Eficiência operacional em alta no setor supermercadista com Qlik
Com o objetivo de atingir maiores patamares de eficiência operacional, a tecnologia precisa ser encarada como uma aliada. Ferramentas avançadas…
A transformação digital trouxe consigo um olhar ainda mais profundo para a gestão de dados, estes que atualmente são um dos ativos mais importantes de uma organização.
Isso porque nos dias atuais as empresas passaram a basear a tomada de decisões estratégicas com base nessas informações valiosas, que auxiliam na produtividade e na criação de produtos e serviços mais atraentes.
Quer saber o que é a gestão de dados, qual a sua importância e como fazê-la de maneira assertiva? Acompanhe a leitura deste artigo.
Quando falamos do contexto atual, a gestão de dados é uma abordagem que tem por objetivo garantir a organização, consistência, segurança e utilização da maneira correta dos dados coletados e armazenados.
Isso quer dizer que é uma estratégia que se utiliza da adoção de ferramentas e procedimentos que possam colher insights valiosos, projetando e construindo soluções mais assertivas e ao público-alvo correto.
Ou seja, a gestão de dados possui uma série de necessidades para garantir segurança e o correto direcionamento das informações, que incluem:
Diante dos desafios que abrangem essa conceituação, para implementá-la de forma estratégica e com assertividade, é preciso estabelecer algumas medidas, como:
Para que você consiga fazer uma boa gestão de dados, o primeiro passo é saber como funciona o fluxo de informações dentro da sua organização.
Ou seja, é preciso entender quais são os dados sensíveis e estratégicos, quais são as suas fontes de informação, onde eles são armazenados, processados e acessados.
Devido ao volume cada vez maior de informações geradas atualmente, é necessário adotar soluções de tecnologia que comportem uma grande quantidade de dados, que tende a ser cada vez maior.
Inclusive, este é um item essencial para empresas que querem se manter competitivas nesse novo contexto do mercado.
É claro que dentro da gestão de dados não poderia faltar este item, que é hoje um item obrigatório principalmente para a adequação, à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Adotar soluções e processos eficazes é imprescindível para garantir a integridade das informações e do tratamento delas, visto que muitos dados são consideráveis sensíveis e, o seu vazamento, pode gerar inúmeros prejuízos à empresa e às pessoas.
Diante dessa grande responsabilidade, é preciso pensar em alguns itens essenciais, como:
Ao implementar uma gestão de dados eficiente na sua empresa, é possível então ter acesso a inúmeros benefícios que vão desde a eliminação de gargalos até a identificação de oportunidades de negócio.
Além disso, é possível otimizar o trabalho da gestão e dos colaboradores, que passam a desenvolver processos que geram mais valor ao negócio e também soluções inovadoras.
Outro ponto é que as decisões passam a ser muito mais estratégicas, pois são orientadas pelos dados e insights gerados pelas análises deles, o que traz mais organização e padronização dos processos.
Ou seja, com a gestão de dados mais assertiva, é possível visualizar de forma simples e organizada um grande volume e formatos de dados, que passam a orientar os fluxos de trabalho e o desenvolvimento de produtos de forma integrada.
Outro ponto da gestão de dados assertiva é sobre a experiência do cliente, que atualmente é uma questão muito importante quando falamos do contexto de transformação digital.
Isso porque o comportamento dos consumidores têm mudado constantemente, o que requer soluções pensadas especificamente para as suas necessidades, além de garantir inovação e melhoria contínua.
Com a gestão de dados eficiente, é possível antecipar diversas questões desde o desenvolvimento de produtos, como a utilização de bancos de dados para entender a oferta e demanda, hábitos e comportamento de determinado público.
Tudo isso, além de garantir estratégias mais assertivas, garante também um planejamento muito melhor a respeito da experiência do cliente, oferecendo um bom atendimento e produtos altamente personalizados.
Dentro do contexto da gestão de dados, algumas ferramentas e tecnologias mais utilizadas são o Cloud Computing, Analytics, Inteligência Artificial e Internet das Coisas.
Isso porque sistemas tradicionais como Enterprise Resource Planning (ERP) e Customer Relationship Management (CRM) passaram a dar lugar para essas outras tecnologias de definição de estratégias e geração de insights.
Uma delas, por exemplo, é o Master Data Management (MDM), capaz de melhorar o ciclo de vida dos produtos, reduzir o custo e aumentar a velocidade de lançamentos, tudo por conta de uma inteligência orientada por dados.
Por fim, o Big Data é uma ferramenta essencial para armazenar e processar esse volume todo de informações, o que requer capacidade de tratá-los garantindo a sua integridade e segurança.
Ao melhorar a sua gestão de dados, é possível eliminar uma série de ineficiências que geram gastos e gargalos na produção, que consequentemente impactam no tempo e qualidade dos produtos e serviços.
Sendo assim, melhorar essas estratégias é também desenvolver processos que geram um novo nível de negócio, além de estarem totalmente alinhadas à inovação.
Quer saber como a Toccato pode ajudar a sua empresa a potencializar os resultados do negócio? Clique aqui e saiba mais.
Com o objetivo de atingir maiores patamares de eficiência operacional, a tecnologia precisa ser encarada como uma aliada. Ferramentas avançadas…
Cada uma das soluções Qlik atende a diferentes necessidades de BI. Por exemplo, Qlik Sense é ideal para análises interativas…
A análise preditiva é uma técnica poderosa que utiliza dados para prever tendências e antecipar problemas. No setor varejista, isso…
Veja vagas abertas para nossos times, ou nos envie seu currículo pelo banco de talentos.
Calcule a sua maturidade em dados