajustar as estratégias, segundo o progresso de cada time.

Isso, de certa forma, promove o senso de controle, reduz a pressão, potencializa a comunicação e abre espaço para o ambiente corporativo mais saudável, com pessoas comprometidas por resultados.

Produz resultados duradouros

Qual é a vantagem de crescer muito em determinado momento e, simplesmente, parar de evoluir em outro? Não faz muito sentido. Por isso, manter o controle e a regularidade das ações, dia após dia, tende a ser mais interessante para a saúde financeira da empresa.

Isso reforça a ideia de que o acompanhamento do retorno sobre o investimento é um processo regular. Logo, as operações não devem ser deixadas de lado, mas precisam ser analisadas continuamente.

Como calcular o ROI?

Para a aplicação dessa metodologia você vai precisar de informações sobre o ganho obtido e investimento inicial. Colocando isso em uma fórmula matemática, a estrutura fica assim:

ROI = Ganho – Investimento inicial / Investimento inicial

O que vem a ser o custo?

Ele deve ser compreendido como sendo todas os gastos necessários para a efetivação do investimento, isso inclui despesas fixas ou não.

O que é a receita?

É todo o capital arrecadado com as vendas. Por exemplo, se você quiser calcular o retorno sobre investimento de ações de marketing na internet, contabilize apenas as vendas geradas a partir desse tipo de investida.

Vamos supor que durante 12 meses o custo com marketing digital foi R$ 50.000. Nesse período, as ações geraram cerca de 200 vendas, cada uma com valor médio de R$ 500.

Dessa forma, custo de investimento ficou assim: 200×500=100.000. Na fórmula, o cálculo ficaria da seguinte maneira:

ROI= 100.000 – 50.000/50.000

ROI= 50.000/50.000

ROI= 1

No objetivo de obter informação sobre o percentual gerado, algumas empresas costumam multiplicar esse resultado por 100. Então, se você quiser saber isso em porcentagem é só fazer o mesmo. Nesse caso, teríamos 100%.

Isso quer dizer que a empresa obteve R$ 1 real de lucro para cada centavo investido em ações de marketing digital.

Apesar de existirem outras variáveis a serem analisadas, teoricamente, quando o ROI é maior que zero você ganha dinheiro. Por exemplo, se o indicativo for de 8% ao mês, é válido destacar que o investimento cumpriu o seu papel.

Porém, se ele é de 8% ao ano, infelizmente, isso significa prejuízo para os negócios. Agora, se ele for menor que zero, certamente, a resposta é uma só: você perdeu tempo e dinheiro nessa aplicação.

Aqui, utilizamos o cálculo para avaliar o aumento das vendas. Mas trazendo isso para o ROI em BI, você precisa utilizar algumas variáveis como parâmetro para chegar a um resultado verdadeiro. Portanto, é importante levar em consideração:

  • custo de implantação: conhecimento dos consultores e tempo empregado pela equipe interna;

  • custo inicial do software: gasto com maquinário (hardware) e aquisição de software;

  • treinamento: envolve gasto com técnicos e usuários. Isso inclui deslocamento, alimentação, hospedagem;

  • customização: por se tratar de algo que pode encarecer, sobremaneira, o projeto, não deve ficar de fora do cálculo;

  • manutenção: depois de cumpridas as etapas de implantação, há um custo com as constantes atualizações de BI.

Viu como a implantação de um conceito de inteligência de negócios gera alguns desafios para a empresa? Percebeu como ROI é importante nesse momento de decisão? Então, com essas e outras variáveis você consegue encontrar um denominador comum.

O intuito aqui não é desanimar você, pois as ferramentas utilizadas no Business Intelligence agregam em qualquer atividade, das pequenas às grandes empresas. Ou seja, se a gestão trabalhar a qualidade dos dados como deve ser, os negócios avançam.

De fato, esse é um conceito de inteligência indispensável para ficar por dentro das tendências e acompanhar melhor as direções do mercado. Sobre isso não há dúvidas. O nosso objetivo é fazer com que você encare esse processo com os pés no chão, com as chances reais de avaliar as possibilidades.

Sabemos que automatização dos processos é um fenômeno que cresce no mundo todo, porque a gestão eficiente dos dados, sobretudo quando o excesso de informação é real, se torna imprescindível para a sustentabilidade da empresa. No entanto, os desafios são inerentes e precisam ser considerados.

A aprovação de um projeto como esse deve apontar vantagens para a empresa, de forma calculada e comprovada. Dessa maneira, antes da implementação, o gestor tem a chance de efetuar alguns ajustes em relação à pesquisa de gastos e controle de relatórios, a fim de melhorar os ganhos e reduzir os custos.

Dominar os dados é a forma mais apropriada de atingir desempenhos satisfatórios. Infelizmente, apenas 40% das empresas investem nesse tipo de gestão. Por outro lado, elas também são as únicas as colherem os benefícios dessa organização.

É importante dizer que os resultados do ROI, bem como os do BI, só atenderão as reais necessidades do negócio, se a qualidade dos dados cooperarem. Isso quer dizer que é importante investir nisso para desenvolver um planejamento estratégico consistente e eficiente.

Quais são as limitações do ROI?

Embora esse seja um artifício valioso para os negócios, ele não é de todo perfeito, pois apresenta alguns entraves que você precisa ficar atento. Um deles, certamente, tem a ver com o fato de ele não levar em conta a duração do investimento.

Como explicamos, quando o retorno é de 8% ao mês, isso é maravilhoso. Mas, se esse mesmo percentual corresponder a 12 meses, então, há um risco iminente. Isso quer dizer que as variações de inflação, bem com a sazonalidade, por exemplo, não são levadas em conta.

Outra coisa que pode deixar o método vulnerável é manipulação dos dados. Por isso sempre vamos bater na tecla das informações reais e de qualidade, pois sem isso de nada adianta tanto envolvimento.

Como usar a métrica da forma correta?

Falar sobre as vantagens proporcionadas pelo ROI é muito fácil, porque os cálculos geram informações valiosas para a empresa. No entanto, o gestor deve se ater a alguns pormenores:

Informe a equipe

Não esconda informação, porque não é possível vencer esse jogo sozinho. Se você quiser contar com a cooperação e o envolvimento de todos, então, compartilhe os objetivos. Afinal de contas, estamos falando de transformação na cultura organizacional.

Observe o mercado

Porque uma parte das empresas estão investindo em BI? O que há por trás disso tudo? Certamente, a busca por tendências está entre os motivos. Por isso é tão importante prestar atenção nos concorrentes e potenciais clientes.

Tenha paciência

Que o ROI em BI faz todo sentido para o sucesso corporativo não dúvidas, porém, as coisas não acontecem do dia para noite. É necessário que o empenho pelo monitoramento e pela avaliação sejam frequentes. Pois a comparação do progresso, mês a mês, por exemplo, é fundamental para definir os rumos das estratégias.

Tente se adaptar

Ninguém nasce sabendo. No entanto, busque compreender a efetividade dos cálculos de retorno para o seu negócio, principalmente, no projeto de implantação de BI. Porque a capacidade de compreender e reagir prontamente às mudanças fazem a diferença.

Valorize as métricas reais

As métricas de vaidade pouco ajudam na hora de desenvolver planos estratégicos. Por isso, utilize dados relevantes, capazes de contribuir com a saúde financeira da organização. 

Como usar o ROI na tomada de decisão?

O BI gera inúmeros benefícios como aumento da produtividade, melhora na análise de performance, proporciona um marketing mais assertivo, promove planejamentos inteligentes, potencializa as decisões estratégicas, fideliza mais clientes, aumenta a lucratividade. Enfim, as vantagens são muitas.

Apesar disso, o ROI é indispensável, pois ele auxilia o gestor no que tange à aplicação dos recursos.

Nos dias atuais, a informação relevante passou a ser o foco de qualquer atividade, porque ela reduz os retrabalhos e gastos.

E a função desse indicativo é a de dar os subsídios necessários para a melhor tomada de decisão em relação à implantação de BI. Ou seja, a transparência contribui para decisões mais seguras. Afinal de contas, o cálculo ajuda você a identificar o problema e ainda te dá a chance de analisar o cenário.

Nesse caso, você tem sempre nas mãos a chance de fazer melhor, não fica preso em um único planejamento, mas tem a possibilidade de criar outros caminhos para então chegar ao objetivo de fato.

Isso torna o indicador crucial durante as avaliações de impacto de um investimento, seja ele de curto, médio ou longo prazo.

E é exatamente isso que torna o processo de tomada de decisão mais preciso e eficiente, já que o método consiste no levantamento de fatores que, de certa forma, são impactados por determinado investimento.

O ROI em BI é fundamental para garantir a viabilidade de um projeto tão importante e ao mesmo tempo desafiador. Por isso, todos os detalhes devem ser levados em consideração, a fim de que as respostas sejam transparentes e corretas possíveis.

Este artigo ajudou você a compreender melhor a importância do ROI em projetos de BI? Quer ficar por dentro de outros conteúdos relevantes? Assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.